Questões sobre o Brasil Império no Enem

São muitas as questões sobre o Brasil Império que aparecem no Enem. Por essa razão, o aluno deve compreender como e com que propósito elas são elaboradas.
Bandeira imperial – O período do Brasil Império é um dos mais explorados em provas do Enem

Brasil Imperial nas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem explorado muito nos últimos anos o período do Brasil Império, que compreende os subperíodos: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado, o que pode ser visto nas questões relativas à seção de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nessa seção, estão entrelaçadas as disciplinas da área de Humanidades (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Como a fase imperial no Brasil durou 67 anos, é natural que haja muito material e muitos temas para serem explorados. Assim sendo, é necessário que saibamos como o Enem constrói as suas questões para essa área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O Enem elabora questões tendo em vista certas “competências” definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Entre essas competências, estão as capacidades que o aluno tem de compreender processos históricos e sociológicos, construir argumentos e dominar linguagens (literárias, artísticas etc.). Tais competências, contudo, nunca vêm isoladas. Todas podem estar interligadas em uma única questão.

Sabemos que, no período do Brasil Império, havia realidades políticas e sociais, como o embate entre conservadores e liberais, a escravidão negra, as rebeliões separatistas nas províncias, a maçonaria, a Guerra do Paraguai, e por aí vai. Todos esses temas podem suscitar questões que abordem situações específicas, como a análise de um discurso de algum político conservador ou a análise de uma imagem de escravos recebendo castigo físico. O aluno precisa estar preparado para decodificar esse material e assinalar a alternativa correta.

Questão do ENEM de 2015

Vejamos um exemplo de questão desse recorte temporal do Brasil Império:


Questão 09 do ENEM de 2015 (caderno azul)

A questão apresenta o texto do artigo 1º de um decreto-lei de 1865. Pelo ano do decreto, já sabemos que se trata do Segundo Reinado, de Dom Pedro II, que teve início em 1840 e só terminou com a Proclamação da República, em 1889. Após o texto, vem o cabeçalho, que especifica ainda mais o tema e nos dá a situação precisa que está sendo abordada: a Guerra do Paraguai, conflito entre a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e o Paraguai, que durou de 1864 a 1870.

O enunciado faz referência aos “Voluntários da Pátria”, uma leva de homens comuns, isto é, que não eram militares de carreira, conclamados pelo imperador para lutarem na guerra. Se o cidadão apresentasse outra pessoa em seu lugar, como diz o enunciado, ficaria dispensado do serviço militar. É sabido que, amparados nessa lei, muitos escravos, que queriam a liberdade, e muitos senhores, que não queriam ir para a Guerra, entraram em acordo à época. É por isso que a prática ocorria com tanta frequência. A alternativa correta, então, é a letra E.

Publicado por Cláudio Fernandes
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.