Festa Junina

A Festa Junina é uma festa popular tradicionalmente celebrada em junho para comemorar São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses.
As bandeirolas são um símbolo tradicional do período de Festa Junina.[1]

A Festa Junina é uma festividade popular no Brasil realizada no mês de junho. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses, em meados do século XVI. Aqui a festa assumiu características próprias, sendo relacionada com as tradições caipiras na cultura popular. A festa é celebrada em todo o país.

A Festa Junina é uma celebração religiosa que homenageia Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Tem características bastante típicas, sendo popular o uso de roupas xadrez, o consumo de alimentos à base de milho e amendoim e as danças tradicionais, como a quadrilha.

Leia também: Carnaval — a maior festividade popular realizada no Brasil

Resumo sobre a Festa Junina

  • A Festa Junina é uma festividade popular celebrada no mês de junho.
  • Chegou ao Brasil em meados do século XVI, trazida pelos portugueses.
  • Nela são celebrados santos católicos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
  • É marcada por ter muitos pratos à base de milho e amendoim.
  • A quadrilha é um dos seus grandes símbolos.

Características da Festa Junina

Roupas da Festa Junina

O estilo caipira está ligado ao estilo tradicional de vestimenta da Festa Junina.

No Brasil, a Festa Junina foi fortemente relacionada com a zona rural, e isso influenciou as vestimentas tradicionais, por isso, elas remetem a um estereótipo sertanejo, caipira.

Dessa forma, camisas xadrez, calças jeans, botas e botinas são essenciais para muitos dos participantes. Algumas pessoas também usam chapéus de palha e vestidos xadrez.

Danças da Festa Junina

A quadrilha é a principal dança da Festa Junina.[2]

Toda Festa Junina é marcada por danças, e a grande diversidade cultural do Brasil faz com que haja diversas modalidades dessa arte. As danças mais tradicionais e que se reproduzem por todo o país são a quadrilha e o forró. Outras, como o vanerão, são regionais apenas.

Comida de Festa Junina

Grande parte das comidas tradicionais da Festa Junina é feita de milho e de amendoim.

A fartura de alimentos é uma característica tradicional da Festa Junina no Brasil. Muitos dos alimentos consumidos nas edições da festa são feitos de milho e amendoim. Nesse sentido, entre os principais alimentos, estão: pamonha, curau, pipoca, bolo de milho, canjica, mané pelado, pé de moleque, paçoca, entre outros.

Outros alimentos típicos são o arroz-doce, a maçã do amor, e, entre as bebidas, o quentão e o pinhão. Também podem ser encontrados o cachorro-quente e o pastel.

Brincadeiras da Festa Junina

Além da comida, da música e das danças, a Festa Junina tem uma série de brincadeiras tradicionais a fim de entreter os presentes. A grande variedade de brincadeiras permite que as pessoas escolham a que for do agrado delas. Entre as modalidades tradicionais, estão: a cadeia, o jogo de argolas, o jogo da lata, a pescaria, entre outros.

Simpatias da Festa Junina

Como a Festa Junina tem uma forte ligação com a religiosidade católica, é bastante comum que, durante as festividades, as pessoas procurem meios de garantir o favor dos santos que são celebrados. Cada pessoa realiza uma simpatia por uma finalidade específica, com alguns querendo sorte; outros, prosperidade; outros, o amor etc.

Santo Antônio, por exemplo, é um dos santos para os quais um grande número de pessoas realiza simpatias. No caso do Santo Antônio, as pessoas buscam encontrar o amor ou então se casar. Uma das simpatias mais tradicionais determina que o santo seja colocado de ponta-cabeça até quando o(a) fiel encontrar o amor ou se casar.

Decoração da Festa Junina

A decoração da Festa Junina se baseia em itens que remetem à zona rural, sendo usados panos de mesa xadrez e itens de palha. Os itens decorativos mais tradicionais são as bandeirinhas ou bandeirolas coloridas. A fogueira também é um item muito presente na Festa Junina.

Principais símbolos da Festa Junina

Os símbolos mais tradicionais da Festa Junina são:

  • bandeirinhas (bandeirolas);
  • fogueira;
  • quadrilha;
  • roupas xadrez;
  • comidas típicas.

O que significa a Festa Junina?

A Festa Junina é uma celebração que faz parte da religiosidade católica. Suas edições prestam homenagem aos seguintes santos católicos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. A festa, portanto, tem caráter de celebração para os fiéis bem como de devoção religiosa.

Algumas datas relacionadas com a Festa Junina

Dia de Santo Antônio

Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho e é amplamente conhecido como o santo casamenteiro. Por conta disso, muitas pessoas fazem preces e simpatias a fim de que ele traga o amor para quem o procura. Também ficou conhecido por ajudar os pobres e miseráveis, fornecendo alimento a quem precisava. Para saber mais sobre o Dia de Santo Antônio, clique aqui.

Dia de São João

São João é celebrado em 24 de junho, e ele é conhecido como um dos grandes profetas da Bíblia. São João era parente de Jesus, sendo aquele que antecipou a chegada de Jesus e quem o batizou. É considerado o primeiro mártir da Igreja Católica, uma vez que foi decapitado a mando de Herodes Antipas, em 27 d.C. Para saber mais sobre o Dia de São João, clique aqui.

Dia de São Pedro e de São Paulo

São Pedro e São Paulo são dois santos celebrados no dia 29 de junho, considerada a data em que ambos foram martirizados pelas autoridades romanas. São figuras fundamentais na consolidação e no crescimento do cristianismo da Igreja Católica. São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja, e São Paulo é visto como um dos grandes pregadores do período. Para saber mais sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo, clique aqui.

Origem e história da Festa Junina

A Festa Junina é uma celebração que se consolidou no mês de junho como parte do esforço da Igreja Católica em cristianizar celebrações pagãs que aconteciam nesse mês no continente europeu. Era bastante tradicional na Europa que celebrações à chegada do solstício de verão acontecessem.

Eram comuns nessas festas rituais para garantir a fertilidade da terra e expulsar espíritos maus. À medida que o cristianismo foi crescendo e se expandindo, essas celebrações foram cristianizadas, não sendo mais endereçadas a deuses pagãos, mas aos santos católicos Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

Acesse também: Páscoa — outra importante celebração ligada ao cristianismo

Como é a Festa Junina no Brasil?

A Festa Junina foi trazida ao Brasil pelos portugueses em meados do século XVI e aqui tomou particularidades próprias, fruto da grande diversidade cultural de nosso país. A celebração ficou fortemente associada às zonas rurais e a um estilo de vida caipira. Por isso, a festa aborda tantos elementos caipiras.

A festividade se estabeleceu aqui com uma forte conotação religiosa. Essa conotação ainda existe, mas muitas pessoas encaram a festa de maneira mais secularizada. Alguns elementos tradicionais da festa são as comidas típicas, que podem variar de região para região, mas as tradicionais feitas de milho e amendoim são garantidas.

Ritmos tradicionais da Festa Junina no Brasil são o forró e o sertanejo, havendo também outros ritmos mais regionalizados. O mesmo vale para as danças.

Festa Junina no mundo

A popularização das celebrações cristãs juninas ganhou força mundo afora, como Portugal, Espanha, Finlândia, Dinamarca e França. No entanto, as versões estrangeiras não são semelhantes às que acontecem no Brasil.

5 curiosidades sobre a Festa Junina

  1. O estado da Paraíba sedia a maior Festa Junina do Brasil.
  2. Quando chegou ao Brasil, a Festa Junina era conhecida como Festa Joanina.
  3. A quadrilha é uma dança que surgiu originalmente na França.
  4. Existem variações regionais para a realização das quadrilhas.
  5. Antigamente, os balões eram o meio pelo qual as pessoas eram convidadas para a festa, mas atualmente estão proibidos de serem lançados pelo risco de causarem incêndios.

Créditos das imagens

[1]ThalesAntonio / Shutterstock

[2]Quadrilha Arrastapé no Sertão / Rita Barreto / Turismo Bahia / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.

REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.

Publicado por Daniel Neves Silva
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos