Ângulos colaterais internos e externos

Os ângulos colaterais internos e externos recebem esses nomes pela posição que ocupam com relação a retas paralelas e uma transversal.
Ângulos formados por uma reta transversal a duas retas paralelas

Quando observamos os ângulos gerados por uma reta transversal a duas ou mais retas paralelas, percebemos que alguns deles possuem propriedades específicas. Nessa situação, é possível encontrar ângulos opostos pelo vértice, correspondentes, alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.

As definições desses ângulos dependem da posição que ocupam com relação às retas paralelas e à transversal. Por esse motivo, discutiremos primeiro as regiões formadas por uma reta transversal a duas retas paralelas.

Regiões formadas por retas paralelas

Dizemos que duas retas são paralelas quando não existe nenhum ponto em comum entre elas. A região limitada por duas retas paralelas é chamada de região interna. Observe um exemplo:

A região externa, por sua vez, é toda a extensão que não é a região interna. Na imagem a seguir, veja os ângulos que estão na região externa de duas retas paralelas e que foram formados por uma reta transversal.

Ângulos colaterais internos

Dois ângulos são colaterais internos quando, na região interna de duas retas paralelas, estão do mesmo lado. Observe na imagem a seguir que os ângulos α e β estão do mesmo lado e na região interna e que o mesmo acontece com os ângulos θ e λ. Esses ângulos são colaterais internos.

Ângulos colaterais externos

Ângulos colaterais externos estão do mesmo lado na região externa de duas retas paralelas. Na imagem a seguir, os ângulos α e β estão do mesmo lado na região externa e, por isso, são colaterais externos. O mesmo acontece com os ângulos θ e λ.

Propriedades

A propriedade dos ângulos colaterais internos e dos colaterais externos é a mesma:

Ângulos colaterais internos são suplementares, assim como os ângulos colaterais externos

Isso quer dizer que a soma de dois ângulos colaterais internos é sempre igual a 180° e que a soma de dois ângulos colaterais externos também é sempre 180°.

Exemplo:

Calcule o valor de cada um dos ângulos destacados a seguir.

Solução:

Sabendo que os ângulos colaterais externos e também os colaterais internos são suplementares, podemos escrever a seguinte equação:

2x + 4 + 16 x + 20 = 180

18x + 24 = 180

18x = 180 – 24

18x = 186

x = 156
      18

x = 8,65

Com o valor de x em mãos, basta substituí-lo nas expressões de cada ângulo:

2x + 4 =
2·8,65 + 4 =
17,3 + 4 =
21,3°

16x + 20 =
16·8,65 + 20 =
138,4 + 20 =
158,4°

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos Relacionados

Condição de Alinhamento de Três Pontos
Verificando a condição de alinhamento de três pontos.
Cálculo do coeficiente angular
ângulo, reta, condição de existência da reta, pontos, plano cartesiano, tangente, inclinação da reta, como encontrar a inclinação da reta, coeficiente angular, tangente do ângulo, cálculo do coeficiente angular.
Inclinação e coeficiente angular de uma reta
ângulo, reta, condição de existência da reta, pontos, plano cartesiano, tangente, inclinação da reta, como encontrar a inclinação da reta, coeficiente angular, tangente do ângulo
Medidas de Ângulos
Clique aqui e aprenda a transformar as unidades de medidas de ângulos.
Paralelismo
Clique para aprender o que é paralelismo e as propriedades mais importantes relacionadas com essa posição relativa entre retas e planos.
Quatro passos para resolver equações do primeiro grau
Clique para aprender a resolver equações do primeiro grau em quatro passos!
Retas paralelas cortadas por uma transversal
Conheça as retas paralelas cortadas por uma transversal e aprenda a calcular o valor dos ângulos nessa situação. Resolva também os exercícios propostos sobre o tema.
Ângulos
Aprenda o que são ângulos. Conheça suas classificações e saiba como medi-los. Entenda o que são ângulos congruentes e outros conceitos.
Ângulos complementares e suplementares
Aprenda o que são ângulos complementares e suplementares e veja alguns exemplos e definições importantes que envolvem esses conceitos.
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos