Hipertensão (pressão alta)

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma situação em que se observa um aumento, acima dos valores considerados normais, da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, “a hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência”. Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas regulares ajudam a prevenir o problema e são essenciais para que as pessoas hipertensas consigam manter os níveis adequados de pressão.

Veja também: Riscos do excesso de sal na alimentação

O que é pressão arterial?

Pressão arterial nada mais é do que a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Quando o coração se contrai durante a sístole ventricular, temos o que chamamos de pressão sistólica. A pressão diastólica, por sua vez, ocorre quando os ventrículos relaxam. A pressão arterial é expressa geralmente por uma fração, como 120/80 mmHg. 120 representa a pressão sistólica, e o 80 representa a pressão diastólica.

O que é hipertensão arterial?

Valores elevados de pressão arterial indicam hipertensão.

A hipertensão arterial é uma condição clínica caracterizada pela elevação sustentada da pressão que o sangue exerce na parede das artérias. Em indivíduos com hipertensão, a pressão arterial é igual ou maior que 140/90 mmHg (14 por 9). De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a pressão arterial é considerada normal “quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg”.

Veja também: 5 problemas de saúde que mais matam no mundo

Causas da hipertensão arterial

A elevação da pressão arterial pode ocorrer em consequência de diferentes fatores. Pessoas que possuem uma alimentação inadequada — com grande ingestão de sal, por exemplo —, que não praticam atividades físicas, diabéticos e aqueles que consomem grande quantidade de bebida alcoólica apresentam risco aumentado de se tornarem hipertensos. Além disso, pessoas que apresentam histórico familiar da doença e idade superior a 55 anos também apresentam maior chance de desenvolver hipertensão.

Sintomas da hipertensão

Na maioria dos casos, a hipertensão arterial não provoca sintomas, sendo, portanto, uma doença considerada silenciosa. Alguns sintomas que podem estar relacionados com o aumento da pressão são dores de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, cansaço e sangramento no nariz. Vale salientar, no entanto, que esses sintomas podem também indicar outros problemas de saúde, devendo, portanto, serem analisados por um médico.

Consequências da hipertensão

Quando a hipertensão não é tratada de maneira adequada, várias complicações podem surgir. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, “cerca de metade das pessoas que vivem com hipertensão desconhecem sua condição, o que as coloca em risco de complicações médicas evitáveis e morte”. São exemplos de complicações causadas pela hipertensão:

  • infarto;

  • insuficiência cardíaca;

  • insuficiência renal;

  • alterações na visão.

Diagnóstico da hipertensão

Como vimos ao longo do texto, a hipertensão se caracteriza por uma pressão arterial que se mantém frequentemente elevada. Para diagnosticar essa condição, é fundamental que várias medições sejam feitas, as quais devem ser realizadas por um profissional capacitado e com uso de aparelhos calibrados. Após confirmado o diagnóstico, é importante iniciar imediatamente o tratamento.

Leia também: Por que é importante controlar os níveis de colesterol?

Tratamento da hipertensão

A hipertensão arterial é um problema de saúde que não apresenta cura, mas, com tratamento adequado, é possível conseguir o seu controle. O melhor tratamento será indicado pelo médico e deverá ser seguido corretamente pelo paciente. Os medicamentos para hipertensão visam a reduzir os níveis de pressão para valores inferiores a 140 por 90 mmHg.

O excesso de sal na alimentação leva ao aumento da pressão arterial.

É importante que o paciente com hipertensão adote hábitos de vida mais saudáveis para garantir o sucesso do tratamento. Dentre as recomendações feitas aos hipertensos, destaca-se a melhoria na alimentação, com a redução da quantidade de sal, inserção de alimentos mais saudáveis, como verduras, frutas e legumes, e redução de açúcares e frituras. É importante também reduzir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, controlar o estresse, praticar atividades físicas e tentar manter o peso adequado.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.