16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

No dia 16 de setembro, comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Essa data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal, firmado em 1987. Esse protocolo foi importante para a proteção dessa camada, uma vez que reduziu a produção e o consumo de produtos que causam seu desgaste.

Leia também: Novos gases que ameaçam a camada de ozônio  

O que é a camada de ozônio?

A camada de ozônio é um fino envoltório formado por gás ozônio (O3) que envolve a Terra e protege os organismos vivos da radiação emitida pelo Sol. Sem essa camada, localizada a 25 e 30 km acima da superfície (estratosfera), a vida no nosso planeta como conhecemos hoje não existiria.

A camada de ozônio protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

Destruição e buraco na camada de ozônio

Infelizmente, substâncias produzidas pelo homem começaram a destruir a camada de ozônio. As primeiras evidências dessa agressão ocorreram em 1977, quando cientistas britânicos observaram um grande buraco na região localizada sobre a Antártida. A partir desse estudo, várias outras pesquisas demonstraram pontos ao redor do mundo onde essa camada tornou-se mais fina.

A diminuição da espessura da camada de ozônio é um problema sério. Nas regiões onde se observou essa diminuição, percebe-se que é maior a incidência de alergias e problemas nos olhos, tais como catarata e cegueira, e na pele, como cânceres. Além disso, a radiação também afeta plantas e outros seres, como é o caso do plâncton.

O que destrói a camada de ozônio?

Os principais vilões da camada de ozônio são os chamados clorofluorcarbonetos ou CFCs, que são encontrados, principalmente, em equipamentos de refrigeração e aerossóis. Os CFCs são levados até a estratosfera, onde se desintegram, graças à radiação, e liberam cloro. O cloro então reage com o ozônio e este se transforma em oxigênio (O2). Como o oxigênio não é capaz de proteger contra os raios ultravioletas, estes atingem a superfície da Terra com mais intensidade.

Além dos CFCs, outras substâncias são responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Entre elas, podemos citar o dióxido de carbono (CO2), que é liberado na queima de combustíveis fósseis e óxidos nítricos.

Veja também: Destruição da camada de ozônio pelos CFCs

Medidas para conter a destruição da camada de ozônio

Com o avanço crescente da destruição da camada de ozônio e a compreensão de que os maiores culpados são os seres humanos, iniciou-se uma grande preocupação em torno dessa questão ambiental. A primeira vez que o assunto foi amplamente discutido foi em 1985, na Convenção de Viena, onde diversas medidas foram propostas para diminuir o problema e o assunto começou a ser seriamente debatido.

Após a Convenção de Viena, foi criado, em 1987, o Protocolo de Montreal. Esse Protocolo, que visa à eliminação da produção e consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio, entrou em vigor em 1989. Ele foi um marco tão importante que, na data de sua assinatura, comemoramos a luta pela preservação da camada.

Nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo de ozônio estratosférico. Apesar de estar longe de sua completa recuperação, a camada de ozônio está dando sinais de recuperação, isso graças, principalmente, à ação conjunta dos países ao redor do globo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização
Entenda como foi criado o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, e toda a representatividade que a data possui.
1º de setembro — Dia do Profissional de Educação Física
Clique aqui e entenda a importância do Dia do Profissional de Educação Física, comemorado anualmente no Brasil no dia 1º de setembro.
21 de setembro — Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Clique aqui e saiba mais sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
Clique aqui e aprenda sobre o Dia Mundial do Petróleo, essa fonte de energia tão importante para a humanidade. Saiba sua origem e onde pode ser encontrado no Brasil.
Camada de ozônio (Ozonosfera)
Saiba mais sobre a formação da camada de ozônio, qual é a sua função e as consequências de sua destruição.
Clorofluorcarbonetos (CFCs)
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são os maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Saiba quais compostos são esses!
Destruição da camada de Ozônio
Saiba mais sobre a destruição da camada de Ozônio e entenda quais são as consequências dessa ocorrência para o ser humano.
Destruição da camada de ozônio pelos CFCs
Entenda como ocorre a destruição da camada de ozônio pelos CFCs!
Equilíbrio químico na camada de ozônio
Nesse texto você verá como o deslocamento do equilíbrio químico na estratosfera por substâncias poluentes causa a destruição da camada de ozônio.
Novos gases que ameaçam a camada de ozônio
Pesquisas de cientistas ingleses descobrem novos gases que ameaçam a camada de ozônio. Saiba mais aqui!
Primavera
A primavera acontece na mesma época do ano no hemisfério Norte e Sul? Saiba a resposta para essa e outras perguntas lendo nosso texto sobre a estação da primavera.
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Gráfico de linha, barra (coluna) e setor (pizza)
Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos