Whatsapp icon Whatsapp

Uruguai

Uruguai é um pequeno país sul-americano localizado entre a Argentina e o Brasil. Os uruguaios apresentam uma elevada qualidade de vida e ótimos indicadores sociais.
Bandeira do Uruguai.
Bandeira do Uruguai.

O Uruguai é um pequeno país sul-americano localizado entre a Argentina e o Brasil. O país é banhado pelo oceano Atlântico e também pelo rio Uruguai. A geografia local é marcada pelo clima subtropical e pela vegetação de campos. O Uruguai, curiosamente, alcançou sua independência do Brasil, mas também foi colonizado por espanhóis e por portugueses.

Atualmente, é um dos países mais desenvolvidos e progressistas da América, caracterizado pela elevada qualidade de vida da população. A cultura uruguaia compartilha vários hábitos com a brasileira, especialmente a paixão pelo futebol.

Veja também: Bolívia — outro país sul-americano que foi colônia da Espanha

Resumo sobre o Uruguai

  • É uma ex-colônia espanhola, que, mediante diversos desdobramentos políticos, alcançou sua independência do Brasil em 1825.

  • Sua geografia é caracterizada pelo relevo suave, pelos rios de planalto, pelo clima subtropical e pela vegetação de campos.

  • É um país pouco populoso e povoado. O envelhecimento da população é uma característica demográfica do território.

  • Sua economia é muito diversificada. O país é um grande exportador de grãos, carnes e outros produtos primários.

  • É um país bastante moderno e industrializado. A infraestrutura local é uma das melhores da América Latina.

  • Sua democracia é uma das mais desenvolvidas da América. O país é destaque na promoção das liberdades individuais da população.

  • Foi um precursor regional na aprovação de legislações progressistas, como a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre o Uruguai

  • Nome oficial: República Oriental do Uruguai

  • Gentílico: uruguaio

  • Extensão territorial: 173.626 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Sul

  • Capital: Montevidéu

  • Clima: subtropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões:

    • 58% (cristianismo);

    • 18% (ateísmo);

    • 24% (outras).

  • População: 3.475.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 20 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,817 (elevado)

  • Moeda: Peso uruguaio

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 60,11 bilhões

  • PIB per capita: US$ 16.970

  • Gini: 39%

  • Fuso horário: UTC-3

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA);

    • Mercado Comum do Sul (Mercosul).

  • Divisão administrativa: 19 departamentos, sendo eles:

Artigas

Paysandú

Canelones

Rio Negro

Cerro Largo

Riviera

Colônia

Rocha

Durazno

Salto

Flores

San José

Florida

Soriano

Lavalleja

Tacuarembó

Maldonado

Treinta y Tres

Montevidéu

 

História do Uruguai

O atual território uruguaio foi povoado, primeiramente, pelos espanhóis e, logo após, pelos portugueses no período das Grandes Navegações. O país foi foco de tensão entre os colonizadores, sendo que, após a ocorrência de diversos conflitos, que envolveram também Brasil e Argentina, como foi o caso da Guerra da Cisplatina, o Uruguai tornou-se um país independente, e sua independência em relação ao Brasil ocorreu em 1825.

O período pós-independência do país foi marcado por disputas civis entre grupos políticos opostos, e também pela dominação do país por grupos militares. Assim, a redemocratização do Uruguai foi a principal precursora do desenvolvimento do país, considerado um dos mais prósperos da América, especialmente da América do Sul.

Etimologia do Uruguai

O nome do país, Uruguai, é uma referência ao seu principal rio. O termo, que batiza o rio e o país, tem origem na língua indígena guarani, e o seu significado mais aceito é o de “rio dos pássaros pintados”.

Geografia do Uruguai

O Uruguai está localizado na América do Sul. O país é banhado pelo Atlântico e faz fronteira com Argentina e Brasil. Possui clima subtropical, com chuvas bem distribuídas e amenas ao longo do ano. Já a vegetação é do tipo pampas — campos formados por espécies vegetais rasteiras dispostas em ondulações suaves. O país tem um relevo bastante suave e de baixa altitude. O rio Uruguai, que dá nome ao país, é o principal do local.

Mapa do Uruguai

Mapa do Uruguai.

