Whatsapp icon Whatsapp

Posições relativas entre reta e plano

As posições relativas entre reta e plano referem-se ao modo como essas figuras podem relacionar-se no espaço. A reta é secante, contida ou paralela ao plano.
Todas as posições relativas entre reta e plano presentes na mesma ilustração
Todas as posições relativas entre reta e plano presentes na mesma ilustração

Retas são conjuntos de pontos que formam uma figura com formato de linha que não faz curva. Planos são conjuntos de retas que formam uma superfície plana e que também não possuem distorção alguma. Entre essas duas figuras, quando observadas no espaço tridimensional, há posições relativas.

As posições relativas podem ser analisadas entre diversas figuras geométricas. As mais comuns são: posição relativa entre duas retas, entre duas circunferências e entre reta e plano.

Reta contida no plano

Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano.

Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano. Isso é resultado de um dos postulados da Geometria Plana.

Reta secante ao plano

Uma reta é secante ou concorrente quando toca o plano em apenas um ponto. Como o plano é uma parcela ínfima do espaço tridimensional, podendo ser comparado com uma fatia que não possui profundidade, existem infinitos pontos tanto em um plano como fora dele. Essa afirmação é obtida em um dos axiomas provenientes da Geometria Plana, cujo texto diz exatamente:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contidos em um plano existem infinitos pontos. Fora de um plano existem infinitos pontos.

Ilustração de uma reta secante ao plano: reta que o toca apenas em um ponto
Ilustração de uma reta secante ao plano: reta que o toca apenas em um ponto

Reta paralela ao plano

Uma reta é dita paralela a um plano quando não existe ponto em comum entre eles. Em outras palavras, quando a reta não toca o plano em ponto algum.

A propriedade responsável pelo paralelismo entre retas e planos é a seguinte:

Se uma reta s não é secante nem está contida em um plano β e, além disso, existe outra reta paralela a ela contida nesse mesmo plano, então, a reta s e o plano β são paralelos

A reta s é paralela à reta r contida no plano
A reta s é paralela à reta r contida no plano

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos Relacionados

Equação geral de retas perpendiculares
Calculando a equação de retas perpendiculares por meio da equação geral da reta e dos coeficientes angulares das retas perpendiculares.
Intersecção de retas concorrentes
Equação da reta, equação geral da reta, intersecção da reta, como identificar a intersecção da reta, ponto, ponto de intersecção de duas retas, retas concorrentes.
Posições relativas
As posições relativas correspondem a posições entre retas e planos no espaço. Saiba mais aqui!
Posições relativas de duas retas
Retas, retas paralelas, retas concorrentes, o que são retas paralelas, o que são retas concorrentes, Posições relativas de duas retas, coeficiente angular de retas paralelas, coeficiente angular de retas concorrentes.
Reta numérica dos números inteiros
Aprenda por meio de exemplos como utilizar a reta numérica dos números inteiros. Acesse!
Retas
Confira as principais ideias que envolvem retas e algumas propriedades básicas dessa figura geométrica!
Retas paralelas cortadas por uma transversal
Conheça as retas paralelas cortadas por uma transversal e aprenda a calcular o valor dos ângulos nessa situação. Resolva também os exercícios propostos sobre o tema.
Retas perpendiculares
Clique aqui para entender o que são retas perpendiculares. Saiba como identificar duas retas perpendiculares a partir de suas equações reduzidas.
Teorema de Tales
Veja aqui o que o teorema de Tales afirma e entenda como aplicá-lo em um triângulo. Veja também exercícios que ilustram a sua aplicação.
Ângulo formado entre duas retas
Como determinar a medida do ângulo entre duas retas
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!