Whatsapp icon Whatsapp

Argentina

Argentina é um país sul-americano situado ao sul do continente. É um emergente país produtor de alimentos e que dispõe de uma elevada qualidade de vida.
Bandeira da Argentina.
Bandeira da Argentina.

A Argentina é uma nação sul-americana situada ao sul do continente. É uma região que, assim como o Brasil, foi colonizada, no caso, pelos espanhóis. Sua geografia é bastante diversificada, envolve um mosaico de diferentes climas e vegetações e possibilita que seja um grande produtora de alimentos. É também um país populoso, considerado uma economia emergente, com elevada qualidade de vida, além de que sua população desfruta de uma infraestrutura bastante moderna.

Veja também: Peru — outro país sul-americano que foi colônia espanhola

Resumo sobre a Argentina

  • Foi colonizada pelos espanhóis durante o período das Grandes Navegações. Sua independência ocorreu em 1861.

  • Enfrentou o Reino Unido, em 1982, pela posse de ilhas oceânicas do Atlântico, em um conflito militar conhecido como Guerra das Maldivas.

  • Possui grande diversidade climática e vegetacional em razão da sua grande amplitude latitudinal.

  • Sua população é formada por cerca de 45 milhões de habitantes. O país é considerado muito populoso e pouco povoado.

  • Sua economia tem como base o setor primário. O país é um dos principais produtores de alimentos do mundo.

  • Sua infraestrutura é bastante moderna para os padrões sul-americanos, especialmente em áreas como transporte e educação.

  • Os argentinos são conhecidos pelas suas práticas culinárias, como o consumo de carnes, vinhos, laticínios e o famoso chá-mate.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Argentina

  • Nome oficial: República Argentina

  • Gentílico: argentino

  • Extensão territorial: 2.796.427 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Sul

  • Capital: Buenos Aires

  • Clima:

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões:

    • 84% (cristianismo);

    • 6% (ateísmo);

    • 10% (outras).

  • População: 45.600.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 16 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,845 (elevado)

  • Moeda: Peso Argentino

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 483,77 bilhões

  • PIB per capita: US$ 10.450

  • Gini: 42%

  • Fuso horário: UTC-3

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA);

    • Mercado Comum do Sul (Mercosul).

  • Divisão administrativa: 23 províncias e um Distrito Federal (Cidade Autônoma de Buenos Aires). As províncias argentinas são:

Buenos Aires

Misiones

Catamarca

Neuquén

Chaco

Rio Negro

Chubut

Salta

Córdoba

San Juan

Corrientes

San Luis

Entre Rios

Santa Cruz

Formosa

Santa Fe

Jujuy

Santiago del Estero

La Pampa

Terra do Fogo

La Rioja

Tucúman

Mendoza

 

História da Argentina

A Argentina foi uma das colônias da Espanha na América durante as Grandes Navegações. O território argentino começou a ser colonizado por volta de 1500. Os movimentos independentistas locais deram origem, primeiramente, ao Vice Reino do Rio da Prata e, mais precisamente em 1861, à República da Argentina.

A partir de então, a Argentina viveu um período de forte expansão econômica e atração populacional após sua independência. A industrialização do país gerou o aumento da qualidade de vida local. A Argentina era considerada uma das nações mais ricas do mundo no início do século XX.

Porém governos populistas e militares geraram inúmeras crises econômicas e políticas no país ao longo do referido século. Ademais, o país também se envolveu em conflitos militares, como a Guerra das Maldivas (1982). Nessa guerra, a Argentina enfrentou o Reino Unido pela posse de ilhas oceânicas do Atlântico.

Atualmente, a Argentina é uma economia de renda média, mas com grande histórico de crises financeiras. O país registra altos índices de inflação e desindustrialização. No entanto, ainda mantém boa qualidade de vida para a população.

Etimologia da Argentina

O nome da Argentina é uma referência à prata. O termo latim argentum remete à prata, considerada um símbolo do país, além de ser o nome do principal rio nacional.

Geografia da Argentina

A Argentina é um país localizado na América do Sul. O território argentino faz fronteira com Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. A costa argentina é banhada pelo Atlântico. A geografia argentina é bastante diversa em razão da extensão latitudinal do país.

O país possui um relevo muito montanhoso na sua porção oeste, em razão da cordilheira dos Andes; e é formado por planícies litorâneas na sua porção leste, devido à presença do oceano Atlântico. Há ainda extensas planícies na sua porção central e grandes planaltos, inclusive com presença de geleiras, na sua porção sul.

O clima da Argentina varia de polar, no extremo sul do país, ao subtropical, no norte do país, com importantes porções de clima temperado. A vegetação segue a mesma lógica da distribuição climática, com coberturas vegetacionais de pampas, florestas temperadas e tundras. Os principais rios da Argentina são o Prata, o Paraná, o Uruguai e o Iguaçu.

Mapa da Argentina

Mapa da Argentina.

Demografia da Argentina

A Argentina conta com cerca de 45 milhões de habitantes, logo, é um país bastante populoso, mas pouco povoado, em razão da baixa densidade demográfica, de cerca de 16 habitantes/quilômetro quadrado. A maior parte da sua população é urbana e está concentrada no litoral norte do país. As maiores cidades da Argentina são Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Mendoza.

Em termos demográficos, a Argentina conta com baixa taxa de natalidade e elevada expectativa de vida. O envelhecimento da população e a emigração da população jovem são problemas demográficos do país. A população argentina conta com alto desenvolvimento humano e elevada qualidade de vida.

Saiba mais: China — o país mais populoso do mundo

Economia da Argentina

A Argentina é uma economia emergente baseada no setor primário, mas com um setor secundário bem desenvolvido. O país é um dos principais produtores de bens agrícolas do mundo. Na agricultura, destaca-se a produção de trigo, algodão, soja e uva; já na pecuária, ressalta-se a produção de gado de corte e laticínios. O país também produz muitos vinhos. O setor primário local é completado pela exploração de petróleo, gás natural, cobre, ferro e zinco.

Por sua vez, o setor secundário argentino está voltado para a abastecimento do mercado interno e para a exportação regional. As principais indústrias argentinas são metalúrgica, siderúrgica, química, farmacêutica, têxtil, madeireira e automobilística. Já o setor terciário está concentrado nas atividades comerciais, como a exportação de bens primários e o transporte de produtos por hidrovias. A Argentina também é um importante centro de turismo latino-americano.

Infraestrutura da Argentina

A infraestrutura argentina é considerada bastante moderna quando comparada ao países sul-americanos. O país detém grandes redes de transportes e comunicações, especialmente nas suas zonas urbanas, além de ampla cobertura espacial dos serviços públicos. Os principais modais de transporte da Argentina são o rodoviário, o ferroviário e o hidroviário.

Já na produção de energia, destaca-se as fontes fósseis e as fontes renováveis. O país possui grande cobertura nas áreas de saúde e educação. O saneamento básico é considerado universal, e o analfabetismo é quase nulo na Argentina.

Governo da Argentina

Casa Rosada, em Buenos Aires, na Argentina.
A Casa Rosada é a sede do Poder Executivo argentino.[1]

A Argentina é uma república presidencialista. A figura do presidente é a principal do país, sendo eleito pela população por meio do voto direto, para um mandato de quatro anos. A Argentina é considerada uma democracia plena, com forte participação popular, além da total liberdade de expressão. A estrutural governamental argentina é completada ainda pelos poderes Legislativo e Judiciário.

Cultura da Argentina

A Argentina possui uma cultura muito rica, fortemente baseada em tradições indígenas e espanholas, além de ter contribuição de diversos imigrantes, os quais chegaram ao país ao longo dos séculos. São destaques da cultura argentina: o ritmo musical tango e a produção de quadrinhos. O país também é importante polo cultural sul-americano, com grandes instituições de arte, além de bibliotecas e museus.

O cenário cultural argentino é permeado ainda pela variada culinária local. O consumo de produtos como carne, laticínios e vinhos é muito comum no país. O mate, também conhecido como chimarrão, é sua bebida tradicional. O país tem tradição em vários esportes coletivos, como tênis, boxe e futebol. A rivalidade entre brasileiros e argentinos é uma das maiores do futebol mundial.

Curiosidades da Argentina

  • Está localizado na Argentina o ponto mais elevado da América do Sul. O Aconcágua, situado na cordilheira dos Andes, possui 6969 metros de altitude.

  • O primeiro latino-americano que ganhou um Prêmio Nobel, no ano de 1936, foi o argentino Carlos Saavedra.

  • O sistema de metrô da capital argentina, Buenos Aires, é o mais antigo de toda a América Latina.

  • As Cataratas do Iguaçu, conjunto de quedas de água do rio Iguaçu, estão localizadas na fronteira entre a Argentina e o Brasil.

  • A Terra do Fogo, localizada no extremo sul da Patagônia argentina, é um dos principais pontos turísticos do país.

Crédito de imagem

[1] Antonio Salaverry / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As ruínas da cidade inca de Machu Picchu é um dos símbolos da América do Sul.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Bacia Platina
Clique e veja como se forma a Bacia Hidrográfica Platina. Entenda sua importância econômica, quais os rios que a formam e as suas características gerais.
Bandeira da Bolívia
Bolívia
Leia sobre as principais informações da geografia boliviana. Veja os principais dados sobre a demografia, a economia, a política e a infraestrutura da Bolívia.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Bandeira do Chile
Chile
Conheça os principais aspectos da história, da geografia e da economia do Chile. Saiba mais sobre os recursos minerais produzidos em território chileno.
Guerra da Cisplatina
Acesse o site e saiba mais sobre a Guerra da Cisplatina, ocorrida na região do Rio da Prata. Entenda o desenvolvimento desse conflito e suas consequências.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.
Bandeira do Paraguai.
Paraguai
Saiba quais são as principais informações geográficas do Paraguai. Leia mais sobre os principais aspectos da demografia e da economia desse país sul-americano.
video icon
Matemática
Regra de Chió
Com esta videoaula, você entenderá de vez a regra de Chió, a qual é utilizada para cálculos de determinantes de qualquer ordem, desde que o elemento da primeira linha e da primeira coluna sejam 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas