Doença de Kawasaki
A doença de Kawasaki é um tipo de vasculite, ou seja, uma enfermidade que provoca a inflamação da parede dos vasos sanguíneos. Ocorre principalmente em crianças, porém também há relatos de adultos acometidos. Pode afetar diferentes órgãos, sendo preocupante quando atinge o coração. O diagnóstico é feito basicamente pela análise dos sintomas do paciente e, após o diagnóstico, deve-se iniciar imediatamente o tratamento, a fim de se evitar sequelas graves.
Leia também: Diferenças entre artérias, veias e capilares
O que é a doença de Kawasaki?
A doença de Kawasaki é um tipo de vasculite que se caracteriza por ser aguda e multissistêmica. Denominamos de vasculite as doenças que provocam inflamação na parede dos vasos sanguíneos. Na doença de Kawasaki, os vasos acometidos são os de médio e pequeno calibre. Diferentes órgãos podem ser afetados nesse processo, sendo o comprometimento cardíaco o mais preocupante, por poder desencadear aneurismas coronarianos, que podem evoluir para infarto e morte súbita.
A doença, que foi descrita por Tomisaku Kawasaki em 1967, afeta principalmente crianças com idade inferior a 5 anos, sendo esse grupo responsável por 85% dos casos. Vale destacar que ela é pouco frequente em pacientes com menos de 6 meses de idade. Além disso, é observada uma maior prevalência em japoneses e em descendentes de japoneses, bem como há um discreto predomínio no sexo masculino.
O que causa a doença de Kawasaki?
A causa da doença de Kawasaki é, até o momento, pouco conhecida. Atualmente, considera-se que ela é desencadeada por uma resposta imunológica a um processo infeccioso ou a agentes ambientais em indivíduos suscetíveis geneticamente. Uma teoria de 2005 sugeria que a doença poderia estar relacionada com a infecção por um tipo de coronavírus. Essa teoria surgiu após a avaliação de 11 pacientes em que 8 apresentavam o vírus em secreções respiratórias.
Estudos posteriores, no entanto, analisaram mais casos e observaram que não havia significância estatística com relação à infecção pelo coronavírus. Apesar de existir vários registros da doença em associação com diferentes agentes, até o momento não se tem nenhum agente causal identificado.
Recentemente algumas crianças que contraíram o novo coronavírus (SARS-CoV-2) desenvolveram sintomas similares aos da doença de Kawasaki semanas após a infecção. Essas crianças apresentam sintomas inflamatórios, que são considerados uma resposta tardia do sistema imune.
Leia também: COVID-19 – a doença que causou uma das maiores crise de saúde da história recente
Quais são os sintomas da doença de Kawasaki?
Veja no quadro a seguir alguns sintomas que podem surgir em pacientes com doença de Kawasaki:
Sintomas da doença de Kawasaki |
|
É importante salientar que a doença de Kawasaki pode desencadear algumas complicações, principalmente cardíacas. Essa doença se destaca como a causa mais comum de cardiopatias adquiridas na infância.
Leia também: O que é um aneurisma?
Como é feito o diagnóstico da doença de Kawasaki?
A doença de Kawasaki é diagnosticada principalmente por meio da análise dos sintomas do paciente, como febre abrupta que não cessa facilmente com medicamentos e que permanece por vários dias, erupções na pele etc. Exames complementares podem ser realizados a fim de se confirmar o diagnóstico, entretanto é importante destacar que não existem marcadores laboratoriais específicos para diagnosticar a doença de Kawasaki.
Quais são os tratamentos disponíveis para a doença de Kawasaki?
O tratamento da doença de Kawasaki tem como objetivo reduzir a inflamação na parede das artérias e prevenir complicações, como o aneurisma e a trombose. O principal tratamento é a imunoglobulina intravenosa, que deve ser usada preferencialmente no início da doença. Além da imunoglobulina, anti-inflamatórios podem ser administrados.