Whatsapp icon Whatsapp

Capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico que tem como principal característica a acumulação de capital privado. Esse modelo é praticado na maior parte dos países do globo.
Moedas empilhadas sugerindo o acúmulo de capital.
O modelo econômico capitalista visa ao acúmulo de capital.

O capitalismo é um sistema econômico que tem como objetivo principal a obtenção de lucro. As características centrais do capitalismo são a propriedade privada e a acumulação de capital.

O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.

A origem do modelo capitalista de produção, o qual substituiu o modelo feudalista, está ligada à ascensão da burguesia. Essa classe econômica, formada especialmente por empresários e comerciantes, passou a deter grande poder econômico mediante a acumulação de bens diversos. Logo, o modelo capitalista ascendeu de forma predominante em todo o mundo, por meio de quatro grandes fases:

  • capitalismo comercial;

  • capitalismo industrial;

  • capitalismo financeiro;

  • capitalismo informacional.

Leia também: Origem do capitalismo e fim do feudalismo

Resumo sobre o capitalismo

  • O capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada, pelo acúmulo de capital e pela obtenção de lucros.

  • A origem do capitalismo ocorreu na Europa Ocidental por meio da ascensão da burguesia enquanto classe econômica detentora dos meios de produção.

  • São características importantes do capitalismo o direito à propriedade privada, a liberdade econômica, a acumulação de riquezas e o trabalho assalariado.

  • O capitalismo é dividido em quatro grandes fases, sendo elas a comercial, industrial, financeira e informacional.

  • São vantagens da lógica capitalista de produção a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a ampla concorrência entre as empresas.

  • Entretanto, o capitalismo é um sistema econômico muito suscetível a sofrer crises econômicas e a causar grande impacto no meio natural.

  • Há diversos sistemas econômicos opostos ao capitalismo, como, por exemplo, o socialismo, que defende maior igualdade entre as pessoas.

O que é capitalismo?

O capitalismo é um sistema econômico que tem como premissa a acumulação de capital. Portanto, visa à obtenção do lucro, defende o direito à propriedade privada e prega a liberdade econômica. O sistema econômico capitalista, em razão da sua importância histórica e da sua influência social, vai além da esfera econômica, influenciando diversos campos da sociedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do capitalismo

A origem do capitalismo está atrelada à decadência do feudalismo e, consequentemente, à ascensão de um modelo econômico baseado no acúmulo de capital privado. Nesse contexto, tornou-se fundamental o surgimento da burguesia, classe econômica formada por detentores de capital, como os comerciantes.

O surgimento desse sistema econômico ocorreu pioneiramente na Europa Ocidental, que vislumbrou, por meio da queda do feudalismo, a ascensão de comércios e indústrias, assim como o desenvolvimento das cidades. Tal cenário econômico-social foi fundamental para a consolidação do sistema capitalista.

Características do capitalismo

A principal característica do capitalismo é o acúmulo de capital. Logo, tal sistema econômico tem como diretriz a obtenção de lucros, normalmente por meio de atividades comerciais e industriais. Ele tem como características importantes:

  • direito à propriedade privada;

  • liberdade econômica;

  • acumulação de riquezas;

  • trabalho assalariado;

  • existência de diversas classes sociais.

Ilustração conceitual sobre a obtenção de lucro
A obtenção de lucro é um dos principais objetivos do sistema capitalista.

Fases do capitalismo

O capitalismo é dividido em quatro grandes fases, que ocorreram de forma linear, aglutinando características importantes desse sistema econômico. São elas:

  • Capitalismo comercial: representa o primeiro momento do sistema econômico capitalista. Nesse período, destacam-se as Grandes Navegações, fase histórico-econômica caracterizada pela introdução do comércio em nível mundial como resultado da colonização. A lógica do mercantilismo e do metalismo se estabeleceram como duas doutrinas importantes para defender a acumulação de riquezas em nível individual.

  • Capitalismo industrial: teve início com a Revolução Industrial. Nesse período, o acúmulo de capital proveniente do comércio foi aplicado no desenvolvimento de atividades industriais, iniciando uma nova maneira de gerar lucro. A lógica de produção fabril fomentou uma nova forma de acumulação de capital, por meio do emprego de mão de obra assalariada e da maximização do lucro.

  • Capitalismo financeiro: ascendeu após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) com o desenvolvimento de um complexo setor financeiro atuante em nível global. Essa fase capitalista estava centrada prioritariamente nos bancos, além de outras instituições financeiras. Houve, assim, maior concentração de riquezas e maior participação do capital especulativo na economia.

  • Capitalismo informacional: é fruto do desenvolvimento da tecnologia e do avanço da globalização. A consolidação do chamado meio técnico-científico-informacional contribuiu para a ampliação das relações comerciais, logo possibilitou novas formas de transação e inúmeras maneiras de obtenção de lucro. A sociedade atual é justamente marcada pelo capitalismo informacional.

Videoaula sobre as fases do capitalismo

Capitalismo x socialismo

O sistema capitalista é amplamente praticado em todo o mundo, tendo como elemento básico a defesa da propriedade privada e o como objetivo final o lucro. Por sua vez, o sistema econômico socialista apresenta inúmeros contrapontos à lógica capitalista, uma vez que tem como premissa a socialização dos meios de produção. Portanto, o socialismo defende a extinção da propriedade privada, maior participação estatal na economia e ampla diminuição das diferenças entre as classes sociais. Logo, o socialismo tem como ponto de partida ideológico a igualdade, mediante uma lógica econômica voltada para o desenvolvimento econômico de todos. Para saber mais sobre o sistema econômico proposto pelos socialistas, leia: Socialismo.

