Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio

Camada de ozônio: proteção para nossa pele.

A camada de ozônio é um revestimento de gás ozônio (O3) que envolve a Terra, essa camada tem como função proteger nosso planeta, ela funciona como um filtro, ou seja, ela filtra grande parte dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

Os gases que estão destruindo a camada de ozônio são os CFC’s (gases clorofluorcarbonetos) usados nos sistemas de refrigeração, como solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis e muitos outros. Eles são constituídos de carbono (C), cloro (Cl) e bromo (Br).


Quando os CFC’s atingem altitudes superiores (entre 15 e 30 Km) são decompostos pela radiação ultravioleta, ou seja, passam por uma fotólise e liberam átomos de cloro, flúor e bromo.
A catálise ocorre quando os átomos de cloro participam em ciclos das reações catalíticas que destroem ozônio. Observe as equações:
 

Cl + O3 → ClO + O2
ClO + O → Cl + O2
O3 + O → 2 O2


As moléculas chegam a estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio, como mostra a equação. Dizemos que essas reações são catalíticas, devido ao fato de que aceleram a destruição da camada de ozônio. O cloro possui um poder destrutível que o possibilita consumir milhares de moléculas de ozônio.



Dentre os prejuízos que a destruição da camada de ozônio traz, está o aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioletas. Ocorrência do efeito estufa, o que causa um aumento na temperatura do planeta. Assim, as geleiras polares vão se descongelando gradativamente, aumentando o nível das águas nos oceanos.

Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática
Inequação Exponencial
Nesta aula veremos o que é uma inequação exponencial e como resolver questões desse assunto.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos