Whatsapp icon Whatsapp

Textos injuntivos

Os textos injuntivos se caracterizam por aqueles cuja natureza é instrucional
Os textos injuntivos se caracterizam por aqueles cuja natureza é instrucional

Que tal, prezado(a) usuário(a), se começássemos partindo de exemplos bem práticos, cotidianos, para que você realmente compreenda acerca do porquê de estarmos “ocupando” este espaço pedagógico, cujo intuito é cuidarmos do seu conhecimento, estreitando laços entre ele e as situações de produção escrita que você, sem nenhuma dúvida, irá compartilhar?

Pois bem, comecemos perguntando acerca de qual atitude resolve adotar quando se sente questionado (a) sobre como fazer uso daquele aparelho eletrônico que você não se mostra capaz de manuseá-lo? Como se sente na necessidade de ingerir um medicamento, mas que não tem ciência de sua posologia? Como procede quando vai prestar um concurso e precisa conhecer os procedimentos a serem adotados?

Tudo isso, realmente crendo, trata-se de circunstâncias comunicativas das quais fazemos parte cotidianamente e, em se tratando da modalidade escrita da linguagem - alvo maior dos intentos a que nos propomos –, todas elas se definem mediante características linguísticas próprias. Nesse sentido, retomando os exemplos anteriores, respectivamente recorremos ao manual de instrução, à bula do remédio e ao edital, cujas finalidades discursivas se demarcam por somente um intento: o de nos instruir acerca das atitudes que devemos tomar diante daquilo que desejamos atingir.

Assim, partindo de tais prerrogativas, é que desejamos imensamente que você conheça alguns dos gêneros textuais que se encaixam nessa modalidade de comunicação, aqui representada pelo caráter injuntivo. Não querendo antecipar muito, mas é bem possível que você descubra acerca do porquê de muitos deles, como é o caso do guia turístico, da receita culinária, caracterizarem-se como tais.

Não perder essa imperdível oportunidade é o convite que temos a lhe fazer, por isso, clique e confira tudo isso e muito mais!!!

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Textos injuntivos

Segundo características definidas, os textos de natureza instrucional podem se classificar em injuntivo e prescritivo
Texto injuntivo e texto prescritivo
Quando a finalidade discursiva se define por um caráter instrucional, o texto se classifica em injuntivo e prescritivo. Conheça-os em apenas um clique!
Textos Instrucionais
Conheça um pouco mais sobre este gênero textual clicando aqui!
video icon
Português
Aprenda a usar os porquês de uma vez por todas!
No que se refere à ortografia, certamente o uso dos porquês é um dos assuntos que mais geram dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Afinal, quando utilizar “por que” separadamente, “porque” juntamente ou “por quê” e “porquê” de forma acentuada? Nesta videoaula, esclareceremos, de uma vez por todas, o emprego mais adequado dessas palavras.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.