Bicho-pau

Bicho-pau é um inseto que possui corpo alongado que lembra um galho ou um graveto. Ele faz parte da ordem Phasmatodea.
O bicho-pau é o nome popular dado a um inseto que se assemelha a um graveto.

Bicho-pau é o nome dado a diferentes espécies de insetos pertencentes à ordem Phasmatodea. Como o nome sugere, esses indivíduos apresentam corpo que se assemelha a um galho ou um graveto, o que os auxilia na camuflagem. Esses animais possuem um corpo comprido, um par de antenas e três pares de pernas. A maioria das espécies realiza reprodução do tipo sexuada, entretanto, é possível encontrar algumas capazes de realizar partenogênese. Determinadas espécies são criadas como animais de estimação.

Saiba mais: Piolho — um tipo de inseto parasita que estabelece uma relação desarmônica com os seres humanos

Resumo sobre bicho-pau

  • O bicho-pau é um inseto pertencente à ordem Phasmatodea.

  • Existem diferentes espécies de bicho-pau, mas, de maneira geral, esses animais caracterizam-se por possuírem corpo alongado, pernas finas e se assemelharem a um graveto.

  • Contam com grande capacidade de camuflagem.

  • A maioria das espécies apresenta dimorfismo sexual, de modo que, em algumas delas, o macho diferencia-se da fêmea por ser menor e possuir asas, por exemplo.

  • Esses animais se alimentam de folhas.

  • Os bichos-pau podem se reproduzir de maneira sexuada ou de maneira assexuada, por partenogênese.

Características do bicho-pau

Também conhecido como mané-magro ou treme-treme, o bicho-pau é um animal pertencente à ordem Phasmatodea. Essa ordem inclui mais de 3000 espécies, as quais podem ser encontradas praticamente em todo o mundo, porém são predominantes em regiões tropicais.

Os bichos-pau são insetos, possuindo características dos artrópodes. Assim, têm corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, apresentam três pares de pernas e um par de antenas. Além dessas características, podemos citar o corpo alongado, subcilíndrico, cabeça pequena, olhos bem desenvolvidos, peças bucais mandibuladas, antenas filiformes e pernas longas e finas, com espinhos.

Geralmente, observa-se dimorfismo sexual, ou seja, na maioria dos casos, o macho e a fêmea apresentam características distintas. Em algumas espécies, os machos têm tamanho menor que o da fêmea e possuem asas. Já em outras, quem possui asas são as fêmeas. Vale salientar que o tamanho do bicho-pau difere de uma espécie para outra, com variação de indivíduos medindo pouco mais que um centímetro até aqueles com mais de 30 centímetros de comprimento.

Saiba também: Principais diferenças entre os grupos de artrópodes — como fazer distinção?

Comportamento do bicho-pau

O bicho-pau pode permanecer imóvel ou realizando movimentos lentos por muito tempo.

O bicho-pau é um animal de hábito noturno, ficando mais ativo, portanto, à noite e ao pôr do sol. Durante o dia, fica praticamente imóvel ou movendo-se de maneira lenta. Eles podem, ainda, se moverem como se fossem pequenos galhos, com a força do vento. Quando parados, geralmente colocam suas pernas dianteiras para frente, de modo a cobrir a cabeça e as antenas, e mantêm a suas outras pernas distendidas para trás.

É um animal que se destaca por apresentar uma incrível capacidade de camuflagem. Devido à sua forma corporal, que lembra um graveto, esses animais frequentemente passam despercebidos pelos olhos de predadores. A camuflagem desempenhada pelos bichos-pau é denominada de homotipia. Esse tipo de camuflagem ocorre quando o organismo apresenta uma estrutura corporal semelhante ao ambiente em que vive. No caso do bicho-pau, sua estrutura corpórea lembra galhos que ficam ao seu redor.

Para sua defesa, além da camuflagem, algumas espécies são capazes de eliminar um fluído de cheiro desagradável, que ajuda a afastar possíveis predadores.

O bicho-pau pode ser criado em cativeiro, sendo um dos poucos insetos criados como animais de estimação. Para serem criado como animal de estimação, ele necessita de cuidados específicos, como um local com boa ventilação e folhas para sua alimentação.

Se trata de um animal fitófago, ou herbívoro, isto é, que se alimenta de vegetais. As folhas são, portanto, os principais componentes de sua dieta.

Veja também: Aparelho bucal dos insetos — conheça as estruturas que se relacionam diretamente com a alimentação

Reprodução do bicho-pau

O bicho-pau é um animal que, na maioria das espécies, se reproduz de maneira sexuada. A cópula em geral é demorada, com macho e fêmea permanecendo unidos por vários dias. O macho, que normalmente é menor que a fêmea, sobe em suas costas para fecundá-la. Após a fecundação, a fêmea produz ovos, os quais são depositados no chão, embaixo de cascas de árvores ou em fendas.

Os ovos do bicho-pau se parecem com pequenas sementes. Do ovo, surge um inseto jovem, chamado de ninfa, que é semelhante ao adulto. As ninfas, no entanto, ainda não apresentam, por exemplo, genitália e asas desenvolvidas. O desenvolvimento desses insetos é hemimetábolo, uma vez que possui três fases distintas: ovo, ninfa e adulto.

Além da reprodução sexuada, algumas espécies são capazes de se reproduzir de maneira assexuada, em um processo denominado partenogênese. Nesse caso, as fêmeas colocam ovos não fecundados que serão capazes de gerar fêmeas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos