Ilhas Malvinas

Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
As Ilhas Malvinas, ou Falklands, são territórios ultramarinos de domínio britânico, localizados no oceano Atlântico, no extremo sul do subcontinente sul-americano.

O arquipélago abrange uma área de 12,2 mil km², duas vezes a extensão do Distrito Federal brasileiro, sua capital é a cidade de Stanley. Nas Malvinas são criados rebanhos de ovelhas, delas são extraídas lãs de qualidade, com produção destinada à exportação, especialmente para o Reino Unido.

As águas marinhas que rodeiam as ilhas possuem um grande potencial para pesca, mas os nativos não desenvolvem essa atividade. Por essa razão, o governo concede o direito de pesca para embarcações estrangeiras, após o pagamento de uma licença, isso é um meio de capitação de recursos, que são revertidos em investimentos, principalmente em educação e saúde.

O setor agropecuário gera uma produção que supre a demanda local, até porque a população é de aproximadamente três mil habitantes. Por outro lado, as Malvinas são destituídas de indústrias, diante desse fato, os produtos industrializados, como combustíveis, comidas e bebidas, material de construção, roupas, entre outros, são importados do Reino Unido, Estados Unidos e Holanda.

Após estudos geológicos realizados nas Ilhas, foi constatada a existência de jazidas de petróleo, fato que aguçou o interesse de diversas empresas petrolíferas em explorar a região.
Publicado por Eduardo de Freitas
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos