Whatsapp icon Whatsapp

Radiciação

A radiciação é uma operação matemática que possui várias aplicações, dominá-la é importante para resolver-se problemas envolvendo potenciação, já que essas operações são inversas.

Calcular a raiz enésima de um número x é encontrar qual número que, elevado a n, é igual a x. A radiciação possui propriedades importantes que servem para facilitar as contas e realizar simplificações de radicais. Para realizar operações com radiciação, é importante o domínio de cada uma das suas propriedades e compreender o significado de cada um dos seus termos.

Leia também: Como fazer a racionalização com raízes enésimas?

Radiciação é uma operação matemática sendo a inversa da potenciação.
Radiciação é uma operação matemática sendo a inversa da potenciação.

Representação de uma radiciação

Para representar a raiz de um número, utilizamos um símbolo conhecido como radical (√ ), a raiz de um número qualquer é representada pela seguinte operação:

√ → radical

a→ radicando

b→ raiz

n→ índice

Observação: quando n = 2, chamamos de raiz quadrada, e, nesse caso, escrever o número 2 no índice torna-se opcional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Radiciação e potenciação

Para calcular-se a raiz de um número, é fundamental entender que a radiciação é a operação inversa da potenciação, então dominar potenciação é essencial para calcular-se a raiz de um número.

Ao escrever a raiz enésima de a e afirmar que ela é igual a b, ou seja:

estamos dizendo que, quando calculamos bn, encontramos o número representado pela letra a. Portanto é essencial entender que quando se fala que um número é raiz enésima de um outro número, isso significa que a raiz elevada ao índice é igual ao radicando.

Exemplos:

Veja também: Propriedades das potências – quais são e como as utilizar?

Propriedades da radiciação

As propriedades da radiciação são meios para facilitar-se o cálculo de problemas que envolvem tal operação. Existe um total de sete propriedades, e dominar cada uma delas é de grande importância para resolução de problemas sobre o tema.

  • 1ª propriedade

A raiz enésima de um número a elevado a n é igual ao próprio número a, ou seja, calculando a raiz de um número cujo o índice da raiz é igual ao expoente do radicando, encontraremos como resposta o próprio radicando.

  • 2ª propriedade

A raiz enésima do produto é igual ao produto de duas raízes enésimas. Se o radicando for o produto entre dois números, podemos separar como a multiplicação da raízes enésimas de cada uma de suas parcelas.

  • 3ª propriedade

A raiz enésima de uma divisão é igual ao quociente entre duas raízes enésimas. Se o radicando for uma divisão entre dois números, podemos separar como a raiz enésima do dividendo, dividido pela raiz enésima do divisor.

  • 4ª propriedade

Podemos multiplicar ou dividir (simplificar) o índice da raiz, desde que a mesma operação seja feita com o expoente do radicando.

  • 5ª propriedade

Quando encontramos a raiz de uma raiz, podemos multiplicar seus índices e representar essa operação com um único radical.

  • 6ª propriedade

A potência de uma raiz enésima pode ser reescrita como a raiz enésima do radicando elevada a essa potência.

  • 7ª propriedade

A raiz enésima pode ser transformada em uma potência com expoente racional. O índice da raiz corresponde ao denominador, e o expoente da base corresponde ao numerador:

Acesse também: Como aplicar as propriedades da radiciação?

Simplificação de radicais

Quando estamos trabalhando com um valor que não possui uma raiz exata, podemos fazer a simplificação desse radical. Para isso, é necessário algum método para decompor o número em fatores primos.

Exemplo:

Escreva na forma simplificada a raiz quadrada de 360.

Vamos realizar a fatoração de 360 utilizando o método das divisões sucessivas.

360|2→ 2 é o menor número primo que divide 360;
180|2→ 2 é o menor número primo que divide 180;
  90|2 → 2 é o menor número primo que divide 90;
  45|3 → 3 é o menor número primo que divide 45;
  15|3 → 3 é o menor número primo que divide 15;
    5|5 → 5 é o menor número primo que divide 5.
    1|

Sendo assim, temos que 360= 2 · 2 · 2 · 3 · 3 · 5.

Como o nosso objetivo é simplificar uma raiz quadrada, vamos agrupar esses fatores de 2 em 2, logo, podemos reescrever 200 como:

360= 2² · 2 · 3² · 5

Assim, podemos reescrever a raiz de 360, utilizaremos a primeira propriedade para simplificar a raiz quadrada, o que significa que os termos que estão elevados ao quadrado sairão do radical, e os que não estão permanecem dentro do radical:

Operações com radicais

  • Adição e subtração

A adição e a subtração de dois radicais são operações que, muitas vezes, são feitas de forma errada. Acontece que não podemos somar ou subtrair o radical de uma raiz com o radical de outra, ainda que o índice seja o mesmo:

√2 + √3 ≠ √5

Na busca por não cometer esse erro, o que deve ser feito é deixar representada a adição como no primeiro membro da equação. Vale lembrar que se trata de raízes. Realizar a soma ou a subtração de duas raízes e representá-las de forma mais simples só é possível se estivermos falando da mesma raiz, por exemplo:

√2 + √2 = 2√2

Nesse caso sempre somaremos os coeficientes, ou seja, o número que acompanha a raiz, lembrando que não se pode somar o radicando de cada uma delas.

Quando necessário, podemos simplificar as raízes para que elas tenham os mesmos radicandos, e aí sim realizar a operação:

√72 - √50

Sabemos que

72 = 2 · 2 · 2 · 3 · 3

72 = 2² · 2 · 3²

e também podemos reescrever o 40 como:

50 = 2 · 5 · 5

50 = 2 · 5²

Então teremos:

  • Multiplicação e divisão

Para realizar a multiplicação, é necessário que o índice seja o mesmo para todas as raízes. Quando isso ocorre, acabamos recorrendo à 2ª e à 3ª propriedade. Somente nesses casos é possível realizar-se a operação.

Exemplo:

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Sendo “a” e “b” números reais positivos e “n” e “m” números inteiros maiores do que 1, assinale a alternativa incorreta:

Resolução

Alternativa B.

Analisando-se as alternativas, a única que não corresponde a uma das propriedades da radiciação é a B, não podemos separar a soma da forma que foi feito.

a) → 2ª propriedade

b) → Não é uma propriedade da radiciação.

c) → 5ª propriedade

d) → 1ª propriedade

Questão 2 -  (IFG 2010) O resultado do cálculo da expressão é:

Resolução

Alternativa C.

Note que todas as frações possuem mesmo índice, o que permite que seja feita a multiplicação, então, primeiro, faremos a propriedade distributiva e, posteriormente, faremos as simplificações necessárias. Para facilitar, escreveremos 25 como 5².

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Veja quais são os erros para não mais cometê-los
3 erros mais cometidos ao calcular produtos notáveis
Clique e veja quais são os três erros mais cometidos ao calcular produtos notáveis. Veja meios para evitar esses erros e obtenha exemplos de cálculos comentados envolvendo esse conteúdo. Além disso, reveja os principais casos de produtos notáveis e algumas das fórmulas usadas para eles.
Como se lê uma potência
Potência, Potenciação, Definição de Potência, representação de potência, Base, Expoente, multiplicação de fatores iguais, multiplicação, Produto, o que é potência, Fatores iguais, leitura de uma potência.
Fatoração Numérica
Clique aqui e aprenda uma forma prática para fatoração numérica.
A notação científica é o modo como a Ciência representa números reais muito grandes ou muito pequenos
Notação científica
Descubra o que é e quais conceitos baseiam a notação científica e aprenda a escrever nessa forma simplificada de representar os números reais.
Os elementos da potenciação são: base, expoente e potência
Potenciação
Clique e descubra como são realizados os cálculos que envolvem potenciação.
Potenciação de Números Racionais
Propriedades da Potenciação.
A fração algébrica possui uma incógnita no denominador
Potenciação de frações algébricas
Clique para aprender a maneira correta de realizar potenciação de frações algébricas a partir das propriedades de potência envolvidas nesse cálculo.
Potência Especial
Propriedades da potenciação.
Propriedades das potências
Conheça todas as propriedades das potências e aprenda a aplicá-las. Confira ainda exercícios resolvidos sobre o tema!
Uma das propriedades das raízes ilustrada em uma raiz quadrada
Propriedades dos radicais
Clique para aprender as sete propriedades dos radicais: sete possibilidades de cálculo envolvendo raízes!
A racionalização de denominadores envolve raízes enésimas
Racionalização com raízes enésimas
Clique para aprender a racionalizar frações que apresentam raízes quadradas no denominador. Esse procedimento, feito para encontrar frações equivalentes que não têm raízes enésimas, pode simplificar cálculos. Conheça ainda a racionalização de frações que possuem somas ou subtrações de raízes quadradas no denominador.
A raiz cúbica de um número é obtida calculando-se o número que, multiplicado três vezes, gera o valor numérico referente ao radicando
Raiz cúbica
Você sabe como calcular a raiz cúbica de um número? Clique aqui e aprenda dois métodos simples para solucionar esse tipo de raiz.
Radical – o principal símbolo da radiciação
Resolvendo raízes por meio da fatoração
Você sabe como encontrar a raiz de um número, independente de seu índice? Aprenda a encontrar raízes exatas por meio da fatoração!
A raiz quadrada de 4 é fácil de ser calculada. Outras, no entanto, dependem de propriedades de radicais para isso
Simplificação de radicais
Clique para aprender como a simplificação de radicais deve ser feita para que o cálculo de raízes seja facilitado.
video icon
Filosofia
Montesquieu
Charles de Montesquieu, ou simplesmente Montesquieu, foi um dos principais filósofos do iluminismo. Defensor dos direitos individuais e de uma organização política justa, laica e democrática, Montesquieu formulou a teoria da tripartição do poder para evitar abusos por parte de lideranças políticas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.