Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reações de simples troca com metais

Reações de simples troca com metais

As reações de simples troca com metais são métodos de obtenção de metais puros, sais ou gás hidrogênio a partir do deslocamento provocado por essa substância em um cátion.

Reações de simples troca com metais, ou reações de deslocamento, é um fenômeno químico que pode ocorrer quando um metal é colocado em um mesmo recipiente que um sal ou um ácido, o que pode formar compostos químicos, como:

Essas reações são chamadas de reações de deslocamento ou simples troca com metais, pois ocorre a troca de posição do metal (W), que é colocado para reagir com o cátion (H ou Y) do outro reagente (ácido-HX ou sal-YX), como podemos observar na equação geral a seguir:

W + HX → WX + H2

ou

W + YX → WX + Y

Fila de reatividade para os metais

Para que o metal colocado para reagir desloque o cátion do outro reagente, é fundamental que ele seja mais eletropositivo que o cátion. Caso contrário, a reação de simples troca não ocorre.

A seguir, temos uma fila decrescente de eletropositividade por meio da qual podemos determinar se uma reação de simples troca entre metais pode ocorrer ou não:

Ordem decrescente de eletropositividade de elementos capazes de formar cátions
Ordem decrescente de eletropositividade de elementos capazes de formar cátions

Reações de simples troca com metais e sais

Uma reação de simples troca entre um metal e um sal ocorre quando o metal é mais eletropositivo que o cátion que forma o sal:

W + YX → WX + Y

Assim, os produtos formados nesse tipo de reação podem ser um novo sal e um composto metálico, como podemos observar nos seguintes exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1º Exemplo: reação entre o sódio metálico e o iodeto de prata.

Na(s) + AgI → NaI + Ag(s)

Como o sódio é mais eletropositivo que a prata, ele deve deslocá-la, passando a ligar-se ao iodeto (I-1), e formará o iodeto de sódio (NaI). Já a prata deslocada estará na forma metálica.

2º Exemplo: reação entre o cobre metálico e o sulfato de magnésio.

Cu(s) + MgSO4

Como o cobre não é mais eletropositivo que o magnésio, não ocorre o deslocamento entre eles e, consequentemente, não será formado o sal com o cobre e o magnésio metálico.

Reações de simples troca com metais e ácidos

Uma reação de simples troca entre um metal e ácido ocorre quando o metal é mais eletropositivo que o cátion presente no ácido:

W + HX → WX + H2(g)

Assim, os produtos formados nesse tipo de reação podem ser um novo sal e o gás hidrogênio, como podemos observar nos seguintes exemplos:

1º Exemplo: reação entre o zinco metálico e o ácido sulfídrico.

Zn(s) + H2S→ ZnS + H2(g)

Como o zinco é mais eletropositivo que hidrogênio, ele deve deslocá-lo, passando a ligar-se ao sulfeto (S-2), e formará o sulfeto de zinco (ZnS). Já o hidrogênio deslocado estará na sua forma molecular H2, a qual, à temperatura ambiente, encontra-se na fase gasosa.

2º Exemplo: reação entre o ouro metálico e o ácido clorídrico.

Au(s) + HCl →

Como o ouro não é mais eletropositivo que hidrogênio, não haverá o deslocamento entre eles e, consequentemente, não ocorrerá a formação do sal e do gás hidrogênio.

O gás hidrogênio pode ser obtido em uma reação de simples troca entre metais
O gás hidrogênio pode ser obtido em uma reação de simples troca entre metais
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Airbag inflado de gás nitrogênio.
Classificação das Reações Químicas
Reação de análise, reação de decomposição, Reação de simples troca, reação de deslocamento, Reação de síntese, reação de formação, Reação de dupla troca, reações químicas, airbags, lâmina de zinco, solução aquosa de ácido clorídrico, flashes fotográficos descartáveis, ácido sulfúrico, hidróxido de bário, sulfato de bário, foguetes sinalizadores.
Reatividade dos metais
Com quais classes de substâncias os metais reagem?
A reação entre água de cloro e iodeto de potássio ocorre porque o cloro é um ametal mais reativo que o iodo
Reatividade dos Ametais
Conheça a fila de reatividade dos ametais, que pode ajudá-lo a prever se determinada reação de oxirredução ocorrerá ou não.
Reação do sódio na água rompe o recipiente de vidro*
Reatividade dos metais com água e bases
Conheça as reações de metais com água e com bases, veja como elas ocorrem e que produtos são formados a partir delas.
Reatividade de metais com ácidos
Com base na fila de reatividade dos metais, veja como podemos saber se determinado metal irá reagir ou não com ácidos.