Whatsapp icon Whatsapp

Quais são os estados dos Estados Unidos?

Os Estados Unidos, maior potência política, econômica e cultural do mundo, são constituídos por 50 estados. O Alasca e o Havaí têm suas fronteiras descontínuas ao território.
Mapa com indicação dos 50 estados dos Estados Unidos.
Os Estados Unidos possuem uma divisão administrativa formada por 50 estados.

Os estados dos Estados Unidos são as 50 unidades federativas observadas na divisão administrativa dos Estados Unidos, um importante país que pertence à América do Norte. Esses estados, delimitados por específicas divisões territoriais, ainda que de forma limitada, possuem certa soberania, voltada principalmente para as decisões que envolvem a saúde, a infraestrutura, o transporte, a educação, entre outros.

Leia também: Estados do Brasil — quais são eles?

Os 50 estados dos Estados Unidos e suas capitais

A tabela abaixo apresenta o nome de cada dos estados dos Estados Unidos e suas respectivas capitais:

ESTADO

CAPITAL

Alabama

Montgomery

Alasca

Juneau

Arkansas

Little Rock

Arizona

Phoenix

Califórnia

Sacramento

Cansas

Topeka

Carolina do Note

Raleigh

Carolina do Sul

Colúmbia

Colorado

Denver

Connecticut

Hartford

Dakota do Norte

Bismarck

Dakota do Sul

Pierre

Delaware

Dover

Flórida

Tallahassee

Geórgia

Atlanta

Havaí

Honolulu

Idaho

Boise

Rhode Island

Providence

Illinois

Springfield

Indiana

Indianápolis

Iowa

Des Moines

Kentucky

Frankfort

Louisiana

Baton Rouge

Maine

Augusta

Maryland

Annapolis

Massachusetts

Boston

Michigan

Lansing

Minnesota

Saint Paul

Mississipi

Jackson

Missouri

Jefferson City

Montana

Helena

Nebrasca

Lincoln

Nevada

Carson City

Nova Hampshire

Concord

Nova Jersey

Trenton

Nova Iorque

Albany

Novo México

Santa Fé

Oklahoma

Oklahoma City

Ohio

Columbus

Oregon

Salem

Pensilvânia

Harrisburg

Tenessi

Nashville

Texas

Austin

Utah

Salt Lake City

Vermont

Montpelier

Virginia

Richmond

Virginia Ocidental

Charleston

Washington

Olympia

Wisconsin

Madison

Wyoming

Cheyenne

 

Quer saber mais sobre os Estados Unidos? Continue lendo este artigo e descubra tudo sobre esse país que detém grande importância mundial!

Dados gerais sobre os Estados Unidos

  • Nome oficial: Estados Unidos da América

  • Gentílico: estadunidense

  • Extensão territorial: 9.371.175 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Norte

  • Capital: Washington

  • Clima: temperado

  • Governo: república federal presidencialista

  • Idioma: inglês

  • Religiões:

    • 63% (cristianismo);

    • 29% (ateísmo);

    • 8% (outras).

  • População: 329.500.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 35 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,926 (muito elevado)

  • Moeda: Dólar

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 20,94 bilhões

  • PIB per capita: US$ 63.543

  • Gini: 39%

  • Fuso horário: UTC5 a –10

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA).

  • Divisão administrativa: 50 estados e um Distrito Federal (Colúmbia)

Bandeira dos Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos.

História dos Estados Unidos

A história moderna dos Estados Unidos teve início a partir do processo de colonização do país. O território estadunidense era habitado por diversos povos tradicionais e foi, ao longo dos anos, colonizado por diversos povos europeus, como espanhóis, franceses e ingleses. Apesar disso, a colonização oficial do país teve início a partir da fundação das Treze Colônias pelos ingleses, iniciando assim o processo de ocupação do território estadunidense.

À medida que a produção econômica das novas colônias ganhava destaque, havia também o crescimento do descontentamento da população local com a ocupação inglesa. Desse modo, após a organização da sociedade local, foi assinada, em 4 de julho de 1776, a Declaração de Independência das Treze Colônias, fundando assim oficialmente os Estados Unidos da América. Por conseguinte, houve uma expansão territorial significativa estadunidense, avançando por territórios antes dominados por franceses e mexicanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de então, o crescimento do país foi motivado pela agropecuária, especialmente no sul, e pela industrialização, principalmente no norte-nordeste do país. A crescente desigualdade entre o norte e o sul estadunidenses, além de discordâncias entre o sistema escravocrata local, gerou a Guerra Civil Americana (1861). Esse conflito marcou profundamente a sociedade americana, mas, ao mesmo tempo, garantiu a unidade territorial do país.

No mais, os Estados Unidos envolveram-se em importantes conflitos, especialmente ao longo do século XX, com destaque para a Guerra Hispano-Americana (1898), a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os estadunidenses foram fundamentais para o fim das Guerras Mundiais, contribuindo de maneira decisiva no conflito.

Além dos conflitos militares citados, os Estados Unidos foram protagonistas, com a antiga União da República Socialista Soviética (URSS), do principal conflito político, econômico e ideológico do século XX: a Guerra Fria. A tensão histórica entre os dois países influencia a sociedade mundial até os dias atuais, em conjunto com a recente ascensão da China e o papel militar importante da Rússia, porém os Estados Unidos ainda são a principal potência militar do globo.

Já no campo econômico, os Estados Unidos passaram por crises econômicas significativas, como as de 1929 e 2008, mas, mesmo assim, permanecem como a maior potência econômica do planeta. O país possui ainda um importante papel cultural em todo o mundo, sediando organizações e empresas importantes nos ramos da educação, da cultura e do entretenimento. Atualmente, é um dos principais centros mundiais, quanto ao poder político, econômico e cultural, e um dos países mais reconhecidos do planeta.

Etimologia dos Estados Unidos

O nome dos Estados Unidos da América deriva da assinatura da Declaração de Independência das Treze Colônias Americanas. Nesse documento, ficou registrado o nome do então novo país como “Estados Unidos”, em razão da unificação das colônias estadunidenses, junto ao termo “da América”, referência à localização do território estadunidense em nível mundial.

Geografia dos Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem um dos maiores territórios nacionais do mundo, logo, há neles bastante diversidade em termos geográficos. O país está localizado na América, mais precisamente na América do Norte, sendo banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

O país é formado por 50 Estados e um Distrito Federal, além de diversos territórios ultramarinos, como ilha de Guam, Samoa Americana, ilhas Virgens Americanas, ilhas Marianas e Porto Rico. O território estadunidense faz fronteira com México, com o Canadá e com a Rússia (no último caso, por meio do estado do Alasca).

Em termos geomorfológicos, os Estados Unidos apresentam a predominância de grandes planícies ao longo de toda a porção central do seu território; já no litoral leste, há pequenas formações de colinas, enquanto, no litoral oeste, há presença de montanhas. O oeste estadunidense é caracterizado pela instabilidade sísmica, sendo formado por um relevo muito montanhoso e marcado pela ocorrência de terremotos. O monte McKinley, localizado no estado do Alasca, com 6194 metros de altitude, é o ponto mais elevado dos EUA. Os rios Mississipi e Missouri são os principais do país.

Já em relação ao clima, os Estados Unidos apresentam, de forma abrangente, um clima temperado. Ainda, há registros de clima subtropical no sudeste estadunidense, clima tropical semiárido no centro-oeste do país, e clima mediterrânico ao longo da maior parte do litoral oeste.

A mesma diversidade climática está presente na vegetação, com formações de florestas temperadas e estepes na maior parte do país. Há ainda vegetações pontuais de mangue no sul estadunidense, vegetação desértica no centro-oeste do país, e também a presença de Tundra ao norte.

Demografia dos Estados Unidos

Os Estados Unidos são o terceiro país mais populoso do mundo, logo atrás de China e Índia, com cerca de 330 milhões de habitantes. O país possui uma grande diversidade em termos étnicos, sendo formado por diversas etnias mundiais, já que é tradicionalmente um território receptor de muitos migrantes. Apresenta, no entanto, grandes desigualdades em termos de distribuição populacional, com zonas densamente povoadas, como a sua porção oeste e nordeste, assim como zonas despovoadas, como o meio-norte do seu território.

Os americanos desfrutam de um elevado padrão de vida, fator que impacta positivamente nos indicadores demográficos locais, considerados satisfatórios em nível mundial. Os índices de longevidade são bastante elevados, assim como os de natalidade, que garantem ao país uma constante taxa de crescimento populacional. Esse aumento populacional típico do país também é fruto do grande volume de imigração. As maiores cidades em população dos Estados Unidos são Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Dallas e Houston.

Saiba mais: Noruega — o país com a melhor qualidade de vida do mundo

Economia dos Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem os três setores da economia bastante desenvolvidos. O país é a maior economia do mundo, e a elevada produtividade é um dos seus principais destaques. Estão localizadas nos Estados Unidos diversas empresas transnacionais que possuem amplo protagonismo na economia mundial, sendo líderes nos seus ramos de atuação. Entenda melhor, a seguir, a questão dos setores econômicos dessa nação.

→ Setor primário

As atividades agropecuárias e extrativistas dos Estados Unidos são altamente mecanizadas. O país detém o protagonismo na utilização de insumos na produção agropecuária. Em relação à agricultura, destacam-se as produções de soja, milho, algodão e frutas tropicais, das quais os estadunidenses configuram-se entre os principais produtores mundiais. Já na pecuária, ressalta-se a produção de carne, especialmente bovina, suína e de frango.

O extrativismo também é um setor muito forte nos Estados Unidos, especialmente a exploração de fontes de energia, como o petróleo e o gás natural. O país também tem depósitos importantes de minérios, como ferro, ouro, prata e minerais de terras raras. Os estados da Califórnia e da Flórida, além das unidades federadas do meio-oeste estadunidense, são importantes produtores de alimentos.

→ Setor secundário

Os Estados Unidos foram um dos pioneiros no processo de industrialização mundial, com destaque para a indústria automobilística, especialmente na porção nordeste do país. A indústria estadunidense atual é altamente diversificada e tecnológica. Suas principais indústrias são: siderúrgica, metalúrgica, petroquímica, automobilística, química, farmacêutica, aeronáutica, naval e bélica.

Avião Boeing 737 MAX parcialmente construído na fábrica Renton, nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos são um dos principais produtores de aviões do mundo.[1]

Os estadunidenses são importantes produtores mundiais de bens manufaturados, como aviões, automóveis, eletrodomésticos, além de máquinas e equipamentos diversos. Também possuem uma grande indústria de defesa. Destacam-se ainda a indústria de alta tecnologia e setores da indústria criativa. Os principais centros industriais dos Estados Unidos são os estados da porção nordeste do país, como Nova Iorque, Michigan e Pensilvânia, além da Califórnia e do Texas.

→ Setor terciário

As atividades terciárias são as principais geradoras de riquezas da economia estadunidense. O país é um polo mundial em termos de instituições financeiras, de saúde e educação. Há nele a presença das sedes de grandes empresas mundiais, com destaque para as das áreas de tecnologia da informação e comunicação, que geram um grande volume de empregos e impostos.

A atividade industrial nos Estados Unidos, assim como de serviços, é muito intensa, já que o país é um dos principais exportadores do mundo, desde bens primários até meios de alta tecnologia. O país tem ainda cidades como Nova Iorque e Los Angeles, importantes centros na oferta de serviços diversos, com destaque para o mercado financeiro e tecnológico.

  • Turismo dos Estados Unidos

Pessoas no parque temático Universal's Islands of Adventure, em Orlando, nos Estados Unidos.
Os parques temáticos são importantes polos de turismo dos Estados Unidos.[1]

A atividade turística é uma das principais atividades do setor terciário do país. O território americano é conhecido mundialmente pela presença de belas paisagens naturais, assim como de muitos elementos humanos, que atraem turistas de todo o mundo. O país é um dos principais receptores de turistas do planeta.

Além disso, os Estados Unidos possuem uma ampla estrutura de acomodação de visitantes, que inclui hotéis, restaurantes e centros de compras. No território estão localizados importantes centros mundiais do turismo de entretenimento, como a Flórida; do turismo audiovisual, como a Califórnia; e do turismo adulto, como a cidade de Las Vegas.

Os principais pontos turísticos dos Estados Unidos são:

  • Nova Iorque (Nova Iorque);

  • Orlando (Flórida);

  • Las Vegas (Nevada);

  • Miami (Flórida);

  • Grand Canyon (Arizona);

  • catarátas do Niágara (Nova Iorque).

Infraestrutura dos Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem uma infraestrutura bastante desenvolvida. O crescimento do país foi possibilitado por meio da instalação de grandes corredores de transportes e comunicações, que possibilitaram a interligação das diversas regiões do país. Além disso, destaca-se a diversidade de modais de transporte empregados no país, em especial as matrizes de transporte aeroviário, ferroviário e hidroviário. O principal meio de transporte do país é o rodoviário, com destaque para o uso individual dos veículos automotores.

Já nas telecomunicações, ressalta-se a ampla cobertura de redes de rádio e televisão, assim como de internet. Os Estados Unidos são um importante centro mundial de produção de conteúdos digitais e possuem importantes centros tecnológicos, também chamados de tecnopolos.

Vista do Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos.
 O Vale do Silício (Califórnia) é um dos principais tecnopolos do mundo.

A infraestrutura estadunidense também contempla o oferecimento de bons serviços para a população. O país tem uma ampla cobertura de energia, com destaque para o uso do petróleo, gás natural, carvão e energia nuclear. A cobertura de abastecimento de água e esgoto é praticamente universal no país.

Já a saúde e a educação estadunidenses, mesmo com parte importante centrada na esfera privada, possuem elevados níveis de qualidade. Os Estados Unidos também detêm uma grande infraestrutura de centros de pesquisa e desenvolvimento, com destaque para os setores bélico, aeronáutico e espacial.

Governo dos Estados Unidos

Os Estados Unidos são uma república federal presidencialista, ou seja, formados pela reunião de entidades federadas, os estados, em torno de uma unidade política, marcada pela figura do presidente. O país possui uma estrutura governamental marcada pela divisão de Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O Executivo tem como figura central o presidente, eleito pelo voto indireto da população, por meio de um sistema de votação dividido por estados, para um mandato de quatro anos, com direito a uma reeleição. Já o Legislativo é formado por representantes eleitos pela população local, conforme cada estado, sendo os órgãos legisladores a Câmara dos Representantes e o Senado. Por sua vez, o Judiciário é representado pela Suprema Corte dos Estados Unidos, composta por nove membros.

Saiba também: George Washington — o primeiro presidente dos Estados Unidos

Cultura dos Estados Unidos

Os Estados Unidos são o principal centro cultural do mundo. Esse cenário é fruto, especialmente, da avançada indústria de entretenimento do país, com destaque para a produção de filmes, séries e jogos consumidos em todo o mundo. O chamado “modo de vida americano” foi amplamente divulgado pelas produções audiovisuais do país ao longo dos anos, contribuindo para o protagonismo do país no cenário cultural global.

A cultura estadunidense tem como ponto importante a elevada diversidade em termos linguísticos, religiosos e étnicos, fruto principalmente do grande volume de imigrantes recebidos pelo país. São marcas culturais dos EUA o consumo de alimentos como ovos, bacon, panquecas, além dos chamados alimentos processados, como hambúrgueres e pizzas; a diversidade musical, com destaque para gêneros com o jazz, o soul e o funk; além da prática de esportes, especialmente basquete, futebol americano, beisebol, hóquei no gelo, golfe e natação.

Curiosidades dos Estados Unidos

  • O território estadunidense é formado por dois estados situados de forma descontínua às fonteiras do país: o Alasca e o Havaí.

  • Os estadunidenses possuem grande tradição esportiva, sendo os maiores vencedores das Olimpíadas de Verão.

  • A idade mínima para dirigir nos Estados Unidos é de 16 anos, enquanto a idade mínima para consumo de álcool é de 21 anos.

  • A Estátua da Liberdade, símbolo da cidade de Nova Iorque, foi um presente dado pela França, no ano de 1886.

  • Os Estados Unidos foram berço de invenções importantes da humanidade, com destaque para a internet.

  • O feriado do Dia de Ação de Graças, que ocorre na quarta quinta-feira de novembro, é o mais importante dos Estados Unidos.

Crédito de imagem

[1] Mia2you / Shutterstock

[2] VDB Photos / Shutterstock

Fontes

DW. Estados Unidos. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/estados-unidos/t-17444908.

EF. Cultura e Tradições nos EUA. Disponível em: https://www.ef.com.br/guia-destinos/estados-unidos/cultura/#:~:text=Cultura%20e%20Tradi%C3%A7%C3%B5es%20nos%20EUA,o%20caldeir%C3%A3o%20cultural%20norte%2Damericano.

INFOPÉDIA. Estados Unidos da América. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$estados-unidos-da-america.

Visite os USA. Disponível em: https://www.visiteosusa.com.br/.

WORLD STUDY. 10 curiosidades dos Estados Unidos que vão te surpreender. Disponível em: https://www.worldstudy.com.br/noticia/curiosidades-estados-unidos.   

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América
Clique aqui e saiba quais são os países que fazem parte da América. Conheça as características geográficas, socioculturais e econômicas desse continente.
América do Norte
Clique aqui e conheça as características geográficas da América do Norte, bem como os aspectos históricos e culturais dessa importante porção americana.
Bandeira dos Estados Unidos
Você sabe qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos? Leia sobre a história e as tradições atreladas à bandeira de um dos países mais importantes do mundo.
Canadá
Saiba mais sobre as características da geografia do Canadá. Veja as principais informações da demografia, da economia e da infraestrutura desse país americano.
Colonização inglesa na América do Norte
Clique aqui, saiba como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte e descubra quais foram os principais acontecimentos desse contexto.
Estados Unidos no século XIX
Clique aqui e conheça os principais eventos que caracterizaram a história dos Estados Unidos durante o século XIX.
Independência dos Estados Unidos
Entenda o processo de independência dos Estados Unidos, realizado pela elite colonial insatisfeita com a metrópole.
México
Saiba quais são as principais características geográficas do México. Veja detalhes sobre a demografia, a economia e a cultura dessa importante nação americana.
Origem do sistema presidencialista nos Estados Unidos
Saiba como ocorreu a origem do sistema presidencialista nos Estados Unidos e entenda por que o sistema de representação nesse país é um dos mais complexos do mundo.
USMCA
Conheça mais sobre o USMCA, o novo acordo que substitui o antigo Nafta. Saiba qual o objetivo desse acordo, o que se manteve e quais foram as mudanças propostas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.