Whatsapp icon Whatsapp

Rainha Vitória e o apogeu do Império Britânico

Estátua da rainha Vitória, símbolo do apogeu do Império Britânico
Estátua da rainha Vitória, símbolo do apogeu do Império Britânico

A rainha Vitória foi a grande figura monárquica da Grã-Bretanha durante o século XIX. Seu longo reinado de 63 anos, 1837-1901, fez com que o apogeu do Império Britânico neste século ficasse conhecido como a Era Vitoriana.

Nascida em 1819, em Londres, Alexandrina Vitória herdou o trono em 1837, após a morte de seu tio Guilherme IV, que não deixou herdeiro. Da linha da casa de Hanover, na Alemanha, Vitória se casou, em fevereiro de 1840, com seu primo, Alberto de Saxe-Coburgo, gerando com ele nove filhos. A rígida conduta familiar seguida pela rainha buscou influenciar a vida dos súditos de acordo com o puritanismo.

Internamente à Grã-Bretanha teve que enfrentar um forte movimento popular pela ampliação de direitos políticos à população trabalhadora do reino, centrado no Movimento Cartista (1838-1850). Apesar de não ter tanto poder com a monarquia constitucional em vigor, a rainha Vitória buscou exercer influência no parlamento, principalmente junto aos primeiros-ministros Disraeli, Wellington, Palmerston e Gladstone, entrando em conflitos com eles em vários momentos.  Como também era rainha da Irlanda, teve que enfrentar o forte movimento republicano e separatista dos católicos irlandeses, acirrado pela “fome da batata”, decorrente da crise da produção agrícola da década de 1840.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na ampliação das ações imperialistas da Grã-Bretanha, tornou-se Imperatriz das Índias, em 1876, após retirar a administração do país asiático, passando a ser administrado diretamente pela coroa britânica. Isto ocorreu depois de uma série de revoltas contra a Companhia das Índias Ocidentais, principalmente com a Revolta dos Cipaios. Apoiou a ação do Império Britânico ainda em diversas outras guerras, tanto no continente europeu quanto nas possessões coloniais. Pode-se destacar a Guerra da Crimeia contra a Rússia, em 1854-1856, e as Guerras do Ópio contra a China, de 1839 a 1842 e de 1856 a 1860.

Com a perda de seu marido em 1861, seus biógrafos dizem que passou a viver reclusa, afastando-se da vida pública. Entretanto, tal situação não a impediu de apoiar a Guerra dos Bôeres, na África do Sul. Foi durante o seu longo reinado que o Império Britânico conseguiu seu apogeu, transformando-se na principal potência econômica e militar do mundo, cuja base de sustentação era a exploração dos trabalhadores ingleses no intenso desenvolvimento industrial do período.

Publicado por Tales dos Santos Pinto

Artigos Relacionados

Margaret Thatcher
Clique no link e veja mais detalhes sobre a vida de Margaret Thatcher. Veja como ela iniciou sua carreira política e os principais feitos de seu governo.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.