Eleições nos Estados Unidos

As eleições nos Estados Unidos ocorrem por meio de um sistema eleitoral complexo que atua nas instâncias federal, estadual e municipal.
No sistema eleitoral norte-americano, a disputa mais importante se dá na definição da presidência do país.

As eleições nos Estados Unidos são realizadas desde o século XVIII, quando o país conquistou a sua independência. As eleições são realizadas nos Estados Unidos em diferentes níveis: federal, estadual e municipal. A principal disputa, naturalmente, acontece a cada quatro anos em relação à presidência.

A presidência dos Estados Unidos é formada por um mandato de quatro anos com direito a uma reeleição. A eleição presidencial nos Estados Unidos é indireta, portanto o que define a escolha do presidente é o Colégio Eleitoral. Esse sistema é formado por 538 delegados, sendo necessário conquistar, no mínimo, 270 delegados para vencer a disputa.

Leia também: Como surgiu o sistema presidencialista nos Estados Unidos

Resumo sobre as eleições nos Estados Unidos

  • O sistema eleitoral norte-americano é formado por eleições nos níveis federal, estadual e municipal.

  • A principal disputa eleitoral ocorre pela presidência, sendo realizada a cada quatro anos.

  • A primeira eleição presidencial na história dos Estados Unidos aconteceu em 1788 com a eleição de George Washington.

  • A eleição presidencial nos Estados Unidos é indireta, sendo necessária a vitória no Colégio Eleitoral para o candidato ser eleito presidente.

  • Um presidente só é eleito se conquistar 270 delegados de 538 delegados do Colégio Eleitoral.

História das eleições nos Estados Unidos

George Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos.

As eleições nos Estados Unidos são realizadas desde o século XVIII, quando o país conquistou a sua independência. A independência dos Estados Unidos foi declarada em 1776, mas a Constituição do país só foi elaborada na década seguinte, sendo criada em 1787 e ratificada no ano seguinte, 1788.

Uma das questões abordadas pela Constituição dos Estados Unidos foi a questão das eleições presidenciais. O presidente seria eleito para um mandato de quatro anos, mas para definir como essa escolha aconteceria foi adotado o critério do Colégio Eleitoral. Esse Colégio Eleitoral era formado por eleitores que se baseavam no número de deputados que os estados possuíam no Congresso.

A primeira eleição presidencial nos Estados Unidos foi realizada entre dezembro de 1788 e janeiro de 1789, sendo George Washington escolhido como o primeiro presidente dos Estados Unidos. O modelo atual, em que as eleições são realizadas a cada quatro anos na primeira terça-feira depois de 1º de novembro, só foi estabelecido em 1845.

Na história norte-americana, os vencedores de todas as eleições realizadas entre 1788 e 2020 foram os seguintes:

1789 – George Washington

1792 – George Washington

1796 – John Adams

1800 – Thomas Jefferson

1804 – Thomas Jefferson

1808 – James Madison

1812 – James Madison

1816 – James Monroe

1820 – James Monroe

1824 – John Quincy Adams

1828 – Andrew Jackson

1832 – Andrew Jackson

1836 – Martin Van Buren

1840 – William Henry Harrison

1844 – James K. Polk

1848 – Zachary Taylor

1852 – Franklin Pierce

1856 – James Buchanan

1860 – Abraham Lincoln

1864 – Abraham Lincoln

1868 – Ulysses S. Grant

1872 – Ulysses S. Grant

1876 – Rutherford B. Hayes

1880 – James A. Garfield

1884 – Grover Cleveland

1888 – Benjamin Harrison

1892 – Grover Cleveland

1896 – William McKinley

1900 – William McKinley

1904 – Theodore Roosevelt

1908 – William Howard Taft

1912 – Woodrow Wilson

1916 – Woodrow Wilson

1920 – Warren G. Harding

1924 – Calvin Coolidge

1928 – Herbert Hoover

1932 – Franklin D. Roosevelt

1936 – Franklin D. Roosevelt

1940 – Franklin D. Roosevelt

1944 – Franklin D. Roosevelt

1948 – Harry S. Truman

1952 – Dwight D. Eisenhower

1956 – Dwight D. Eisenhower

1960 – John F. Kennedy

1964 – Lyndon B. Johnson

1968 – Richard Nixon

1972 – Richard Nixon

1976 – Jimmy Carter

1980 – Ronald Reagan

1984 – Ronald Reagan

1988 – George H. W. Bush

1992 – Bill Clinton

1996 – Bill Clinton

2000 – George W. Bush

2004 – George W. Bush

2008 – Barack Obama

2012 – Barack Obama

2016 – Donald Trump

2020 – Joe Biden

Eleições federais nos Estados Unidos

Além da eleição presidencial, o sistema eleitoral norte-americano prevê a realização de eleições para os representantes que compõem o Congresso Nacional, isto é, deputados e senadores. O Senado norte-americano é formado por 100 senadores (dois por estado que compõe os EUA), sendo divididos em três classes e possuindo seis anos de mandato.

A cada dois anos são realizadas eleições para o Senado, sendo que cada eleição renova uma das três classes. Nessa disputa, vence o candidato que conquistar o maior número de votos. Além do Senado, o Legislativo norte-americano é formado pela Câmara de Representantes (correspondente à Câmara dos Deputados no Brasil).