Demografia do Uruguai

O Uruguai é um país pouco populoso, com cerca de três milhões de habitantes, assim como pouco povoado, com baixa taxa de densidade demográfica. A maior parte da população uruguaia é urbana e está concentrada na região da capital nacional. Em termos demográficos, o Uruguai possui uma baixa taxa de natalidade em conjunto com uma elevada expectativa de vida. Dessa forma, ocorre um grande processo de envelhecimento populacional. Ademais, existe um alto índice de emigração.

Economia do Uruguai

O Uruguai possui uma economia dinâmica e bastante diversificada, com forte base primária assim como um amplo setor terciário. Na agricultura, destaca-se a produção de grãos, como a soja e o arroz, assim como a produção de lãs, vinhos e laticínios. Já na pecuária, ressalta-se a produção de carne. O Uruguai possui um território muito favorável às atividades agrícolas, mas pobre em recursos naturais, como minérios diversos.

Já no setor secundário, o país tem grandes indústrias de alimentos, bebidas, roupas, calçados, máquinas e equipamentos, meios de transporte, produtos químicos, entre outros. Por sua vez, o setor terciário é muito amplo e dinâmico, com muita oferta de serviços para a população. O comércio regional e o funcionalismo público também são importantes para o setor terciário local. O turismo tem crescido muito no Uruguai na atualidade.

Infraestrutura do Uruguai

Vista da capital do Uruguai, Montevidéu.
A capital do Uruguai, Montevidéu, é uma das cidades mais desenvolvidas da América do Sul.

O Uruguai possui uma infraestrutura bastante moderna e desenvolvida. O país é uma referência em termos de acessibilidade e qualidade de serviços públicos, como saúde e educação. Ele também se destaca em políticas de preservação ambiental. O acesso aos serviços de saneamento básico e energia também é muito facilitado no país. Mesmo com um pequeno território, ele conta com uma complexa rede de transportes, com destaque para os setores rodoviário, ferroviário e hidroviário.

Saiba mais: Noruega — o país que possui o maior IDH do mundo

Governo do Uruguai

O Uruguai é uma república presidencialista, cuja principal figura de poder é o presidente. Além do Poder Executivo, há os poderes Legislativo e Judiciário, que complementam o sistema de governo local. O Uruguai é uma das democracias mais avançadas da América, com forte participação popular nas decisões políticas, além do amplo respeito às instituições democráticas. O país é considerado um dos menos corruptos da América. Destaca-se regionalmente ainda na garantia das liberdades individuais para a população local.

Cultura do Uruguai

O Uruguai é um país com forte influência europeia. A língua espanhola e a religião cristã, por exemplo, são marcos do período colonial local. O país também reúne influências indígenas e também dos seus países vizinhos, Argentina e Brasil. O futebol e o Carnaval são exemplos dessa influência, que também ocorre em hábitos diversos da população local. O consumo de carne, leite e derivados é muito comum entre os uruguaios. A bebida mate é considerada um símbolo do país.

Curiosidades do Uruguai

  • O Carnaval é bastante tradicional no Uruguai. As Llamadas são blocos carnavalescos uruguaios bastante parecidos com os presentes no Brasil.

  • A primeira Copa do Mundo de Futebol Masculino foi realizada no Uruguai, em 1930. O vencedor da competição foi justamente o Uruguai.

  • O Hino Nacional do Uruguai dura cerca de seis minutos, logo, é um dos mais longos do mundo.

  • O Uruguai é conhecido por suas políticas progressistas. O divórcio foi aprovado no país em 1907; já o voto feminino passou a ser aceito em 1932.

  • O Uruguai foi o primeiro país do mundo a legalizar de forma ampla o cultivo, a venda e o consumo de maconha.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As ruínas da cidade inca de Machu Picchu é um dos símbolos da América do Sul.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Bacia Platina
Clique e veja como se forma a Bacia Hidrográfica Platina. Entenda sua importância econômica, quais os rios que a formam e as suas características gerais.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Guerra da Cisplatina
Acesse o site e saiba mais sobre a Guerra da Cisplatina, ocorrida na região do Rio da Prata. Entenda o desenvolvimento desse conflito e suas consequências.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.
video icon
Português
Locuções adverbiais
Nesta videoaula, estudaremos as locuções adverbiais, ou seja, o conjunto de duas ou mais palavras que exercem valor de advérbio em determinado enunciado. Aproveite para conferir os sentidos que elas podem expressar em diferentes contextos!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.