Polímero Poliuretano

Poliuretano em roupas esportivas.

A começar pelo automóvel, o vestuário, e tudo aquilo que proporciona conforto e lazer, são requisitos que promovem qualidade de vida para qualquer pessoa. E imagine só, o poliuretano tem uma importante contribuição nisso tudo. Nos carros, ele está presente nos painéis, nos estofamentos, no volante, entre outras peças. O poliuretano foi escolhido para compor esses acessórios por ser um material leve, característica que garante economia de combustível, pois diminui o peso do veículo.

Solas de sapato, roupas de natação, botas, são peças de nosso vestuário fabricadas a partir do polímero poliuretano. E a vasta utilização não para por aí, para quem gosta de futebol, uma novidade: a bola usada nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, era revestida com poliuretano altamente durável e leve, o que proporcionou maior conforto aos jogadores.


Uma das aplicações de maior destaque do poliuretano ocorre na África. Os moradores das cabanas de ferro sofriam com a presença de insetos e calor excessivo dentro de suas humildes casas. Isto até aparecer um polímero para proporcionar-lhes maior conforto. Um revestimento de poliuretano protege as cabanas mantendo os insetos e calor do lado de fora.

Método de obtenção do poliuretano:

A reação de obtenção do polímero ocorre entre moléculas que têm um grupo álcool e moléculas com grupos isocianato. A mistura dá origem a uma forte ligação química e dependendo do processo, o produto final pode tomar a forma rígida (de alta dureza) ou flexível (ideal para estofamentos).

Veja mais!


Nylon: um polímero resistente
Polímero antibala

Publicado por Líria Alves de Souza
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!