Whatsapp icon Whatsapp

Salvador

A cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil. Na atualidade, é a maior cidade em população do Nordeste brasileiro e um dos principais centros culturais do país.
Bandeira de Salvador
Bandeira de Salvador

Salvador é a capital e maior cidade da Bahia. O município foi fundado em 1549 como sendo a primeira capital do Brasil. A sua história está vinculada à chegada dos portugueses na costa brasileira, mais especificamente na região da Baía de Todos os Santos, considerada estrategicamente propicia para a instalação de uma capital. Após diversos eventos históricos, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro e, mais recentemente, para Brasília. Porém, Salvador continua como um dos principais centros urbanos do Brasil.

 A cidade é uma das mais populosas e economicamente desenvolvidas do país, com destaque para o setor terciário da economia local, notadamente marcado pelo turismo. Conta também com uma boa oferta de infraestrutura de transportes e comunicações, mas possui uma elevada desigualdade de renda entre a sua população.  

 O município de Salvador é governado pela lógica dos Três Poderes e é considerado o centro da cultura afro-brasileira no Brasil. O território soteropolitano é marcado pelas belas paisagens geográficas, com destaque para a orla da cidade, formada pelas águas do Oceano Atlântico. Há ainda um belo conjunto histórico de casarios remanescentes da época da colonização. A cidade registra manifestações culturais e religiosas importantes, sendo conhecida, por exemplo, pelos festejos de Carnaval e Ano-Novo. 

Leia também: Quais são as capitais dos estados do Brasil?

Resumo

  • A cidade de Salvador foi fundada no período da colonização portuguesa, sendo a capital do Brasil entre 1549 e 1763.

  • Na atualidade, o município de Salvador é o maior em termos de população da Região Nordeste e o quarto de todo o Brasil.

  • A geografia de Salvador é caracterizada pelo relevo declivoso, pelo clima tropical e pelas vegetações litorâneas, além de fragmentos florestais de Mata Atlântica.

  • A economia de Salvador está concentrada no setor terciário, mais precisamente na administração pública, no comércio e no turismo.

  • O município de Salvador está dividido oficialmente em18 regiões administrativas, que são compostas por 170 bairros.

  • Em termos culturais, são eventos marcantes de Salvador o Carnaval e as manifestações religiosas, como a procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Lavagem do Bonfim.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Salvador

Localização de Salvador

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Bahia.

  • Região intermediária: Salvador.

  • Região imediata: Salvador.

  • Região metropolitana: Região metropolitana de Salvador.

  • Municípios limítrofes: Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Saubara, Itaparica, Vera Cruz e São Francisco do Conde.

Geografia de Salvador

  • Área total: 692,818 quilômetros quadrados.

  • População total: 2.886.698 habitantes.

  • Densidade demográfica: 4.166,6 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: soteropolitano.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 8 metros.

  • Fuso horário: UTC-3.

Histórico de Salvador

  • Fundação: 29 de março de 1549.

Leia também: Maceió — dados gerais da capital do Alagoas

História de Salvador

A história de Salvador está diretamente relacionada à chegada dos colonizadores portugueses, em 1501, na Baía de Todos os Santos. A cidade foi fundada por meio da ação do império português, que, a partir das condições geográficas favoráveis, criou no atual território soteropolitano a cidade de Salvador como sendo a primeira capital do Brasil.

A instalação da cidade de Salvador foi promovida por meio de Tomé de Sousa, representante da coroa portuguesa no Brasil, no ano de 1549. A partir dessa data, Salvador tornou-se o principal centro político e econômico brasileiro, até o ano de 1763, quando a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro.

O processo histórico de Salvador está vinculado às atividades econômicas desenvolvidas na colônia a partir da ação dos portugueses. A Baía de Todos os Santos, onde está situada a cidade, era uma importante área portuária, utilizada pelos colonizadores para a exportação de matérias-primas. Além disso, a cidade foi o principal centro do tráfico negreiro no Brasil durante o período da escravidão. Sendo assim, a população negra teve um papel importantíssimo no desenvolvimento do município. Na atualidade, Salvador é reconhecida como centro da cultura afro-brasileira no Brasil.

Dessa maneira, a história de Salvador é caracterizada pela contribuição ativa de portugueses e africanos, assim como pela sua importância no contexto do Brasil Colônia. A cidade perdeu protagonismo ao longo do tempo, mas ainda é um dos principais centros urbanos do Brasil.

Ademais, apresenta um rico acervo histórico e cultural, com destaque para o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e também o Pelourinho, centro histórico da cidade e tido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1985.

Vista do Pelourinho, centro histórico importante de Salvador
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador, é uma região histórica importante da cidade.

Geografia de Salvador

A cidade de Salvador está localizada no estado da Bahia, mais precisamente na sua costa leste, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. A Bahia é um dos oito estados que compõem a Região Nordeste do Brasil. O sítio urbano da cidade está localizado ao longo da Baía de Todos os Santos, uma das principais baías do território brasileiro. As principais ilhas da cidade são Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Ilha do Bom Jesus dos Passos.

O relevo de Salvador é muito acidentado, caracterizado pela elevação desigual do terreno, principalmente no interior do município. Já no litoral da cidade predominam-se estreitas faixas de planície litorânea. A diferença de altitude entre essas duas zonas da cidade é notória. As principais praias de Salvador são Itapuã, Artistas e Porto da Barra. Já os principais rios da cidade são o Camarajipe e o Jaguaribe.

O clima de Salvador é o tropical. A influência do oceano garante a presença de umidade ao longo de todo o ano. Dessa maneira, a ocorrência de chuvas na cidade é frequente. Ademais, predominam as temperaturas elevadas, típicas de zonas tropicais. A vegetação de Salvador é formada por resquícios de formações litorâneas, áreas de mangue e também de remanescentes de Mata Atlântica.

Mapa de Salvador

Mapa da Bahia, com destaque para a localização de Salvador.
Mapa da Bahia, com destaque para a localização de Salvador.

Demografia de Salvador

A cidade de Salvador possui 2.886.698 habitantes. É o quarto maior centro urbano em população do Brasil, sendo o maior dentre as cidades nordestinas. O município de Salvador tem um crescimento populacional constante, sendo favorecido nos últimos anos pela imigração de retorno e pela atração de população do interior baiano. Além disso, a cidade possui índice de fecundidade superior à taxa de reposição populacional e expectativa de vida em elevação. O território de Salvador possui uma elevada densidade demográfica, já que a população local está disposta em uma pequena área territorial.

A população soteropolitana é formada, principalmente, por indivíduos negros e pardos. A língua iorubá, vertente linguística africana, é inclusive praticada no município. A cidade tem uma forte tradição religiosa, em especial dos praticantes do catolicismo e do candomblé.

O sincretismo religioso é uma marca da população local. O índice de desenvolvimento humano da cidade é considerado elevado, porém o município possui um grande índice de desigualdade social. Além disso, o crescimento desordenado da cidade culminou em questões como elevado desemprego, violência urbana e falta de acesso aos serviços públicos.

Leia também: Manaus — capital do Amazonas e principal centro urbano do Norte do Brasil

Economia de Salvador

A economia da cidade de Salvador está ancorada no setor terciário. As atividades da administração pública, do comércio, serviços e turismo são os principais ramos econômicos da cidade. O município é um centro administrativo e turístico do território baiano, além de ser uma cidade portuária, sendo o principal centro logístico do estado da Bahia. Portanto, o setor terciário é o dominante na economia soteropolitana.

Já os setores secundário e primário não possuem amplo destaque na economia municipal. As atividades agropecuárias são praticamente inexistentes na cidade, em razão da indisponibilidade de terreno rural, sendo predominantes pequenos cultivos voltados para a subsistência. Já a indústria local é pequena, uma vez que as principais áreas industriais estão localizadas em cidades da região metropolitana de Salvador.

Vista aérea da cidade de Salvador
A economia de Salvador é fortemente marcada pelas atividades turísticas, com destaque para o turismo histórico, cultural e praiano.

