Multiplicação de frações

Para fazer a multiplicação de duas ou mais frações, multiplicamos o numerador com o numerador e o denominador com o denominador.
Na multiplicação de frações, multiplicamos o numerador com o numerador e o denominador com o denominador.

A multiplicação de frações é uma das operações básicas envolvendo fração. No caso da multiplicação entre duas frações, a multiplicação de fração é calculada multiplicando o numerador da primeira fração pelo numerador da segunda fração e o denominador da primeira fração pelo denominador da segunda fração. O numerador é o número que está na parte de cima da fração, e o denominador é o número que está na parte de baixo da fração.

Leia também: Adição e subtração de frações — como calcular?

Como fazer a multiplicação de frações?

Para compreender a multiplicação de fração, é importante lembrarmos o que é o numerador e o que é o denominador da fração.

  • a → ocupa a posição do numerador da fração.
  • b → ocupa a posição do denominador da fração.

Quando vamos realizar a multiplicação entre duas frações, de modo geral, multiplicamos “reto”, ou seja, multiplicamos o numerador da primeira pelo numerador da segunda e o denominador da primeira pelo denominador da segunda, formando uma nova fração:

Exemplos:

Multiplicação de uma fração por um número inteiro

Existem alguns casos de multiplicação que podem gerar dúvida, mas a regra continua a mesma. Para multiplicar uma fração por um número inteiro, consideramos que o denominador do número inteiro é igual a 1. Como 1 é o elemento neutro da multiplicação, conservamos o denominador da fração e multiplicamos o número inteiro pelo numerador da fração.

Exemplos:

Jogo de sinal na multiplicação de frações

O jogo de sinal das frações é o mesmo jogo de sinal que conhecemos para números inteiros. De modo geral, quando há um produto de números com sinais iguais, o resultado é positivo, e quando há um produto entre números com sinais diferentes, o resultado é positivo.

Jogo de sinal na multiplicação de frações

Sinal do primeiro fator

Sinal do segundo fator

Sinal do produto

+

+

+

-

-

+

+

-

-

-

+

-

Exemplos:

Simplificação de frações

Na multiplicação de frações, em alguns casos é possível realizar a simplificação da fração. Isso ocorre quando existir um número que divide simultaneamente o numerador e o denominador da fração. Veja o exemplo a seguir:

Analisando a fração encontrada, podemos perceber que 12 e 18 possuem divisores em comum, sendo eles 2, 3 e 6. Dividindo tanto o numerador quanto o denominador por 6, podemos encontrar a fração irredutível, ou seja, que não pode ser simplificada:

Então, o produto dessas duas frações pode ser representado pela fração irredutível .

Veja também: Potenciação de frações algébricas — como calcular?

Exercícios resolvidos sobre multiplicação de frações

Questão 1

Resolva a multiplicação a seguir:

A forma irredutível desse produto é igual à fração:

A)

B)

C)

D)

E)

Resolução:

Alternativa E

Calculando o produto, temos que:

Simplificando a fração:

Questão 2

(Enem) A Música e a Matemática se encontram na representação dos tempos das notas musicais, conforme a figura seguinte.

Um compasso é uma unidade musical composta por determinada quantidade de notas musicais em que a soma das durações coincide com a fração indicada como fórmula do compasso. Por exemplo, se a fórmula de compasso for , poderia haver um compasso ou com duas semínimas ou uma mínima ou quatro colcheias, sendo possível a combinação de diferentes figuras.

Um trecho musical de oito compassos cuja fórmula é  pode ser preenchido com:

A) 24 fusas.

B) 3 semínimas.

C) 8 semínimas.

D) 24 colcheias e 12 semínimas.

E) 16 semínimas e 8 semicolcheias.

Resolução:

Alternativa D

Primeiramente, multiplicaremos 8 por :

Agora, verificaremos cada uma das alternativas para encontrar qual possui resultado igual a 6.

A)

B)

C)

D)

E)

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos