Whatsapp icon Whatsapp

Texto injuntivo

O texto injuntivo é um tipo de texto que consiste em instruir o público-alvo sobre a realização de determinadas ações.
Ilustração de um megafone apontando em direção a uma bolha de fala com o escrito “texto injuntivo” sobre um fundo amarelo.
O texto injuntivo é muito comum em nosso cotidiano, principalmente em manuais de instruções, receitas e textos religiosos ou motivacionais.

O texto injuntivo consiste em uma tipologia textual marcada pelo uso de verbos no imperativo, indicativo com sujeito indeterminado ou infinitivo. Ele tem como principal função instruir e sugerir determinadas ações ao seu leitor.

Por se tratar de uma tipologia textual, é comum encontrarmos diversos textos que usam injunção, como as receitas culinárias, os manuais de instruções e os textos de natureza motivacional (autoajuda).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Texto narrativo — o tipo textual que conta ações de personagens em determinado espaço e tempo

Videoaula sobre injunção

O que é texto injuntivo?

O texto injuntivo é uma tipologia textual que serve para instruir ou sugerir ações ao leitor, possuindo como principal elemento uma explicação ou método que esclarece o passo a passo de uma ação a ser realizada. Assim, o texto injuntivo não se dispõe apenas a transmitir uma série de informações, mas sim a instruir o público-alvo.

Características e estrutura do texto injuntivo

É comum identificarmos no texto injuntivo:

  • o uso de linguagem simples e objetiva, a fim de ajudar na compreensão do texto;

  • a presença de verbos no modo imperativo e, em outros momentos e com menor frequência, o uso de verbos no modo indicativo com sujeito indeterminado ou no infinitivo;

  • o foco na explicação sobre uma ação ou conteúdo.

O texto injuntivo geralmente apresenta uma estrutura dividida em tópicos. Porém, é válido lembrar que, a depender do gênero textual, ele pode sofrer alterações em sua composição estrutural. Por exemplo, um manual de instruções é predominantemente injuntivo e apresenta distinções em relação a um texto religioso, também injuntivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gêneros textuais e textos injuntivos

Há uma diversidade de gêneros textuais que apresentam, em sua construção, predominância de elementos injuntivos. A seguir, listamos alguns deles.

  • Receitas culinárias: esse gênero contém uma diversidade de instruções, com o intuito de ajudar o leitor a fazer uma receita. Com um simples e direto passo a passo, somos instruídos em relação às etapas a serem seguidas.

  • Textos religiosos: nas produções de cunho religioso, os leitores são instruídos por uma autoridade religiosa a seguirem certas condutas.

  • Receitas médicas: a prescrição médica contém uma breve instrução sobre o uso de um medicamento. Assim, ela também se encaixa nos gêneros que utilizam de maneira predominante a injunção.

Há ainda uma série de outros textos em que predomina a injunção, como, por exemplo, os livros de autoajuda, os manuais de instrução e os guias de viagens.

Saiba mais: Texto expositivo — o tipo textual que se dedica a apresentar um assunto

Exemplos de texto injuntivo

→ Receita de cozinha

Pudim de leite condensado

Ingredientes:

Para a calda:

1 xícara (chá) de açúcar

1/3 de xícara (chá) de água

Para a massa:

1 embalagem de leite condensado

1 xícara de leite

4 ovos inteiros

Modo de preparo da calda:

Em uma panela, misture a água e o açúcar até que eles formem uma calda.

Unte uma forma com a calda e reserve.

Modo de preparo da massa:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma caramelizada.

Leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos.

Desenforme e sirva.

→ Frases de autoajuda

Deixe para trás o que não te leva para frente!

Viva simples, sonhe grande, seja grato, dê amor e ria muito!

Vai! Se der medo, vai com medo mesmo!

Texto injuntivo x texto prescritivo

A diferença entre injunção e prescrição está no objetivo que cada uma pretende atingir. O texto injuntivo tem caráter de sugestão, recomendação. Por outro lado, demanda-se o cumprimento da normativa estabelecida no texto prescritivo. Em resumo, o texto injuntivo não exige que se faça o que foi dito. Já o cumprimento do que foi expresso no texto prescritivo é uma regra.

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Texto injuntivo

Texto injuntivo e texto prescritivo
Quando a finalidade discursiva se define por um caráter instrucional, o texto se classifica em injuntivo e prescritivo. Conheça-os em apenas um clique!
Textos Instrucionais
Conheça um pouco mais sobre este gênero textual clicando aqui!
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.