Planeta Urano

Urano é um dos quatro planetas gasosos do Sistema Solar. Ele é o terceiro maior planeta desse sistema e apresenta uma composição de gases como o hidrogênio e o hélio.

O planeta Urano foi identificado em 1781, pelo pesquisador alemão William Herschel (1738-1822). É um planeta ainda pouco explorado, em razão da sua distância em relação à Terra e também das dificuldades técnicas de exploração de sua superfície.

Assim como os demais planetas gasosos, Urano é conhecido por seus anéis, que circundam sua superfície, tendo um total de 13 anéis. Ele também possui diversas luas. Delas, 27 já foram identificadas. Uma curiosidade sobre Urano é o seu movimento de translação que dura 84 anos.

Veja também: 5 fatos curiosos sobre o Universo

Dados gerais de Urano

  • Diâmetro: 51.800 quilômetros.

  • Área da superfície: 8,083 × 109 quilômetros quadrados.

  • Massa: 8,6 ×1025 quilos.

  • Distância do Sol: 2,873 bilhões de quilômetros.

  • Satélite natural: 27 luas.

  • Período de rotação: 18 horas.

  • Período de translação: 84 anos.

  • Temperatura média: -195°C.

  • Composição atmosférica: hidrogênio, hélio e metano.

Características de Urano

Urano é um planeta gasoso localizado na sétima posição em relação ao Sol, logo após Saturno e anterior a Netuno. É o terceiro maior planeta do Sistema Solar e sua massa é formada por gases, principalmente hidrogênio e hélio. A sua nomenclatura homenageia o deus Urano da mitologia grega, que representava a personificação do céu. O planeta Urano é o único do Sistema Solar que recebeu um nome mitológico de origem grega, sendo os demais nomes dos planetas oriundos de deuses romanos.

O planeta Urano tem a atmosfera mais fria do Sistema Solar, sendo caracterizada pelas baixas temperaturas que podem chegar a quase 200°C negativos. Ele é conhecido por sua coloração azulada. A movimentação de Urano, diferentemente de outros planetas do Sistema Solar, ocorre de leste para o oeste. Sendo assim, o Sol em Urano nasce no oeste e se põe no leste, movimento contrário ao realizado pelo planeta Terra, por exemplo.

Urano é um dos quatro planetas gasosos do Sistema Solar. É caracterizado por sua coloração azulada e seus anéis opacos.

Anéis de Urano

Os anéis de Urano foram identificados em 1977. Na época, a descoberta significou uma grande novidade para a astronomia, uma vez que, até então, acreditava-se que apenas Saturno possuía anéis. Na atualidade, sabe-se que todos os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) possuem anéis. A principal característica dos anéis de Urano é a opacidade, uma que vez ele não tem iluminação própria. O planeta Urano possui 13 anéis planetários conhecidos. Eles são estreitos e formados, possivelmente, por uma estrutura de partículas espaciais e até mesmo gelo.

Veja também: Qual a diferença entre cometa, asteroide e meteoro?

Luas de Urano

Assim como os demais planetas do Sistema Solar, Urano possui um conjunto de satélites naturais, também chamados de luas. Na atualidade, são conhecidas 27 luas em Urano, sendo a última identificada em 1948, ela recebeu o nome de Miranda. As luas de Urano foram nomeadas em homenagem às personagens clássicas da literatura mundial, presentes em obras dos escritores William Shakespeare (1564-1616) e Alexander Pope (1688-1744).

O planeta Urano possui vários satélites artificiais que foram batizados com nomes de personagens da literatura mundial.

Exploração de Urano

O planeta Urano, em razão da sua distância do planeta Terra, da sua composição gasosa e das dificuldades técnicas de sua exploração, é um dos menos conhecidos do Sistema Solar. Ele foi identificado em 1781, pelo pesquisador alemão William Herschel (1738-1822), por meio da utilização de um telescópio. A sua descoberta foi um importante momento para a história da astronomia. Porém, desde então foram realizados poucos estudos em relação ao planeta. A única visita de um equipamento astronômico em Urano ocorreu em 1986, por meio de uma sonda chamada Voyager 2. O planeta deve ser explorado por novas missões em um futuro próximo.

Curiosidades sobre Urano

  • O movimento completo ao redor do Sol, chamado translação, realizado por Urano, dura incríveis 84 anos.

  • A cor azulada característica do planeta é resultado da absorção de luz realizada pelo gás metano, presente na composição do planeta.

  • Um dia em Urano tem duração de 17 horas terrestres, ou seja, o planeta leva 17 horas para girar em torno de si mesmo.

Publicado por Mateus Campos
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos