2. Química
  3. Físico-Química
  4. Cinética Química
  5. Velocidade das reações químicas

Velocidade das reações químicas

A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores.

A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química. Esse estudo é importante porque é possível encontrar meios de controlar o tempo de desenvolvimento das reações, tornando-as mais lentas ou mais rápidas, conforme a necessidade.

Alguns dos fatores que interferem na velocidade das reações são:

* Temperatura: um aumento na temperatura provoca um aumento na velocidade das reações químicas, sejam elas endotérmicas ou exotérmicas, pois isso faz com que se atinja mais rápido o complexo ativado;

* Concentração: um aumento na concentração dos reagentes acelera a reação, pois haverá um maior número de partículas dos reagentes por unidade de volume, aumentando a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas entre elas;

* Pressão: Esse fator interfere unicamente em sistemas gasosos. O aumento da pressão aumenta também a rapidez da reação, pois deixa as partículas dos reagentes em maior contato;

* Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior a velocidade com que a reação se processa, pois, conforme explicado nos dois últimos itens, a reação depende do contato entre as substâncias reagentes;

* Catalisador: O uso de catalisadores específicos para determinadas reações pode acelerá-las. Essas substâncias não participam da reação em si, pois são totalmente regeneradas ao final dela.

Além desses fatores principais, a natureza dos reagentes e fatores externos como luz e eletricidade podem influenciar a velocidade de certas reações químicas. A natureza do reagente interfere porque quanto maior for o número de ligações dos reagentes que precisam ser rompidas para que a reação ocorra e também quanto mais fortes elas forem, mais lenta será a reação.

Já a luz influencia em reações fotoquímicas, em que há algum reagente fotoquimicamente ativo. Um exemplo é a fotossíntese, que não ocorre sem as radiações luminosas captadas pela clorofila das plantas — o pigmento responsável pela cor verde.

Outro exemplo é a decomposição da água oxigenada, que ocorre com maior rapidez se houver luz. É por isso que os frascos que contêm esse produto são sempre escuros ou opacos, impedindo a entrada de luminosidade.

Frasco opaco de água oxigenada

A velocidade média de uma reação química é determinada em função dos reagentes ou em função dos produtos. Basta usar a seguinte fórmula:

Vm = variação da concentração do reagente ou do produto

intervalo de tempo

Vm = ?[reagente ou produto]
                       ?t

ou

Vm = [final - inicial]

(tfinal - tinicial)

Se fizermos em relação a um reagente, teremos que acrescentar o sinal negativo na fórmula, pois, visto que os reagentes são consumidos durante o processo, a sua concentração final é menor que a inicial, por isso o resultado daria negativo.

Veja mais detalhes de como aplicar essas fórmulas no texto Cálculo da Velocidade Média de uma Reação.

A velocidade das reações é um fator importante a ser estudado

(UFMG) Dois recipientes contêm a mesma quantidade de H2SO4. No sistema I, coloca-se uma mola de ferro comprimida, no sistema II, outra mola, idêntica à primeira, mas não comprimida. Ambas são corroídas pelo ácido. Sobre esses sistemas, a afirmativa CORRETA é:

a) O sistema I, no estado final, terá mais ligações químicas do que o sistema II.

b) As espécies químicas do sistema I ficam mais aglomeradas do que as do sistema II.

c) A temperatura final do sistema I é mais alta do que a do sistema II.

d) O rendimento da reação do sistema I é mais alto do que o do sistema II.

e) A concentração final da solução do sistema I é maior do que a do sistema II.

Um químico realizou em laboratório alguns experimentos com o intuito de observar a velocidade em que uma solução aquosa do ácido HBr reagia com o magnésio metálico. Para isso, foram contadas, durante 20 segundos, as bolhas referentes à produção de gás hidrogênio logo após os reagentes serem misturados.

Na execução dos experimentos, foi utilizado o mesmo material metálico (magnésio), o mesmo volume de uma solução de HBr e a mesma massa do metal magnésio. Os critérios que sofreram alteração ao longo do experimento foram a forma de apresentação do magnésio (barra ou pedaços pequenos) e a temperatura. A tabela abaixo indica todas as condições utilizadas em cada experimento:

Assinale a alternativa que apresenta os experimentos na ordem crescente do número de bolhas observado.

a) B, A, C

b) C, B, A

c) A, B, C

d) B, C, A

e) nda.

As pilhas e baterias, sem as quais não conseguimos viver, são resultantes dos estudos da Eletroquímica
Eletroquímica
Introdução ao estudo da Eletroquímica — um ramo da Química que estuda os processos que ocorrem nas pilhas e na eletrólise.
A cinética química estuda a velocidade na qual as reações se processam e os fatores relacionados a isso
Cinética Química: introdução ao estudo da velocidade das reações
Conheça o objeto de estudo da Cinética Química e a sua importância para a indústria e para o nosso cotidiano.
Reação de autocatálise do cobre com o ácido nítrico
Autocatálise
Entenda como se processam as reações em que ocorre a autocatálise, na qual as substâncias que atuam como catalisadores são os próprios produtos.
O sangue humano precisa estar com o pH em torno de 7,4
Alcalose e Acidose no organismo humano
Entenda como o sangue atua como solução-tampão, impedindo que ocorram casos de alcalose e acidose no organismo e mantendo seu pH estável.
Cada solução-tampão atua num determinado pH
pH e pOH de solução-tampão
Veja como é feito o cálculo do pH e do pOH de uma solução-tampão.
Na titulação, usa-se uma solução com concentração conhecida, que fica na bureta (ilustração), para descobrir a concentração de outra solução
Titulação ácido-base
Neste texto, você verá o que é uma titulação ácido-base, o passo a passo de como realizá-la em laboratório e como proceder com os cálculos.
Imagem de Jacobus Henricus van 't Hoff Júnior, o cientista que estudou os efeitos coligativos e relacionou como calcular a pressão osmótica
Determinação da pressão osmótica
Aprenda a calcular a pressão osmótica para as soluções moleculares e iônicas.
Os conservantes mais comuns usados em cosméticos são os parabenos, como o propilparabeno mostrado acima
Inibidores e venenos de catalisador
Entenda qual é a ação dos inibidores e dos venenos de catalisadores ou anticatalisadores, muito presentes em reações feitas nas indústrias.
A pressão exercida pelo peso sobre os gases afeta a velocidade da reação química entre eles
Influência da pressão na velocidade das reações
Veja qual é a influência da pressão na velocidade das reações químicas que envolvem gases.
A queima do carvão exemplifica uma reação elementar
Expressão da velocidade de uma reação química
Conheça todas as regras utilizadas para a determinação da expressão da velocidade de uma reação química.
Exemplos de tópicos fundamentais de Cinética Química
Tópicos fundamentais sobre Cinética Química
Clique e tenha acesso aos tópicos fundamentais sobre Cinética Química que mais são abordados nos vestibulares e no Enem.
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.
Cinética Química
Cinética Química, Reações Químicas, a função dos catalisadores, velocidade das reações, influência da pressão, influência da temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes.
Como acelerar uma reação?
Catalisadores
Saiba sobre a descoberta dos aceleradores de reações.
A superfície de contato da palha de aço é maior, por isso ela enferruja mais rápido que o prego
Influência da superfície de contato na velocidade das reações
Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rapidamente ocorre a reação química.
A partir de uma reação do gás ozônio você poderá aprender a calcular a velocidade média de reações químicas
Cálculo da Velocidade Média de uma Reação
Aprenda a calcular a velocidade média de uma reação química em relação à variação da quantidade de reagentes ou de produtos e também a velocidade média global.
Calcular a velocidade instantânea e a velocidade média de reações químicas é importante principalmente nas indústrias químicas
Velocidade instantânea em uma reação química
Aprenda a calcular a velocidade instantânea, que corresponde à velocidade da reação num intervalo de tempo muito pequeno.
A catalase é uma enzima presente no sangue e na batata que acelera a decomposição do peróxido de hidrogênio
Influência dos catalisadores na velocidade das reações
Entenda por que a presença de um catalisador acelera a velocidade com a qual se processa uma reação química e a sua ligação com a energia de ativação.
O estudo da velocidade das reações se baseia na análise gráfica
Análise Gráfica da Velocidade das Reações
Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.
Os relâmpagos fornecem a energia de ativação necessária para que ocorra a reação entre os gases oxigênio e nitrogênio na atmosfera
Energia de Ativação e Complexo Ativado
Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.
Um aumento na concentração do oxigênio provoca um aumento na velocidade da reação de combustão da palha de aço
Influência da Concentração na Velocidade das Reações
Entenda por que quando se aumenta a concentração dos reagentes isso resulta em uma maior velocidade na maioria das reações químicas.
A ordem da reação é dada pelos valores dos expoentes, que só podem ser determinados com precisão por meio de experimentos
Ordem de uma Reação
Entenda do que se trata a ordem de uma reação, que é determinada pelos expoentes (obtidos experimentalmente) das concentrações dos reagentes na lei da velocidade.
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.
Para que a reação de combustão entre o gás propano e o oxigênio do ar se inicie, é necessário fornecer a energia de ativação
Condições para a ocorrência de reações químicas
Entenda quais são os fatores que influenciam a ocorrência de reações químicas e como isso interfere na velocidade de cada uma.