Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de concentração

Os tipos de concentração envolvem diferentes unidades de medida e os principais são: a concentração comum, a molaridade, o título e a molalidade.
Siglas das principais formas de concentração de uma solução
Siglas das principais formas de concentração de uma solução

A concentração de uma solução (mistura homogênea) é a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente. Como as quantidades de soluto e solvente são especificadas em unidades de medida diferentes, dizemos que existem tipos de concentração distintos.

Assim, para determinar o tipo de concentração que a solução apresenta, é necessário conhecer as unidades de medida de todos os seus participantes (soluto e solvente).

OBS.: Convencionou-se que qualquer dado referente ao soluto utilize o índice 1; para o solvente, índice 2; e para a solução, nenhum índice.

Veja as formas e fórmulas necessárias para o cálculo do tipo de concentração envolvendo massa e volume.

É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa do soluto (m1) e o volume da solução (V), como podemos observar na expressão a seguir:

C = m1
     V

A unidade utilizada, rotineiramente, é g/L – isso quando a massa do souto estiver em gramas e o volume estiver em litros (L).

  • Densidade (d)

É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa (m) e volume (V), como podemos observar na expressão a seguir:

d =
     V

Como a massa da solução é a resultante da soma (m1 + m2) da massa do soluto e da massa do solvente (m2) e o volume da solução é resultante da soma (V1 + V2) do volume do soluto e do volume do solvente (V2), podemos reescrever a fórmula da seguinte maneira:

d = m1 + m2
      V1 + V2

A unidade utilizada em densidade, rotineiramente, é g/mL, isso quando a massa estiver em gramas e o volume estiver em mililitros (mL).

É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona o número de mol do soluto (n1) e o volume da solução (V), como podemos observar na expressão a seguir:

M = n1
     V

OBS.: O volume da solução, na concentração em quantidade de matéria, é sempre trabalhado na unidade litro (L).

Como o número de mol do soluto é o resultado da divisão entre a massa do soluto e a massa molar do soluto (M1), temos:

n1 = m1
       M1

Podemos substituir o n1 na fórmula da molalidade pela fórmula dele, da seguinte forma:

M =   m1   
      M1.V

  • Título em massa (T)

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Título em volume é a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa do soluto (m1) com a massa da solução (m), como na expressão a seguir:

T = m1
    m

OBS.: O título em massa não apresenta unidade de medida por se tratar de uma divisão de massas com a mesma unidade, ou seja, anulam-se.

Como a massa da solução é resultante da soma (m1 + m2) da massa do soluto com a massa do solvente (m2), podemos reescrever a fórmula do título em massa da seguinte maneira:

T =   m1   
     m1 + m2

  • Título em volume (Tv)

Título em volume é a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona o volume ocupado pelo soluto (V1) e o volume da solução (V), como na expressão a seguir:

Tv = V1
      V

OBS.: O título em volume não apresenta unidade de medida por se tratar de uma divisão de volumes com a mesma unidade, ou seja, anulam-se.

Como o volume da solução é resultante da soma (V1 + V2) do volume do soluto com o volume do solvente (V2), podemos reescrever a fórmula do título em volume da seguinte maneira:

Tv =    V1   
       V1 + V2

É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona o número de mol do soluto (n1) e a massa do solvente (m2), como podemos observar na expressão a seguir:

W = n1
       m2

OBS.: A massa do solvente, na molalidade, é sempre trabalhada na unidade quilograma (Kg).

Como o número de mol do soluto é o resultado da divisão entre a massa do soluto e a massa molar do soluto, temos:

n1 = m1
       M1

Podemos substituir o n1 na fórmula da molalidade pela fórmula dele, da seguinte maneira:

W =    m1   
       M1.m2

  • Partes por milhão (ppm), bilhão (ppb) ou trilhão (ppt)

É uma modalidade de concentração que relaciona uma parte do soluto com um milhão, um bilhão ou um trilhão de partes do solvente. Veja a representação de cada componente:

a) ppm

ppm =        1 parte          
         1000000 de partes

b) ppb

ppb=           1 parte             
       1000000000 de partes

c) ppt

ppmt =              1 parte               
          1000000000000 de partes

Publicado por Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Concentração Comum
A concentração comum (C) é uma grandeza quantitativa que relaciona a massa do soluto que está presente em determinado volume da solução.
Concentração de soluções químicas em ppm
Entenda o que é a concentração em ppm (partes por milhão), como realizar seu cálculo e confira exemplos do cotidiano que usam essa grandeza.
Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.
Misturas
Saiba mais sobre o conceito de misturas e algumas curiosidades, os tipos e os principais processos de separação para cada um deles.
Molalidade de uma solução química
Conheça o conceito de molalidade, uma concentração em quantidade de matéria por massa muito usada quando há variação da temperatura das soluções.
Relações entre tipos de concentração das soluções
Conheça as relações que podem ser feitas entre as concentrações das soluções e como você pode utilizá-las na hora de resolver as questões.
Solubilidade e Saturação
Nesse texto você verá o que são soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas e conceitos relacionados à solubilidade e à saturação de soluções químicas.
Soluções
Clique aqui e fique por dentro do nosso conteúdo sobre soluções! Aproveite e teste seus conhecimentos respondendo a exercícios sobre o tema!
Tipos de dispersões
Entenda o que são dispersões, como classificá-las de acordo com o tamanho das partículas dispersas e quais fatores diferenciam as soluções, as dispersões coloidais e as suspensões.
Título ou Porcentagem em massa de uma solução
Aprenda a calcular o título ou a porcentagem em massa e em volume de uma solução, isto é, a medida que relaciona a massa ou o volume do soluto com a solução.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.