Whatsapp icon Whatsapp

Poder Judiciário

O Poder Judiciário é um dos três poderes que formam a administração do Brasil, tendo como funções a aplicação da legislação brasileira e a resolução de conflitos.
Vista da fachada do Supremo Tribunal Federal, localizado em Brasília, no Brasil.
Supremo Tribunal Federal, a instância mais alta do Poder Judiciário no Brasil. [1]

O Poder Judiciário é uma das três instâncias do poder que existem em nosso país, sendo o responsável pela execução das leis, pela garantia dos direitos individuais e coletivos e pela resolução de conflitos que acontecem entre os cidadãos, mas também entre os cidadãos e o Estado. O Judiciário deve atuar dentro dos limites estabelecidos pela Constituição Federal.

Saiba mais: Poder Moderador — o poder que era exercido apenas pelo imperador no Brasil Império

Resumo sobre Poder Judiciário

  • O Poder Judiciário é um dos poderes que existem e fazem parte da administração do país. Os outros dois são o Legislativo e o Executivo.

  • Tem como função executar a lei, garantir os direitos dos cidadãos e resolver conflitos.

  • Sua atuação é autônoma, tanto administrativamente quando financeiramente, sendo isso estipulado pela Constituição.

  • O Supremo Tribunal Federal é a instância mais alta do Judiciário no Brasil.

  • Os órgãos do Poder Judiciário são listados na Constituição Federal.

  • Dentro do Judiciário existe a Justiça comum e a Justiça especializada.

  • A existência do Poder Judiciário é uma manifestação da teoria da tripartição do poder.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o Poder Judiciário?

O Poder Judiciário é uma das instâncias de poder que fazem parte da administração pública do Brasil. Esse poder é o responsável pela execução das leis brasileiras, devendo realizar isso dentro dos limites que a própria legislação determina. Em outras palavras, os membros do Judiciário devem executar a lei dentro dos limites que a própria estipula.

Esse poder é o responsável por garantir o respeito aos direitos da população, sejam eles individuais ou coletivos, além de ser o responsável por garantir a resolução de conflitos que possam existir entre os cidadãos, mas também os conflitos que possam existir dos cidadãos com o Estado. A execução da lei realizada pelo Judiciário significa dizer que eles também são os responsáveis por determinar a punição dos delitos cometidos.

O Poder Judiciário pode ser acionado pelos cidadãos sempre que estes entenderem que os seus direitos estão sendo violados, e é papel do Judiciário investigar as reclamações dos cidadãos, analisá-las e determinar uma resolução. Esse papel do Judiciário deve ser realizado, como já dito, dentro dos limites estipulados pela Constituição Federal.

A atuação do Poder Judiciário, de acordo com a Constituição Federal, é independente. Sendo assim, a legislação brasileira dá autonomia para o funcionamento desse poder. Essa autonomia do funcionamento do Judiciário é administrativa e financeira.

→ Órgãos do Poder Judiciário

O artigo 92 da Constituição Federal estabelece que esses são os órgãos do Judiciário|1|:

I – o Supremo Tribunal Federal;

I-A – o Conselho Nacional de Justiça;

II – o Superior Tribunal de Justiça;

III – os Tribunais Regionais Federais e juízes federais;

IV – os Tribunais do Trabalho e seus juízes;

V – os Tribunais Eleitorais e seus juízes;

VI – os Tribunais Militares e seus juízes;

VII – os Tribunais e juízes dos estados e do Distrito Federal e territórios.

→ Membros do Poder Judiciário

O Poder Judiciário é composto por diferentes membros, sendo que os principais são os seguintes:

  • desembargador;

  • juiz de direito;

  • promotor de justiça;

  • procurador de justiça;

  • defensor público;

  • advogado;

  • servidores em geral.

Como funciona o Poder Judiciário?

O Poder Judiciário se organiza em diferentes níveis, existindo um nível de atuação federal e um nível de atuação estadual. Exemplos desses níveis de atuação são o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais Regionais Federais.

Além disso, existe uma organização interna que o divide em Justiça comum e Justiça especializada.

  • Justiça comum: é formada pelas justiças Federal e Estadual, com os Tribunais Regionais e os Juizados Federais, e atende a todas as demandas que não são atendidas pela Justiça especializada.

  • Justiça especializada: trata de demandas específicas que são assuntos de caráter trabalhista, militar e eleitoral, por isso possuem tribunais específicos para lidar com suas demandas.

Sendo a sede do Poder Judiciário no Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância desse poder, considerada parte da Justiça comum. A principal função do STF é atuar como guardião da Constituição brasileira. As decisões do STF são supremas, e nenhum outro tribunal pode apelar contra elas.

Vale mencionar que o STF tem uma prerrogativa importante, entre outras, que é a de conduzir o julgamento contra os membros do Legislativo que atuam em desacordo com a legislação brasileira. Essa atuação do STF faz parte da ideia estabelecida na tripartição dos poderes, sendo que os três poderes monitoram uns aos outros.

Além disso, a Justiça brasileira é dividida em matérias que são parte da Justiça especializada, sendo elas Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e a Justiça Militar. Essa divisão em matérias tem como objetivo garantir agilidade ao funcionamento do Judiciário brasileiro.

Saiba também: Tribunal de Haia — o tribunal internacional que julga as denúncias de crimes contra a humanidade

Tripartição dos poderes

A existência do Poder Judiciário é considerada uma das manifestações da tripartição dos poderes em nosso país. Essa tripartição estabelece que o poder no Brasil é distribuído em diferentes instâncias, responsáveis por atuar em diferentes áreas do Estado. Essa ideia se baseou na proposta elaborada pelo pensador iluminista Montesquieu.

Ela foi formulada como forma de realizar a distribuição do poder para evitar que ele se concentrasse em apenas um órgão ou figura. O objetivo dessa distribuição era, portanto, impedir o acúmulo de poder e a implantação de uma tirania. A tripartição dos poder é parte indissociável da organização do Estado brasileiro, não podendo ser abolida.

Sendo assim, temos os seguintes poderes no país:

  • Poder Executivo: responsável por governar o país.

  • Poder Legislativo: responsável por legislar e fiscalizar o Executivo.

  • Poder Judiciário: responsável por executar as leis brasileiras.

Notas

|1| CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Para acessar, clique aqui.

Créditos de imagem

[1] vitordemasi / Shutterstock 

Publicado por Daniel Neves Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Constituição de 1988
Clique aqui e acesse o texto sobre a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. Veja como aconteceu sua elaboração. Conheça o contexto histórico e saiba como foi o processo de luta por uma nova Constituição no Brasil. Veja ainda algumas das conquistas obtidas com esse texto constitucional.
Câmara dos Deputados
Acesse o texto para conhecer sobre a Câmara dos Deputados, a casa que compõe a câmara baixa do Legislativo federal do sistema político brasileiro.
Governador
Clique aqui para entender o que é um governador. Veja as funções desse cargo no Brasil e como a população brasileira escolhe os seus governadores.
Presidente da República
Saiba o que significa ser presidente da república e quais as funções do cargo. Descubra como ocorre sua escolha e qual é a linha de sucessão presidencial no Brasil.
Qual a função do prefeito?
Clique no link para ler detalhes sobre as funções de um prefeito, como ele se elege e a história das prefeituras no Brasil.
Qual a função do vereador?
Clique aqui para saber mais sobre o cargo legislativo de vereador. Veja a história das Câmaras Municipais no Brasil, e conheça as funções de um vereador.
Senador
Clique e acesse para saber mais detalhes sobre os senadores, agentes políticos que atuam na Câmara Alta do Congresso Nacional. Entenda suas funções.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
Urna eletrônica
Clique aqui e saiba sobre a urna eletrônica, usada nas eleições brasileiras. Entenda como funciona e o sistema de segurança que possui.
video icon
Escrito"Revolução Francesa" sobre a tela A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, representando a Revolução Francesa.
História
Revolução Francesa
O professor Alexandre Fernandes aborda algumas das principais questões sobre a Revolução Francesa, processo revolucionário que marcou a história e deu início cronologicamente à Idade Contemporânea.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.