Whatsapp icon Whatsapp

Heliocentrismo

O heliocentrismo é uma teoria que defende que o Sol é o centro do Universo. Portanto, de acordo com a lógica dessa teoria astronômica, os planetas orbitam o Sol.
Vista do Sol no centro do Universo, conforme defende o heliocentrismo.
O heliocentrismo defende que o Sol é o centro do Universo.

O heliocentrismo é uma teoria que defende que o Sol é o centro do Universo. Essa teoria contraria o geocentrismo, que coloca a Terra como centro do Universo. Embora entrasse em contradição com alguns preceitos religiosos, o heliocentrismo passou a ser aceito de forma ampla pela comunidade internacional, especialmente a partir dos avanços científicos. Um dos principais defensores do heliocentrismo foi o pesquisador Nicolau Copérnico (1473-1543).

Saiba mais: Fatos curiosos sobre o Universo

Resumo sobre heliocentrismo

  • A teoria científica do heliocentrismo defende que o Sol é o centro do Universo e, consequentemente, do Sistema Solar.

  • O heliocentrismo foi desenvolvido em oposição ao geocentrismo, que defende que a Terra é o centro do Universo.

  • O surgimento do heliocentrismo deveu-se aos estudos astronômicos diversos, desde a Antiguidade, que buscavam comprovar a centralidade do Sol no Universo.

  • A teoria do heliocentrismo foi desenvolvida por meio de diversos estudos científicos e avanços tecnológicos na área astronômica.

  • Os pesquisadores Nicolau Copérnico (1473-1543) e Galileu Galilei (1564-1642) foram grandes defensores do heliocentrismo.

O que é o heliocentrismo?

O heliocentrismo é uma teoria astronômica que defende que o Sol é o centro do Universo. Ela foi postulada com base em estudos bastante antigos, datados da época da Antiguidade, que indicavam que o Sol era um corpo celeste que era o centro do Universo e, ainda, que os demais corpos celestes, como a Terra, orbitavam o Sol.

Como surgiu o heliocentrismo?

A teoria heliocêntrica surgiu por meio da obervação dos elementos da natureza e pela elaboração de complexos esquemas astronômicos, elaborados desde a Antiguidade.

Porém, foi somente com os estudos de Nicolau Copérnico (1473-1543) que o heliocentrismo adquiriu maior confiança científica internacional, servindo como base para estudos acadêmicos diversos, como os estudos de Galileu Galilei, que concordou com a teoria heliocêntrica de Copérnico após observar como Júpiter era orbitado por alguns satélites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o heliocentrismo foi aceito?

A teoria do heliocentrismo enfrentou forte resistência de diversos grupos da sociedade, com destaque para os religiosos, uma vez que os apontamentos realizados pelos pesquisadores do heliocentrismo entravam em contradição com os preceitos de diversas religiões. Galileu Galilei, por exemplo, foi forçado a negar publicamente as ideias de Copérnico e o modelo heliocêntrico.

O heliocentrismo passou a ser aceito somente mediante a evolução da ciência moderna, que por meio do avanço dos estudos acadêmicos e dos aparatos tecnológicos conseguiu provar de forma irrefutável que o Sol é o centro do nosso Sistema Solar.

Saiba também: Exoplanetas — os planetas que se encontram fora do nosso Sistema Solar

Diferenças entre heliocentrismo e geocentrismo

O heliocentrismo e o geocentrismo expõem visões diferentes sobre a concepção de mundo:

  • Heliocentrismo: defende que o Sol é o centro do Universo, ou seja, todos os corpos celestes do Sistema Solar orbitam o Sol.

  • Geocentrismo: defende que a Terra é o centro do Universo, assim a esfera terrestre é o ponto de referência dos corpos celestes, que orbitam esse planeta.

Vista espacial do Sol brilhando sobre o planeta Terra.
O geocentrismo, ao contrário do heliocentrismo, defende que a Terra é o centro do Universo.

Quem foi Nicolau Copérnico?

O pesquisador Nicolau Copérnico (1473-1543) é considerado um dos principais nomes da ciência moderna. Ela nasceu na Polônia, em 1473, e iniciou seus estudos na Universidade de Cracóvia. Posteriormente, foi acadêmico da Universidade de Bolonha.

A sua atuação profissional e acadêmica foi fundamental para diversos estudos no campo da Física e Astronomia, assim como para a modernização da ciência, pois ele realizou diversas contribuições para o aperfeiçoamento dos métodos científicos. Ele é considerado um dos principais precursores do heliocentrismo.

Exercícios resolvidos sobre heliocentrismo

Questão 1

(Uece) Galileu Galilei, acusado de subverter a filosofia aristotélica, foi processado e condenado pelo Tribunal do Santo Ofício e teve que abjurar de suas ideias em 22 de junho de 1633. Após 359 anos, o Papa João Paulo II, em seu discurso proferido para os participantes da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências, em 31 de outubro de 1992, redimiu o cientista. Assinale a alternativa que indica uma das causas da condenação de Galileu.

A) A tese de que o universo é infinito e da existência de outros planetas, nos quais existiria vida inteligente.

B) A interpretação de que a benção divina só é concedida para aqueles que têm fé, sendo tudo justificado por meio dela.

C) A incompatibilidade do heliocentrismo com os critérios de interpretação da Sagrada Escritura.

D) A ideia de que Deus, além de ser o organizador da natureza é, ao mesmo tempo, a própria natureza.

Resolução:

Alternativa C

O pesquisador Galileu Galilei, assim como Nicolau Copérnico, também defendia que o Sol era o centro do Universo. Essa teoria entrava em contradição com os preceitos das religiões cristãs, sendo o motivo da perseguição contra os referidos estudiosos.

Questão 2

O heliocentrismo é uma das concepções mais utilizadas pela sociedade para explicar o funcionamento das dinâmicas do Universo. Porém, por muitos anos, uma teoria defendia que a Terra era o centro do Universo. Essa teoria é chamada de

A) teocentrismo.

B) geocentrismo.

C) magnetismo.

D) teocracia.

Resolução:

Alternativa B

A teoria do geocentrismo defendia que o planeta Terra é o centro do Universo. Assim, os demais corpos celestes, incluindo o Sol, orbitariam a esfera terrestre.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.
Nicolau Copérnico: o sol como centro de tudo
Nicolau Copérnico, descobertas de Copérnico, história das esferas celestes, centro do cosmo, modelo coperniciano, movimento de rotação, teoria de Copérnico, corpos celestes, estrutura da astronomia moderna, Galileu Galilei, Isaac Newton, conhecimento atual sobre o Universo.
O interior da Terra
Conhecer o que existe no interior da Terra é um questionamento antigo, confira!
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).