Ossos do corpo humano
Os ossos do corpo humano formam um total de 206. Esses ossos podem ser divididos em duas porções: esqueleto axial e esqueleto apendicular. No esqueleto axial temos os ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas, hipoide e esterno. Já no esqueleto apendicular temos os ossos que formam a cintura escapular e pélvica e os ossos dos braços, mãos, pernas e pés.
Leia também: Vertebrados — o que esses animais têm em comum?
Resumo sobre os ossos do corpo humano
-
O esqueleto humano é formado por 206 ossos em um indivíduo adulto.
-
O esqueleto axial é formado por 80 ossos.
-
O esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores.
-
Os membros superiores possuem 64 ossos.
-
Os membros inferiores possuem 62 ossos.
Quantos e quais são os ossos do corpo humano?
O esqueleto humano é constituído por 206 ossos em um indivíduo adulto. Podemos dividir esses ossos em duas porções, o chamado esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
O esqueleto axial forma o eixo do corpo e é formado pelos ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas, hipoide e esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores.
Os ossos do corpo humano são estruturas extremamente importantes para a nossa sobrevivência, estando associados com funções como movimentação, proteção de estruturas vitais, suporte para o corpo e armazenamento de sais, como o cálcio. Além disso, os ossos estão relacionados com a produção de células sanguíneas, sendo essas células produzidas na chamada medula óssea.
Ossos do esqueleto axial
-
Ossos do crânio e da face
Formando o crânio e a face, temos um total de 28 ossos. Esses ossos protegem o encéfalo e estruturas associadas. Além disso, os músculos relacionados com a movimentação da cabeça e com a mastigação estão inseridos nesses ossos.
Os ossos que formam a caixa craniana são occipital (um osso), parietal (dois ossos), frontal (um osso), temporal (dois ossos), esfenoide (um osso) e etmoide (um osso). A face, por sua vez, é formada pelos ossos nasal (dois ossos), maxila (dois ossos), zigomático (dois ossos), mandíbula (um osso), lacrimal (dois ossos), palatino (dois ossos), vômer (um osso) e conchas nasais inferiores (dois ossos). Não podemos deixar de citar os ossículos auditivos: martelo (dois), bigorna (dois) e estribo (dois).
-
Coluna vertebral
Formando a coluna vertebral, temos um total de 33 ossos, chamados de vértebras, sendo sete vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, cinco vértebras lombares, cinco vértebras fundidas formando o sacro e quatro vértebras fundidas formando o cóccix.
Devido ao fato de o sacro e cóccix serem constituídos por vértebras fundidas, alguns autores consideram a coluna vertebral como composta por 26 ossos.
-
Costelas
No corpo humano existem 24 costelas, estando dispostas em 12 pares. Os setes pares superiores se ligam diretamente ao esterno por meio de suas cartilagens e são denominados costelas verdadeiras. Do oitavo ao décimo par, temos as costelas falsas, que têm suas cartilagens articuladas com as costelas suprajacentes e não tocam o osso esterno.
Por fim, temos as costelas flutuantes ou livres, que correspondem ao 11º e 12º par de costelas. As costelas flutuantes se articulam apenas com as vértebras.
-
Esterno
O esterno é o osso do peito e está localizado na parte anterior do tórax. Trata-se de um osso chato.
-
Hioide
É o único osso do corpo humano que não se articula diretamente com nenhum outro. Possui o formato que lembra a letra U.
Saiba mais: Sistema esquelético — ossos, músculos e articulações que dão movimento ao nosso corpo
Ossos do esqueleto apendicular
-
Membros superiores
Os membros superiores são formados por 64 ossos. Nesse grupo estão incluídos os ossos da cintura escapular, braço, antebraço e mão.
A cintura escapular é formada pela clavícula e pela escápula. O braço é formado pelo úmero. O antebraço, por sua vez, é formado pela ulna e rádio.
Cada mão é formada por 27 ossos. Os ossos que compõem o punho são chamados de cárpicos ou ossos do carpo (oito ossos curtos: pisiforme, piramidal, semilunar, escafoide, hamato, capitato, trapezoide e trapézio).
A palma da mão é formada por cinco ossos metacárpicos ou ossos do metacarpo. Já os dedos são formados pelas falanges, sendo importante destacar que todos os dedos possuem três falanges, com exceção do polegar, que possui duas falanges apenas.
-
Membros inferiores
Os membros inferiores são formados por 62 ossos, incluindo a cintura pélvica. Ela é formada pelos ossos do quadril (esquerdo e direito), os quais na infância e adolescência são visivelmente divididos em três ossos: ílio, ísquio e púbis.
A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.
No pé são observados 26 ossos. Assim como nas mãos, observam-se ossos curtos articulados chamados de tarsais (sete ossos: calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral), ossos longos chamados de metatarsais e as falanges, formando os dedos. Cada dedo é composto por três falanges, exceto no primeiro dedo do pé (hálux).