Whatsapp icon Whatsapp

Carta de solicitação

A carta de solicitação é um texto contendo um pedido do destinatário ao remetente, tratando de uma necessidade daquele, tendo como principal característica a argumentação.
A carta de solicitação é usada na intenção de pedirmos ajuda a alguma autoridade para resolução de determinado problema.
A carta de solicitação é usada na intenção de pedirmos ajuda a alguma autoridade para resolução de determinado problema.

A carta de solicitação é um gênero textual que apresenta um pedido ou reivindicação a alguma autoridade capaz de solucionar o problema. Ela possui tom amigável e ameno e tem como base o uso da argumentação.

A estrutura da carta de solicitação é similar aos demais modelos de carta, apresentando diferença apenas quanto ao seu objetivo. Em relação a seu destinatário, as cartas de solicitação geralmente são direcionadas a autoridades escolares, governamentais e outras, capazes de atenderem os pedidos feitos.

Leia também: Carta argumentativa — o tipo de carta de teor majoritariamente argumentativo

Resumo sobre carta de solicitação

  • A carta de solicitação é um texto direcionado a alguém ou a um grupo específico.

  • Ela difere das demais cartas no quesito objetivo. Apresenta como foco a realização de um pedido a uma autoridade para tratar de um problema.

  • A argumentação é o principal elemento da carta de solicitação, pois é por meio dela que se pretende persuadir o destinatário.

  • A carta de solicitação apresenta tom mais ameno e menos crítico do que a carta de reclamação.

Videoaula sobre carta de solicitação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os objetivos da carta de solicitação?

Assim como todos os gêneros de carta, a carta de solicitação é um texto direcionado especificamente a alguém ou a algum grupo a fim de tratar de determinado assunto. Sua estrutura é similar à das demais cartas (carta pessoal, carta aberta etc.), isto é, ela apresenta cabeçalho, vocativo, introdução, desenvolvimento, conclusão, despedida e assinatura.

No entanto, a carta de solicitação difere das demais em seu objetivo. Ela tem como intenção fazer um pedido e exigir uma ação, isto é, persuadir seu destinatário quanto às suas reivindicações. Nesse sentido, a carta de solicitação deve ser destinada a alguém competente para tratar do problema. Por exemplo, se há algum problema estrutural em algum bairro da cidade, a autoridade competente a ser buscada será o prefeito.

Leia também: Carta de leitor — gênero textual argumentativo presente em diversos meios de comunicação

Estrutura e características da carta de solicitação

Por se tratar de um pedido ou reivindicação a alguém, a carta de solicitação tem como principal elemento a argumentação. Ela é usada no intuito de convencer e persuadir o destinatário acerca de sua demanda.

Do ponto de vista estrutural, a carta de solicitação organiza-se da seguinte forma:

  • Cabeçalho: onde deve constar local e data.

  • Vocativo: trata-se do chamamento da autoridade, geralmente acompanhado de seu cargo. Por exemplo, “Prezado diretor”, “Excelentíssimo Senhor prefeito” etc.

  • Introdução: aqui, o remetente deve fazer uma breve apresentação de si mesmo ao seu emissor.

  • Desenvolvimento: onde são apresentados os motivos da carta, bem como os argumentos fundamentais para persuadir o leitor.

  • Conclusão: trata-se de um encerramento, reforçando a importância do pedido.

  • Despedida: geralmente enunciada por “atenciosamente” ou “cordialmente”.

  • Assinatura: identificação do remetente.

Como escrever uma carta de solicitação

Para escrever uma carta de solicitação, é preciso ter claros os seguintes pontos:

1) a reivindicação ser feita;

2) quem é a pessoa competente para a resolução do problema;

3) os argumentos a serem utilizados visando a persuasão do leitor.

A carta segue o modelo abaixo:

LOCAL E DATA (“Goiânia, 11 de setembro de 2021”)

VOCATIVO (“Prezado Sr. diretor”)

INTRODUÇÃO (apresentação do remetente e do assunto)

DESENVOLVIMENTO (motivo da carta e argumentos)

CONCLUSÃO (encerramento e reforço do pedido)

DESPEDIDA (“Atenciosamente,”)

___________________

ASSINATURA

Exemplo de carta de solicitação

Cidade Z, 20 de novembro de 2021.

Excelentíssimo Senhor prefeito,

Me chamo Olívio e sou morador do setor X há mais de 40 anos. Não só eu como toda a minha família fomos criados e crescemos no bairro. Sendo assim, posso dizer que conhecemos muito bem a área e vivemos todas as transformações locais possíveis.

No início de 2020, o prefeito anterior havia iniciado uma obra de restauração dos parques e das principais ruas da região. O projeto era promissor e fez com que toda a população daqui, inclusive eu e minha família, comemorasse, pois de fato todos concordamos que a área precisava de reformas. As vias estavam destruídas pela chuva e pelo excesso de veículos pesados que aqui circulavam. Contudo, próximo do término do mandato, ele parou as obras por razões as quais desconheço.

O meu pedido é muito simples: gostaria de solicitar a retomada das obras para que eu, minha família e meus colegas moradores possamos desfrutar de um espaço agradável, como vários outros locais da cidade. Sabemos que sua posse será apenas no ano seguinte e entendemos que há uma série de trabalhos a serem realizados, mas acreditamos que o senhor pode dar continuidade a esse projeto.

Gostaria de encerrar dizendo, mais uma vez, o quanto essa obra é importante. O que pedimos é apenas que seja retomada a proposta inicial. Acredito que com um bom planejamento ela possa ser concluída em poucos meses, visto que muito foi adiantado na gestão anterior. Já vimos os excelentes trabalhos feitos em pouco tempo de mandato e confiamos em sua capacidade. Contamos com o senhor em breve, quem sabe aqui, na inauguração de nosso novo parque.

Atenciosamente,

Olívio.

Leia também: Manifesto — gênero textual utilizado para expressar uma opinião ou crítica a um grande público

Diferença entre carta de reclamação e solicitação

A carta de solicitação visa realizar um pedido a uma autoridade. O emissor precisa de ajuda para a resolução de um problema, e a carta é uma tentativa de estabelecer um diálogo para solucionar a questão. Já a carta de reclamação apresenta um tom mais crítico, visto que o seu remetente está se sentido prejudicado.

No exemplo acima, mais especificamente no último parágrafo da carta, o remetente tece uma série de elogios ao recém-eleito prefeito da cidade e conta com ele para resolver um problema deixado pela gestão anterior. Esse tom amigável é um dos elementos que configuram uma carta de solicitação, o que não ocorre na carta de reclamação. Para saber mais sobre essa outra modalidade, leia: Carta de reclamação

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira

Artigos Relacionados

A carta aberta é uma forma de participar do debate público.
Carta aberta
Carta aberta é um gênero textual voltado para um grande público. Nele, o autor opina a fim de convencer seu destinatário sobre um tópico ou uma reivindicação.
Carta argumentativa
Aprenda mais sobre carta argumentativa e prepare-se para redigir com excelência este gênero discursivo tão presente em processos seletivos.
A carta de leitor é um gênero textual utilizado para expressar opiniões
Carta de leitor
Saiba o que é a carta de leitor, como se estrutura esse gênero textual argumentativo e qual é a sua função nos meios de comunicação em que se encontra.
Carta de reclamação
Conheça o gênero textual carta de reclamação e aprenda qual a sua estrutura, suas principais características e como usá-lo no cotidiano.
video icon
Biologia
Chikungunya
A febre chikungunya é mais uma das doenças transmitidas por mosquitos, no caso, o Aedes aegypti. Sua primeira identificação no Brasil foi em 2014, e desde então vem causando pequenos surtos e epidemias locais. Como é muito parecida com a dengue e a zika, infelizmente, é subnotificada e pode deixar sequelas quando não tratada corretamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas