Bandeira da Argentina

Com suas tradicionais cores azul e branca e o Sol de Maio em seu centro, a bandeira da Argentina é o principal símbolo do país.
Bandeira da Argentina.

A bandeira da Argentina é o principal símbolo nacional desse país sul-americano. Ela foi oficializada, em 1816, no contexto histórico de independência do país em relação à Espanha. O desenho do Sol de Maio data de 1918, sendo adotado nas esferas militar e civil somente no ano de 1985, e, junto das cores branca e azul da bandeira argentina, simboliza o céu do país. A Argentina é um país sul-americano, emergente e industrializado, reconhecido internacionalmente pela sua seleção nacional de futebol masculino.

Leia também: Bandeira da Espanha — a bandeira do país que colonizou a Argentina

Resumo sobre a bandeira da Argentina

  • A bandeira atual da Argentina passou a ser adotada de forma oficial, no âmbito civil e militar, no ano de 1985.

  • É formada por três faixas longitudinais, nas cores azul e branca, além do desenho de um Sol.

  • O Sol de Maio, como uma coloração amarela e marrom, simboliza o Deus do Sol dentro da cultura inca, e é um símbolo atrelado à independência do país.

  • As listras nas cores azul e branca da bandeira da Argentina, assim como o Sol de Maio, representam o céu do país.

  • A bandeira do Uruguai compartilha muitas características com a bandeira da Argentina, como as cores e o desenho do Sol.

  • A Argentina, país da América do Sul, é um dos principais parceiros econômicos e diplomáticos do Brasil.

Qual a história da bandeira da Argentina?

Historicamente, a bandeira argentina, com as três faixas nas cores branca e azul, foi concebida ao longo do processo de independência do país, sendo declarada como a bandeira oficial da República da Argentina em 1816.

Por sua vez, o desenho atual da bandeira argentina, com a presença do Sol de Maio, é originário de 1818, sendo amplamente utilizado em situações de guerra. Em 1985, a bandeira argentina, com as três listras na coloração azul e branca, além da presença do desenho do Sol de Maio, passou a ser utilizada de forma oficial, tanto no âmbito civil como no militar.

Qual o significado da bandeira da Argentina?

A bandeira da Argentina é formada por três faixas longitudinais, sendo a primeira e a última na cor azul, além da faixa do meio, que possui a cor branca. No meio da bandeira, em sua faixa de cor branca, está presente a figura da estrela solar, chamada de Sol de Maio.

No que se refere às cores, a cor branca presente na bandeira argentina indica as nuvens, enquanto a cor azul simboliza o céu. Já as cores do Sol de Maio, marrom e amarelo, representam justamente o Sol. Portanto, a bandeira argentina faz referência ao céu do país. Há ainda alguns estudiosos que apontam que a cor branca da bandeira representa a paz e a cor azul simboliza o processo de independência argentino.

Significado do Sol de Maio

O Sol de Maio é um importante símbolo da Argentina.

O Sol de Maio é o único símbolo presente na bandeira argentina e é representando nas cores amarela e marrom, sendo formado por 32 raios solares: 16 retos e 16 ondulados.

O Sol de Maio está desenhado na bandeira da Argentina com uma fisionomia humana, logo, representa um ser humano, mais precisamente o Deus do Sol na mitologia inca, chamado de Apu Inti. O Sol de Maio é uma representação histórica fortemente vinculada ao processo de independência da Argentina em relação à Espanha.

Bandeira da Argentina x bandeira do Uruguai

A bandeira da Argentina e a bandeira do Uruguai são frequentemente confundidas, pois ambas apresentam as mesmas cores, azul e branca, bem como a presença da ilustração do Sol de Maio. Porém, diferentemente da bandeira argentina, a bandeira uruguaia possui nove faixas intercaladas nas cores azul e branca, e sua estrela solar tem apenas 16 raios solares. Ainda, a disposição das listras e da estrela solar também difere da bandeira argentina.

Bandeira do Uruguai.

Os pontos em comum entre as bandeiras da Argentina e do Uruguai são justificáveis em razão da aproximação histórica entre os países, de modo que a bandeira argentina foi uma inspiração para a concepção do desenho da bandeira uruguaia. Ademais, ambos os países foram colonizados pelos espanhóis, compartilhando momentos históricos ao longo dos seus processos de independência, e também tendo o mesmo símbolo nacional, o Sol de Maio.

Veja também: Bandeira do Catar — a bandeira que possui semelhanças com a bandeira do Bahrein

Principais características da Argentina

A Argentina é um país emergente, em vias de desenvolvimento, localizado no sul da América. A Argentina foi colonizada por espanhóis, assim como a maior parte do subcontinente sul-americano, que deixaram expressivas marcas culturais, como a religião e a língua. A Argentina é relativamente populosa e pouca povoada. A maior cidade e capital do país é Buenos Aires.

A capital da Argentina é a cidade de Buenos Aires.

Geograficamente, possui grande diversidade climática e vegetacional, com presença de climas frios e secos. O território local conta com a presença de paisagens como a cordilheira dos Andes e a Terra do Fogo, símbolos naturais do país.

Em termos econômicos, a Argentina possui um vasto setor primário, com destaque para a produção agropecuária. O país também possui um dos maiores parques fabris da América Latina. A população local, apesar das recorrentes crises econômicas, apresenta um bom padrão de vida. A Argentina é um dos principais parceiros econômicos e diplomáticos do Brasil.

Curiosidades sobre a bandeira da Argentina

  • A proporção oficial da bandeira da República da Argentina é 9 metros de altura e 14 metros de largura.

  • A bandeira da Argentina foi desenhada e concebida pelo militar Manuel Belgrano (1770-1820).

  • O Sol de Maio, presente na bandeira da Argentina, foi desenhado por um peruano chamado Juan de Dios Rivera Túpac Amaru (1760-1843).

  • A Argentina e o Uruguai são os dois únicos países que possuem o desenho do Sol de Maio na sua bandeira.

  • A Macedônia e o Nepal são países que possuem na sua bandeira uma ilustração do Sol em outros formatos.

Publicado por Mateus Campos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos