Texto injuntivo
O texto injuntivo consiste em uma tipologia textual marcada pelo uso de verbos no imperativo, indicativo com sujeito indeterminado ou infinitivo. Ele tem como principal função instruir e sugerir determinadas ações ao seu leitor.
Por se tratar de uma tipologia textual, é comum encontrarmos diversos textos que usam injunção, como as receitas culinárias, os manuais de instruções e os textos de natureza motivacional (autoajuda).
Leia também: Texto narrativo — o tipo textual que conta ações de personagens em determinado espaço e tempo
Videoaula sobre injunção
O que é texto injuntivo?
O texto injuntivo é uma tipologia textual que serve para instruir ou sugerir ações ao leitor, possuindo como principal elemento uma explicação ou método que esclarece o passo a passo de uma ação a ser realizada. Assim, o texto injuntivo não se dispõe apenas a transmitir uma série de informações, mas sim a instruir o público-alvo.
Características e estrutura do texto injuntivo
É comum identificarmos no texto injuntivo:
-
o uso de linguagem simples e objetiva, a fim de ajudar na compreensão do texto;
-
a presença de verbos no modo imperativo e, em outros momentos e com menor frequência, o uso de verbos no modo indicativo com sujeito indeterminado ou no infinitivo;
-
o foco na explicação sobre uma ação ou conteúdo.
O texto injuntivo geralmente apresenta uma estrutura dividida em tópicos. Porém, é válido lembrar que, a depender do gênero textual, ele pode sofrer alterações em sua composição estrutural. Por exemplo, um manual de instruções é predominantemente injuntivo e apresenta distinções em relação a um texto religioso, também injuntivo.
Gêneros textuais e textos injuntivos
Há uma diversidade de gêneros textuais que apresentam, em sua construção, predominância de elementos injuntivos. A seguir, listamos alguns deles.
-
Receitas culinárias: esse gênero contém uma diversidade de instruções, com o intuito de ajudar o leitor a fazer uma receita. Com um simples e direto passo a passo, somos instruídos em relação às etapas a serem seguidas.
-
Textos religiosos: nas produções de cunho religioso, os leitores são instruídos por uma autoridade religiosa a seguirem certas condutas.
-
Receitas médicas: a prescrição médica contém uma breve instrução sobre o uso de um medicamento. Assim, ela também se encaixa nos gêneros que utilizam de maneira predominante a injunção.
Há ainda uma série de outros textos em que predomina a injunção, como, por exemplo, os livros de autoajuda, os manuais de instrução e os guias de viagens.
Saiba mais: Texto expositivo — o tipo textual que se dedica a apresentar um assunto
Exemplos de texto injuntivo
→ Receita de cozinha
Pudim de leite condensado Ingredientes: Para a calda: 1 xícara (chá) de açúcar 1/3 de xícara (chá) de água Para a massa: 1 embalagem de leite condensado 1 xícara de leite 4 ovos inteiros Modo de preparo da calda: Em uma panela, misture a água e o açúcar até que eles formem uma calda. Unte uma forma com a calda e reserve. Modo de preparo da massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma caramelizada. Leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos. Desenforme e sirva. |
→ Frases de autoajuda
Deixe para trás o que não te leva para frente! Viva simples, sonhe grande, seja grato, dê amor e ria muito! Vai! Se der medo, vai com medo mesmo! |
Texto injuntivo x texto prescritivo
A diferença entre injunção e prescrição está no objetivo que cada uma pretende atingir. O texto injuntivo tem caráter de sugestão, recomendação. Por outro lado, demanda-se o cumprimento da normativa estabelecida no texto prescritivo. Em resumo, o texto injuntivo não exige que se faça o que foi dito. Já o cumprimento do que foi expresso no texto prescritivo é uma regra.