Ziraldo
Ziraldo foi um escritor brasileiro de livros infantis. Ele nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, no estado de Minas Gerais. Mais tarde, formou-se em Direito, escreveu para diversos periódicos e foi um dos criadores do famoso jornal O Pasquim, que fazia oposição ao regime militar brasileiro.
O escritor e desenhista, que faleceu em 6 de abril de 2024, no Rio de Janeiro, foi um dos principais autores da literatura infantil brasileira. Suas obras evidenciam os conflitos típicos da infância, apresentam humor, elementos nacionais e reflexões sobre as relações familiares.
Leia também: Monteiro Lobato — o autor do Sítio do Picapau Amarelo, grande sucesso da literatura brasileira
Resumo sobre Ziraldo
-
Ziraldo foi um escritor e cartunista brasileiro.
-
Ele nasceu em 1932, em Minas Gerais, e faleceu em 2024, no Rio de Janeiro.
-
Foi autor de livros infantis, charges e histórias em quadrinhos.
-
Suas obras apresentam humor, aventuras e elementos nacionais.
-
Seus personagens mais famosos são o Menino Maluquinho e Flicts.
Biografia de Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, na cidade mineira de Caratinga. Sua mãe, Zizinha, e seu pai, Geraldo, resolveram juntar os nomes para batizar o filho. Daí ele se chamar Ziraldo. Sua paixão pelo desenho e pela leitura começou na infância, quando teve contato com histórias em quadrinhos.
Com seis anos de idade, um desenho seu foi publicado no jornal A Folha de Minas. Na cidade natal, estudou no Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, em companhia do avô. No ano seguinte, retornou a Caratinga para servir ao exército.
Em 1954, passou a escrever no jornal A Folha de Minas. Três anos depois, em 1957, terminou o curso de Direito, em Belo Horizonte. Casou-se, no ano seguinte, com Vilma Gontijo. Em 1959, publicou uma das primeiras histórias em quadrinhos brasileiras, a Turma do Pererê.
Em 1963, escreveu para o Jornal do Brasil. Nessa década, suas charges políticas foram publicadas também na revista O Cruzeiro, o que lhe trouxe certa fama. Durante a Ditadura Militar, iniciada em 1964, o autor se posicionou contra o golpe. Com a decretação do AI-5, em 1968, foi preso.
Nesse ano, seu trabalho começou a ser conhecido em outros países. Em 1969, Ziraldo foi um dos fundadores de O Pasquim, jornal que se opunha ao regime. O cartunista mineiro foi vencedor do prêmio do Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além do prêmio Merghantealler. Nesse ano, publicou Flicts, seu primeiro livro infantil.
Sua fama não ficou restrita aos livros infantis, seus desenhos passaram a ilustrar revistas internacionais, como a Vision. Com a publicação do livro O Menino Maluquinho, em 1980, passou a se dedicar mais à literatura infantil. Por essa obra, ganhou o Prêmio Jabuti.
Anos depois, em 1999, fundou a irônica revista Bundas, de caráter político. Em 2008, foi vencedor do Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico, da Espanha. Nesse ano, o autor conseguiu indenização pela perseguição política sofrida durante a Ditadura Militar. O escritor sofreu um AVC em 2018, e faleceu em 6 de abril de 2024, no Rio de Janeiro.
Veja também: Antoine Saint-Exupéry — vida e obra do autor de um dos maiores clássicos mundiais da literatura infantil
Quais as características das obras de Ziraldo?
Ziraldo foi desenhista, autor de obras infantis, histórias em quadrinhos e charges políticas. Seus textos trazem aventuras e conflitos típicos da infância, apresentam humor, traços da cultura nacional e caráter metalinguístico. Refletem sobre as relações familiares e a realidade brasileira. Já seus desenhos têm traços fortes e cores intensas.
Personagens mais famosos de Ziraldo
-
Flicts
-
Bichinho da Maçã
-
Maluquinho
-
Menino Marrom
-
Pererê
-
Professora Maluquinha
-
Supermãe
Obras de Ziraldo
-
Turma do Pererê (1959)
-
Flicts (1969)
-
Jeremias, o Bom (1969)
-
O planeta Lilás (1979)
-
O Menino Maluquinho (1980)
-
O Bichinho da Maçã (1982)
-
O Menino Marrom (1986)
-
O joelho Juvenal (1989)
-
O Menino Quadradinho (1989)
-
Vito Grandam (1995)
-
Uma professora muito maluquinha (1995)
-
O menino do rio doce (1996)
-
Tia nota dez (1996)
-
Os dez amigos (2001)
-
Menina Nina (2002)
-
O menino e seu amigo (2003)
-
O aspite (2005)
-
O menino da Lua (2006)
-
Menina das estrelas (2007)
-
Rolim (2009)
Importância e legado de Ziraldo
Ziraldo deixou como legado livros infantis, desenhos e charges políticas. Esse autor é um dos principais nomes da literatura infantil brasileira. Foi o primeiro artista latino a ser chamado para desenhar o cartaz da Unicef. Seus personagens são tão emblemáticos que, em 1994, alguns deles ilustraram selos comemorativos de Natal.
Além disso, a importância de Ziraldo extrapola a área literária e artística, já que a atuação política do autor foi marcante. Suas atividades também foram além do campo cultural e atingiram o campo econômico, afinal, ele era dono da Ziraldo Artes Produções, empresa que comercializava produtos relacionados à sua produção artística e intelectual.
Saiba mais: Dia Nacional do Livro Infantil — a data também celebra um dos maiores nomes da nossa literatura
Frases de Ziraldo
A seguir, vamos ler algumas frases de Ziraldo, retiradas de entrevista concedida à Folhinha, em 2005:
-
“Aprender a ler é a maior aventura da criança.”
-
“O tempo que você gasta sonhando é o mesmo que gasta fazendo.”
-
“Eu acho a palavra ‘menino’ deslumbrante.”
-
“Filho é o rei da casa e tem que ser feliz.”
-
“Só um menino feliz pode virar um cara legal.”
Por fim, esta frase do livro O Menino Maluquinho:
-
“Na casa do Menino Maluquinho era assim: se tinha chuva, ele queria inventar o Sol.”
Créditos das imagens
[2] Luciana Biazzi | Shutterstock
Fontes
BIER, M. L. A criança e a recepção da literatura infantil contemporânea: uma leitura de Ziraldo. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2004.
CORREIO BRAZILIENSE. Ziraldo deixa hospital após quase um mês de internação após AVC. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/10/24/interna_diversao_arte,714688/ziraldo-deixa-hospital-apos-quase-um-mes-de-internacao-apos-avc.shtml.
ESTADO DE MINAS. Ziraldo faz 90 anos em casa com a família e recebe homenagens em Caratinga. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2022/10/24/interna_cultura,1410925/ziraldo-faz-90-anos-em-casa-com-a-familia-e-recebe-homenagens-em-caratinga.shtml.
FOLHINHA. Entrevista. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di08010505.htm.
FRANCISCO, L. V. Ziraldo: análise de sua produção gráfica n’O Pasquim e no Jornal do Brasil (1969-1977). 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.