Química do sabonete

A Química do Sabonete envolve todas as substâncias que são utilizadas no processo de fabricação desse produto.
Sabonete sólido utilizado no dia a dia

De uma forma geral, denominamos de sabonetes sólidos os sabões especiais utilizados para a higiene corporal. Eles apresentam componentes químicos específicos para essa finalidade.

Como são sabões, os sabonetes sólidos espumam e retiram sujeiras corporais (compostas por óleos, gorduras, micro-organismos etc.). Para produzir um sabonete sólido, são utilizados como componentes básicos:

  • Gorduras ou Óleos;

  • Barrilha (carbonato de sódio) ou hidróxidos (de sódio ou potássio);

  • Essência.

a) Processo químico de formação de um sabonete sólido

O sabonete sólido é obtido a partir de um processo reacional denominado de reação de saponificação. Nessa reação, o óleo ou a gordura reage com o componente básico, formando um sal, como podemos observar na equação de saponificação representada abaixo:


Equação representando um processo de saponificação

Podemos observar na equação acima que o triglicerídeo (que pode ser um óleo ou gordura) reage com a substância básica, sendo desintegrado em três estruturas. As três estruturas formadas no rompimento recebem um átomo do metal (sódio ou potássio) proveniente do composto básico, sendo classificadas como sais. Além do sal, também temos a formação da substância glicerina.

O sal formado na saponificação apresenta uma região polar (vermelha) e uma região apolar (azul), como demonstrado na estrutura abaixo:


Regiões polar e apolar em um sabão

Por apresentar uma região polar e outra apolar, o sabonete consegue realizar a função de limpeza, pois interage com as mais variadas substâncias.

b) Características químicas de cada componente utilizado na produção do sabonete sólido

  • Gorduras

São compostos químicos (lipídios) originados a partir da reação entre o glicerol (álcool) e ácidos graxos saturados ou insaturados, que apresentam cadeias longas, contendo um grupo carboxila em uma das extremidades.


Equação que representa a formação de uma gordura

Um lipídio só é considerado uma gordura quando pelo menos dois dos três grupos (ramificações) presentes na estrutura são saturados (apresentam apenas ligações do tipo simples). Abaixo temos um exemplo da cadeia de uma gordura:


Fórmula estrutural de uma gordura

Por terem uma maior quantidade de ramificações saturadas, as gorduras possuem um ponto de fusão elevado e, por isso, são encontradas sempre no estado sólido em temperatura ambiente.

  • Óleos

São compostos químicos (lipídios) originados a partir da reação entre o glicerol (álcool) e ácidos graxos saturados ou insaturados, que apresentam cadeias longas, contendo um grupo carboxila em uma das extremidades.


Equação que representa a formação de um óleo

Um lipídio só é considerado um óleo quando pelo menos dois dos três grupos (ramificações) presentes na estrutura são insaturados (apresentam uma ou mais insaturações). Abaixo temos um exemplo da cadeia de um óleo:


Fórmula estrutural de um óleo

Por terem uma maior quantidade de ramificações saturadas, os óleos possuem um ponto de fusão mais baixo e, por isso, são encontradas sempre no estado líquido em temperatura ambiente.

  • Álcalis

Os álcalis são as substâncias básicas utilizadas na produção do sabonete. Os mais utilizados são:

- Hidróxido de sódio (NaOH)

Substância iônica (formada por ligação iônica), denominada de base de Arrhenius, que apresenta cor branca (leitosa) e estado físico sólido, sendo extremamente reativa e corrosiva, além de ser higroscópica (absorve a umidade do ar).

- Hidróxido de potássio (KOH)

Substância iônica (formada por ligação iônica), denominada de base de Arrhenius, que apresenta cor branca (opaca ou transparente) e estado físico sólido, sendo extremamente tóxica e corrosiva.

- Carbonato de sódio (Na2CO3)

Substância iônica (formada por ligação iônica), denominada de sal de Arrhenius, que apresenta cor branca (translúcido) e estado físico sólido.

  • Essências

As essências, de uma forma geral, são os produtos utilizados para fornecer um odor agradável ao sabonete sólido. Quimicamente falando, são grupos de substâncias que possuem grupos funcionais de álcoois, ésteres e cetonas, além de terpenos (compostos orgânicos que apresentam cadeias longas de dez a quinze carbonos).

Publicado por Diogo Lopes Dias
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos