Whatsapp icon Whatsapp

Inibidores e venenos de catalisador

Os inibidores são substâncias que diminuem a velocidade das reações e os anticatalisadores ou venenos de catalisador inibem a ação dos catalisadores.
Os conservantes mais comuns usados em cosméticos são os parabenos, como o propilparabeno mostrado acima
Os conservantes mais comuns usados em cosméticos são os parabenos, como o propilparabeno mostrado acima

Os catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade média de determinadas reações por alternar o mecanismo delas, provendo barreiras energéticas menores para a formação do complexo ativado sem serem consumidos na reação em que participam.

Assim, em muitas indústrias, os catalisadores são usados para acelerar reações que demorariam muito para formar pouca quantidade de produto. No entanto, pode acontecer do catalisador não funcionar como se gostaria, ocasionando problemas na produção. Geralmente, isso acontece em virtude da presença de substâncias denominadas de anticatalisadores, inibidores de catalisador ou, ainda, de veneno de catalisador.

Tais compostos realizam a inibição catalítica, ou seja, têm a propriedade de inibir ou anular a ação dos catalisadores na reação.

Por exemplo, o arsênio é um veneno de catalisador. Na produção da amônia (NH3), usa-se um processo conhecido como Haber-Bosch, que usa o ferro como catalisador. Também na combustão do SO2(g) para a produção do trióxido de enxofre (SO3(g)) usa-se a platina metálica (Pt(s)) como catalisadora. No entanto, se houver arsênio (As(s)) como impureza no meio desses dois processos, a ação catalítica da platina e do ferro é inibida.

O arsênio é um veneno de catalisador

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso da produção da amônia, infelizmente não há outro catalisador que seja vantajoso como o ferro. Mas, no caso da combustão do SO2(g), pode-se usar o pentóxido de divanádio (V2O5(s)) como catalisador no lugar da platina, pois ele é bem mais resistente à ação de anticatalisadores.

Agora, existem também substâncias que são chamadas apenas de “inibidores”, que são aquelas que têm um efeito contrário ao dos catalisadores, ou seja, diminuem a velocidade das reações, porque possuem a propriedade de aumentar a energia de ativação necessária para que os reagentes consigam formar o complexo ativado.

Nas indústrias, os inibidores são usados quando se quer, por exemplo, calcular a velocidade de reações muito rápidas ou, então, quando se deseja retardar determinadas reações.

Por exemplo, a decomposição de alimentos, bebidas, cosméticos, remédios e de outros produtos são reações que se deseja que ocorram o mais lentamente possível. Por isso, são adicionados conservantes, que são inibidores, tais como os parabenos, cujas estruturas são mostradas abaixo:

Estrutura de parabenos usados como conservantes de cosméticos: proprilparabeno e metilparabeno

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Autocatálise
Entenda como se processam as reações em que ocorre a autocatálise, na qual as substâncias que atuam como catalisadores são os próprios produtos.
Catalisadores
Saiba sobre a descoberta dos aceleradores de reações.
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Catálise Heterogênea
Aprenda o conceito de catálise heterogênea e veja também exemplos de sua utilização em nosso cotidiano, incluindo as reações que ocorrem nos catalisadores automotivos.
Catálise Homogênea
Conheça o processo de catálise homogênea, no qual o catalisador forma um sistema de uma única fase com os reagentes.
Cinética Química
Cinética Química, Reações Químicas, a função dos catalisadores, velocidade das reações, influência da pressão, influência da temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes.
Influência dos catalisadores na velocidade das reações
Entenda por que a presença de um catalisador acelera a velocidade com a qual se processa uma reação química e a sua ligação com a energia de ativação.
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!