Nos Estados Unidos, os deputados têm um mandato de apenas dois anos, sendo realizadas eleições de dois em dois anos para determinar quem comporá a Câmara dos Representantes. Para essa câmara o voto é distrital, com os eleitores podendo eleger somente o candidato que representa o seu distrito. O candidato que tiver o maior número de votos no distrito é eleito deputado.

Por fim, as eleições federais também são marcadas pelo pleito para governadores dos 50 estados norte-americanos. A realização das eleições para governador acontece em anos diferentes, com alguns estados realizando o sufrágio para o governo estadual no mesmo ano da eleição presidencial. Alguns realizam um ano antes, outros um ano depois, mas a maioria o realiza no meio do mandato presidencial (dois anos depois da eleição presidencial).

Como funcionam as eleições para presidente nos Estados Unidos?

As eleições presidenciais dos Estados Unidos ainda são realizadas no modelo do Colégio Eleitoral. Isso significa que o modelo de eleição dos Estados Unidos não é direto, como no Brasil, mas indireto. Assim, cada estado dos Estados Unidos possui um número específico de delegados que são quem elegem o presidente.

Os eleitores comparecem para votar, pois o voto deles decide quem ganhará os delegados de cada estado. Sendo assim, um eleitor da Califórnia, por exemplo, vota no seu candidato, e caso ele ganhe em seu estado, ele levará todos os delegados daquele estado. O Colégio Eleitoral norte-americano é composto por 538 delegados, sendo necessário que um candidato a presidente conquiste, no mínimo, 270 delegados para vencer.

Leia também: História do Partido Democrata e do Partido Republicano nos EUA

Quando acontecerá a eleição presidencial nos Estados Unidos?

A eleição presidencial nos Estados Unidos no ano de 2024 será realizada no dia 5 de novembro. A próxima eleição presidencial depois dessa acontecerá somente em 2028.

Candidatos a presidente nos Estados Unidos

Os dois nomes mais fortes para a corrida à Casa Branca são Donald Trump e Kamala Harris.[1]

Na eleição presidencial dos Estados Unidos que será realizada em novembro de 2024, o candidato republicano será Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (governou o país entre 2016 e 2020). A candidatura democrata seria de Joe Biden, atual presidente norte-americano, mas Biden desistiu da candidatura.

O novo nome cotado para representar os democratas na eleição é o de Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos. A confirmação de Kamala Harris será realizada por meio de uma Convenção do Partido Democrata. A eleição norte-americana é bastante polarizada entre os partidos republicano e democrata, mas, geralmente, algumas candidaturas independentes (fora desses dois partidos) são realizadas.

Eleições estaduais nos Estados Unidos

Os Estados Unidos também possuem eleições a nível estadual que m como objetivo compor as legislaturas que formam o Poder Legislativo dos estados. Vimos que há eleição para governadores e que eles são eleitos para mandatos de quatro anos, mas nos estados de New Hampshire e Vermont, o mandato dos governadores tem apenas dois anos. É eleito o candidato que obter mais votos.

As eleições dentro dos estados acontecem de diferentes maneiras, uma vez que cada unidade federativa norte-americana possui autonomia para estabelecer o seu próprio sistema político e de governo. Sendo assim, cada estado define quando ocorrem as eleições para governador e legislativas. Em muitos estados posições como procurador-geral, secretário de Estado e até as posições da Suprema Corte estadual são ocupadas por meio de eleições.

Eleições municipais nos Estados Unidos

No âmbito municipal, são realizadas eleições para ocupar as posições do Legislativo municipal, assim como há eleições para o cargo do Executivo no nível municipal. A forma como se organizam as eleições para o representante municipal do Executivo varia bastante de cidade para cidade. Um sistema comum, naturalmente, é a realização de eleições que definem o prefeito da cidade com base no número de votos.

Curiosidades sobre as eleições nos Estados Unidos

  • Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, é possível que o candidato mais votado não seja eleito presidente. Isso acontece caso o candidato não obtenha a maioria dos delegados no Colégio Eleitoral.

  • Franklin Delano Roosevelt foi eleito para quatro mandatos seguidos como presidente. Isso aconteceu porque nas décadas de 1930 e 1940 não havia limites para reeleição.

  • Os cinco presidentes que foram eleitos como número de votos menor que seu adversário foram: John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, Benjamin Harrison, George W. Bush e Donald Trump.

  • O voto nos Estados Unidos não é obrigatório, portanto os eleitores têm direito a escolher se vão comparecer para votar ou não.

Créditos da imagem

[1] Muhammad Alimaki / Shutterstock

Fontes

CARVALHO, Fabiana de. Eleições nos EUA: entenda como funciona a escolha do presidente pelo colégio eleitoral. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/08/28/eleicoes-nos-eua-entenda-como-funciona-a-escolha-do-presidente-pelo-colegio-eleitoral.ghtml

BORG, Vitor. Eleições para o Congresso nos EUA: como funciona e o que está em jogo. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/11/05/eleies-para-o-congresso-nos-eua-como-funciona-e-o-que-est-em-jogo.ghtml

REDAÇÃO. How the president is elected. Disponível em: https://www.usa.gov/election

Publicado por Daniel Neves Silva
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos