Whatsapp icon Whatsapp

As Mulheres na História

Reprodução de um cartaz dos EUA, similar a um de 1943, que pretendia mostrar a força das mulheres durante a guerra
Reprodução de um cartaz dos EUA, similar a um de 1943, que pretendia mostrar a força das mulheres durante a guerra

Um dos objetivos da história é estudar a ação dos seres humanos no tempo. Inclusive ao longo do tempo, várias formas de se escrever a história foram desenvolvidas, sendo que até o final do século XIX predominava o estudo de grandes personalidades e de também de grandes feitos políticos e militares. Esta forma de se estudar a História relegou um lugar secundário, quando não inexistente, à história das mulheres no tempo.

As explicações podem estar relacionadas ao fato de que a preponderância e dominação masculina foram instituídas, ao menos nas sociedades ocidentais, desde os primórdios da civilização grega. Esta situação levou a uma dupla situação: eram os homens que conduziam predominantemente as ações políticas e militares; ao mesmo tempo em que eram os historiadores do sexo masculino que escreviam a história destas ações. A consequência foi uma subalternidade das mulheres nos domínios políticos e militares públicos (já que no âmbito doméstico a situação era um pouco distinta) e também como objeto de estudo historiográfico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, a partir do momento em que o capitalismo se tornou a forma de organização econômica e social hegemônica no mundo, em fins do século XIX e início do XX, esta situação mudou. Primeiramente, por acabar com o patriarcado característico dos modos de produção pré-capitalista. O patriarcado consistindo na organização da força de trabalho centrada na estrutura familiar doméstica foi desintegrado progressivamente com o assalariamento individual da força de trabalho no capitalismo, deslocando o centro da organização do trabalho das famílias para as empresas.

Entretanto, se o capitalismo desintegrou o patriarcado, isto não pode ser dito sobre o machismo. O machismo continua presente nas relações sociais e como componente cultural da imensa maioria das civilizações do globo. As tentativas, muitas vezes conseguidas, de manter a mulher em posições subalternas nos âmbitos públicos, domésticos e empresariais ainda se fazem presentes. Mas as mudanças proporcionadas pelo capitalismo na organização do trabalho incidiram também na relação entre homens e mulheres. A necessidade de se assalariarem levou as mulheres a conseguirem também independência e superação desta subordinação à que estavam relegadas há séculos através de uma árdua luta.

As lutas pelo direito ao voto, de salário e direitos trabalhistas iguais foram se desenvolvendo durante o século XX, encontrando o auge com o movimento feminista na década de 1960. A partir de lutas cotidianas, às vezes silenciosas, a situação foi aos poucos mudando, sendo que ainda na segunda década do século XXI muitas diferenças entre homens e mulheres no âmbito das relações sociais ainda permanecem. Entretanto, várias conquistas foram alcançadas, principalmente no que diz respeito às relações trabalhistas, políticas, empresariais e de liberdade sexual. Na esfera doméstica, as mudanças ocorrem num ritmo mais lento. A violência doméstica ainda é uma realidade constante na vida cotidiana de milhões de mulheres. Mas, por exemplo, no Brasil, tal realidade vem sendo combatida com a Lei Maria da Penha, promulgada em 2006.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A historiografia acompanha também estas mudanças sociais, refletindo de uma forma peculiar as lutas sociais no ambiente acadêmico. A partir da década de 1960, passou a surgir uma “História das mulheres”, com o objetivo de se constituir um campo específico do conhecimento historiográfico. Segundo Louise Tilly, o objetivo seria complementar a proposta de Marc Bloch sobre a definição de história: de “ciência dos homens no tempo” para a “ciência das mulheres no tempo”[1].

O objetivo deste canal na seção de História Geral, do site Mundo Educação, é trabalhar alguns destes temas apresentados pela história das mulheres, tratando tanto da vida cotidiana e anônima da imensa maioria das mulheres quanto de algumas figuras de maior vulto que, pelas posições de destaque que alcançaram na história, possibilitam algumas interpretações sobre as alterações nas relações entre homens e mulheres no tempo.

–––––––––––––––

[1] TILLY, Louise. Gênero, história das mulheres e história social. Cadernos Pagu (3) 1994: pp. 30.

Publicado por Tales dos Santos Pinto
Assista às nossas videoaulas

Artigos de As Mulheres na História

A caricaturista Nair de Teffé
Conheça a vida de Nair de Teffé, a caricaturista que se tornou primeira-dama do Brasil.
Elena Gala, musa de Dalí
Conheça a biografia de Elena Gala e seu relacionamento com Salvador Dalí.
Eva Perón
Você conhece Eva Perón? Clique aqui e saiba tudo sobre quem foi a primeira-dama da Argentina durante o governo de Juan Perón.
Joana d’Arc
Acesse e veja algumas informações acerca da vida de Joana d’Arc, camponesa que lutou em defesa dos franceses na Guerra dos Cem Anos.
Margaret Thatcher
Clique no link e veja mais detalhes sobre a vida de Margaret Thatcher. Veja como ela iniciou sua carreira política e os principais feitos de seu governo.
Movimento feminista
Os protestos e causas que marcam a transformação do papel exercido pela mulher.
Mulheres na Comuna de Paris, 1871
Conheça as características das ações das mulheres na Comuna de Paris em 1871.
Mulheres na Mesopotâmia
Veja aqui como as diferentes formas de se vestir das mulheres na Mesopotâmia segregavam-nas e ressaltavam as diferenças sociais que existiam no mundo antigo.
Nise da Silveira
Clique para conhecer mais sobre a vida de Nise da Silveira. Veja sobre sua carreira profissional e sua importância para a psiquiatria.
Pagu
Conheça a história de Patrícia Galvão, a Pagu, uma das mais polêmicas mulheres da história brasileira. Veja como foi sua militância política e artística.
Rainha Vitória e o apogeu do Império Britânico
Com a influência política e comportamental, a rainha Vitória emprestou seu nome a uma era de fortalecimento do imperialismo britânico.
Rosane Kaingang
Você sabe quem foi Rosane Kaingang? Clique aqui e conheça essa ativista indígena que atuou na defesa dos povos indígenas no Brasil.
Tin Hinan e as mulheres tuaregues
Conheça a história de Tin Hinan e o papel cumprido pelas mulheres entre os tuaregues.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Sistema Métrico Decimal (Unidade de Comprimento)" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Sistema Métrico Decimal (Unidade de Comprimento)
As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo, por exemplo. Nessa aula veremos sobre o sistema métrico decimal, ou seja, como tansformar unidades de medida de comprimento (quilômetro, hectômetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?