Vantagens e desvantagens do capitalismo

O sistema econômico capitalista possui pontos considerados importantes para o desenvolvimento econômico e social da humanidade. Ele é o modelo predominante no globo quanto trata-se de doutrinas econômicas, tendo ampla aceitação pela sociedade de mercado atual.

O sistema capitalista tem como principais vantagens:

  • liberdade econômica;

  • inovação tecnológica;

  • ampla concorrência entre as empresas.

Tais vantagens geram um ambiente propício ao comércio competitivo e à modernização econômica, a qual permite aos consumidores maiores possibilidades de oferta e escolha de produtos, assim como preços mais baixos e melhores condições de pagamento.

Porém, o sistema capitalista também possui pontos considerados negativos, especialmente atrelados à diferença social estabelecida no seu contexto. A principal desvantagem do sistema capitalista é a ampla desigualdade social, expressa especialmente por meio das diferenças entre os detentores dos meios de produção e os trabalhadores assalariados. Esse sistema também é muito suscetível a crises econômicas e políticas, além de impactar de forma intensa o meio natural e possibilitar concentração desproporcional de poder econômico.

Leia também: Anarquismo — modelo socioeconômico que visa ao fim do capitalismo e do Estado

Exercícios resolvidos sobre capitalismo

Questão 1

(Unesp 2018) O cooperativismo de consumo não está morto, mas perdeu a batalha contra o grande capital comercial, que é atacadista e varejista ao mesmo tempo. Em termos de preços e qualidade, o grande capital é imbatível. Só que é impessoal, burocrático, não permite atentar para necessidades particulares. Suas vantagens se dirigem a um público cujas preferências são pautadas pela publicidade nos meios de comunicação.

(Paul Singer. Introdução à economia solidária, 2013. Adaptado.)

Um pressuposto das relações contemporâneas de consumo, coerente com a lógica do modo de produção capitalista, é

a) a pluralidade na produção.

b) a diversidade dos indivíduos.

c) a generalização de tarefas.

d) a massificação da sociedade.

e) a pequena escala produtiva.

Resolução:

Alternativa D

O modelo de produção capitalista tem como uma de suas características a massificação da produção, ou seja, a ampla fabricação de bens industrializados padronizados, que são comercializados priorizando a maximização do lucro dos detentores dos meios de produção.

Questão 2

(Unesp 2013) O processo de mundialização do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difusão de políticas econômicas e na constituição de determinadas lógicas geopolíticas e geoeconômicas de organização do espaço mundial. Constituem-se em política econômica e em lógica capitalista de ordenamento do espaço mundial no período atual:

a) o keynesianismo e o colonialismo.

b) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo.

c) o neoliberalismo e a globalização.

d) o mercantilismo e a descolonização.

e) o liberalismo e o imperialismo.

Resolução:

Alternativa C

A globalização e o neoliberalismo são elementos da atualidade que caracterizam o capitalismo, uma vez que pregam a liberdade econômica e social e ainda fomentam o acúmulo de capital e a propriedade privada. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O capitalismo informacional estrutura-se na relação entre tecnologia, capital e conhecimento
Capitalismo Informacional
Entenda o que é o capitalismo informacional, seus principais aspectos e efeitos sobre a sociedade e seu espaço geográfico.
O capitalismo financeiro estende-se, atualmente, por todo o mundo
Capitalismo financeiro
As principais características e transformações provocadas pela difusão do Capitalismo Financeiro, a terceira fase do sistema capitalista.
Cultura de massa
Clique aqui e descubra o significado completo do termo cultura de massa, que designa o produto artístico criado pela indústria cultural.
Desigualdade Social
Desigualdade social: o que é, como mede, dados
O processo de formação das Monarquias Nacionais atribuiu novas feições à Europa.
Formação das Monarquias Nacionais
Monarquia, Monarquias Nacionais, formação das monarquias nacionais, instalação do poder monárquico, crise do feudalismo, instalação do poder real, Baixa Idade Média, Europa, Mercantilismo, Idade Moderna, Revoluções Liberais, Absolutismo.
Guerra dos Trinta Anos
Clique no link e veja como as disputas religiosas motivaram a Guerra dos Trinta Anos. Acompanhe os períodos da guerra, os principais países em disputa e como acabou.
Max Weber
Acesse este link para descobrir mais sobre a vida e a produção intelectual do sociólogo clássico alemão Max Weber, o formulador da teoria da ação social.
Os movimentos de resistência africanos visavam expulsar os invasores europeus do continente
Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África
Conheça alguns dos movimentos de resistência ao neocolonialismo que lutaram contra o domínio europeu na África a partir do século XIX.
Gravura de Bartholomaeus Anglicus (Jean Corbechon), de 1482, mostrando o trabalho de tintura em uma manufatura de tecidos *
Origem do capitalismo e fim do feudalismo
A origem do capitalismo é encontrada no processo de desintegração do feudalismo. Clique e saiba mais!
A modernidade caracterizou-se pelo processo de racionalização do mundo
Secularização
Você já ouviu falar em secularização? Sabe o que significa? Neste texto você encontrará a resposta. Clique e saiba mais!
Os sistemas de produção de bens, serviços e mercadorias interferem na vida em sociedade
Sistemas de produção
Confira os aspectos dos principais sistemas de produção: taylorismo, fordismo e toyotismo, com as suas respectivas particularidades.
Socialismo
Conheça um pouco mais sobre o socialismo, seu surgimento, suas vertentes, características e experiências históricas.
video icon
Português
Bons dias, de Machado de Assis
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre o livro de crônicas Bons dias, do escritor Machado de Assis. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.