Infraestrutura de Salvador

A cidade de Salvador possui a infraestrutura mais desenvolvida dentre os municípios baianos. A cidade é um polo político e econômico do estado, sendo assim concentra a maior dos equipamentos de destaque no que toca aos transportes e às telecomunicações. O município conta com boas estruturas portuárias e aeroviárias, além de ser o principal polo de rodovias do estado. Em Salvador, o transporte aquaviário também é muito comum, a partir do uso da zona marítima da cidade.

Ademais, o município é um polo de produção cultural e de atuação de veículos de comunicação. A cidade conta com jornais e emissoras de televisão importantes. Além disso, detém centros culturais, como museus e teatros, além de também deter vários centros de lazer, como parques urbanos e a própria orla marítima municipal.

Em termos de estrutura de serviços, Salvador possui universidades de importância regional, assim como centros de saúde. A cidade é um polo de oferecimento de serviços públicos e particulares nas áreas médicas e educacionais. A população soteropolitana conta ainda com amplo acesso às estruturas de saneamento básico e energia. Porém, o crescimento exacerbado da cidade resultou na formação de ocupações urbanas irregulares, locais onde a população enfrenta dificuldade de acesso aos serviços públicos.

Tradicionalmente, a cidade de Salvador é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, mas, conforme o planejamento urbano local, a cidade conta formalmente com 18 regiões administrativas, que são compostas por 170 bairros oficiais.

Governo de Salvador

A estrutura governamental de Salvador segue a mesma lógica do Brasil, ou seja, é marcada pela divisão dos Três Poderes. O Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe; e o Poder Legislativo, pelos vereadores locais. A cidade possui um total de 43 vereadores, que são escolhidos junto com o prefeito em eleições livres de quatro em quatro anos. O Poder Judiciário é formado pelas unidades de Justiça.

Cultura de Salvador

A cidade de Salvador é um dos grandes centros culturais do Brasil. A formação da cidade contribuiu para a influência de diversos grupos na constituição cultural local. O município conta com um centro histórico imponente, marca do período de colonização brasileiro, com destaque para a arquitetura barroca portuguesa. As igrejas também são exemplos desse tipo arquitetônico e também da fé da população soteropolitana, fortemente marcada pela religião no seu cotidiano.

As festividades religiosas são as principais manifestações culturais da cidade. São exemplos a procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Lavagem do Bonfim. Além dessas, o Carnaval de Salvador é um dos maiores festejos carnavalescos do mundo.

O município é berço de ritmos musicais, como o axé. Além deste, os gêneros musicais pagode, samba e reggae são frequentemente ouvidos pelas ruas da cidade. A capoeira também é uma manifestação cultural marcante de Salvador.

Na literatura, o escritor Gregório de Matos é um importante expoente da poesia local. Além dele, o escritor Jorge Amado é frequentemente lembrado por ter descrito com perfeição o cotidiano da cidade de Salvador, apesar de não ser soteropolitano de nascença. Já na culinária, são pratos típicos locais o acarajé, o vatapá, a cocada, o bobó de camarão e moqueca baiana. No esporte, o futebol é esporte mais praticado pela população local.      

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Bandeira de Belo Horizonte.
Belo Horizonte
Saiba mais sobre a história da construção de Belo Horizonte. Veja dados sobre a geografia, a demografia e a economia de um dos principais centros urbanos do Brasil.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Mapa de localização do complexo regional do Nordeste ¹
Complexo Regional do Nordeste
As características físicas, hidrográficas e humanas do Complexo Regional do Nordeste.
Bandeira de João Pessoa.
João Pessoa
Saiba mais sobre a fundação de João Pessoa. Conheça o significado do nome da cidade. Veja aspectos relacionados à geografia física e humana da capital paraibana.
As sub-regiões do Nordeste
O Nordeste e as Sub-Regiões
As características físicas das sub-regiões do Nordeste brasileiro.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
video icon
Português
Tipos de argumento | Tipos de argumento para redação
Os textos argumentativos povoam o dia a dia, seja pelos veículos de comunicação, seja no ambiente escolar, mas você sabe o que é um argumento? Se sabe ou não, aqui vai uma aula só para tratar desse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.