Redação
Redação é qualquer texto escrito. Ela deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão e pode ser narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva ou injuntiva. Os textos narrativo, descritivo e argumentativo são os tipos utilizados na redação escolar. A redação do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo e precisa apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Leia também: Quais são os 5 erros mais comuns em uma redação?
Resumo sobre redação
- Redação é a qualquer texto escrito ou mesmo o ato de escrever um texto.
- Como texto escrito, ela pode ser narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva ou injuntiva.
- Autor, leitor, código, mensagem, tipologia e gênero textual são elementos considerados na escrita de uma redação.
- A redação precisa apresentar, necessariamente, introdução, desenvolvimento e conclusão.
- A redação do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo e exige o cumprimento de critérios avaliados em cinco competências.
O que é uma redação?
Redação é qualquer texto escrito ou mesmo o ato de escrever um texto. Assim, é correto dizer:
Entreguei a redação à professora.
E também:
A redação do testamento coube ao advogado da família.
Por sua vez, a redação escolar é um texto com um formato específico, relacionado a algum tipo textual.
Tipos de redação
Tipo |
Função |
Narrativo |
Narrar, relatar |
Descritivo |
Descrever |
Expositivo |
Expor ideias |
Injuntivo |
Dar instruções |
Argumentativo |
Defender argumentos |
Para saber mais sobre os tipos textuais, clique aqui.
Características da redação
Cada tipo de redação possui características específicas:
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Narração: conta uma história e apresenta personagens, lugar e tempo.
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Descrição: aponta as características das pessoas, dos objetos, do ambiente ou da paisagem.
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Exposição: expõe ideias ou conceitos.
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Injunção: instrui, ordena e recomenda por meio de imperativos.
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Argumentação: apresenta argumentos para a defesa de uma tese.
De forma geral, uma redação pode apresentar linguagem formal ou informal, dependendo do contexto e do gênero textual. Por exemplo, um bilhete para alguém da família, em que solicitamos algo, apresenta instrução e pode estar em linguagem informal. Já um manual de instruções também é do tipo injuntivo, mas exige linguagem formal.
Elementos da redação
Alguns elementos precisam ser considerados no processo de escrita de uma redação:
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Autor ou remetente: é quem escreve a redação.
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Leitor ou destinatário: é quem lê a redação.
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Código: é a língua utilizada na escrita da redação.
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Tipologia textual: é o tipo de redação.
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Gênero textual: é o gênero de texto da redação.
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Mensagem: é aquilo que a redação pretende transmitir.
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Veículo: é onde a redação vai ser escrita ou publicada.
Todos os elementos acima fazem parte do processo de escrita de uma redação. O autor da redação tem uma intenção comunicativa: ele quer transmitir uma mensagem. Para isso, ele utiliza um código linguístico, que deve ser dominado pelo leitor ou pelo destinatário. Portanto, o autor escreve para um leitor específico, aquele capaz de entender sua mensagem.
Essa mensagem vai se adequar a um tipo específico de texto, ou seja, narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo ou expositivo. Vale lembrar que existem textos híbridos, pois mesclam dois ou mais tipos textuais. Por exemplo, um romance apresenta narrativa, mas também descrições e, muitas vezes, argumentação.
Outro elemento da redação que devemos considerar é o gênero textual utilizado. O gênero textual é escolhido de acordo com o objetivo da redação. Existe uma infinidade de gêneros textuais, como bilhete, carta, bula, receita de bolo, manual de instruções, diário, artigo de opinião etc.
Assim, os elementos da redação fazem parte do contexto ou da situação comunicativa. Por fim, para que a redação seja lida, ela precisa de um veículo, isto é, um suporte físico ou virtual, como a folha de papel ou uma página virtual. Essa página pode estar presente em um livro, um jornal, uma revista etc.
Estrutura da redação
Vamos nos concentrar agora no gênero redação escolar, que deve apresentar a seguinte estrutura:
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Título: resume a mensagem da redação.
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Introdução: apresenta os objetivos da redação.
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Desenvolvimento: desenvolve relato, descrição ou argumentação.
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Conclusão: apresenta consequências, desfecho, reforço da mensagem ou soluções.
Como fazer uma redação?
No gênero redação escolar, os três tipos textuais utilizados são o narrativo, o descritivo e o argumentativo. Para fazer cada um desses tipos de redação, você deve utilizar a mesma estrutura:
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título;
-
introdução;
-
desenvolvimento;
-
conclusão.
O que vai ser diferente é o conteúdo da redação, como veremos a seguir.
Texto narrativo |
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Título |
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Introdução |
Apresentação do acontecimento a ser relatado, quando e onde ocorreu. |
Desenvolvimento |
O que gerou o acontecimento, personagens e suas ações, relato detalhado de como tudo ocorreu. |
Conclusão |
Consequências do acontecimento, desfecho. |
Texto descritivo |
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Título |
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Introdução |
Apresentação de alguma característica que sobressai na pessoa, objeto, ambiente ou paisagem descritos. |
Desenvolvimento |
Características detalhadas daquilo que está sendo descrito, como, por exemplo, tamanho, altura, forma etc. No caso de pessoas, também é interessante apontar características psicológicas. |
Conclusão |
Importância, utilidade ou outro elemento que merece destaque sobre o que foi descrito. |
Texto argumentativo |
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Título |
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Introdução |
Apresentação do tema e dos argumentos. |
Desenvolvimento |
Defesa dos argumentos, com exposição de ideias ou conceitos. |
Conclusão |
Observação de caráter geral ou solução relacionada ao tema. |
Uma redação escolar deve possuir um mínimo de quatro parágrafos. O primeiro parágrafo deve apresentar a introdução. O desenvolvimento deve ser dividido em dois parágrafos. Portanto, o último parágrafo é a conclusão.
Exemplo de redação
Como a redação do Enem é a que mais desperta a atenção de alunas e de alunos brasileiros, vamos transcrever, a seguir, a redação de tipo dissertativo-argumentativo de Juliana Moreau de Almeida Soares. Essa redação nota 1.000, feita durante o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022, foi extraída da Cartilha do participante de 2023. O tema da redação é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”:
Declarado patrimônio imaterial brasileiro, o ofício das quebradeiras de coco é exemplo da preservação de conhecimentos populares que marcam a cultura, a economia e as relações interpessoais dos povos envolvidos. Similarmente, muitos outros grupos tradicionais possuem saberes de extrema importância e, no entanto, não recebem o respeito merecido, o que cria uma urgente necessidade de promover a valorização dessas comunidades. Nesse contexto, é válido analisar como a negligência estatal e a existência de uma visão capitalizada da natureza representam desafios para a resolução de tal problemática.
Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do descaso em relação às culturas tradicionais. Para a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, perspectiva que demonstra a falha cometida pelo Estado, uma vez que existe uma forte carência de conscientização popular sobre o assunto — causada pelo baixo estímulo governamental a essas discussões, tanto nas salas de aula quanto no âmbito político. Nesse sentido, fica evidente que, por não dar notoriedade à luta desses povos, o governo permite o esquecimento e a minimização de seus costumes, o que gera não somente a massiva perda cultural de um legado cultivado por gerações, mas também o prejuízo da desestruturação econômica de locais baseados nessas técnicas.
Ademais, percebe-se a influência de uma ideologia que mercantiliza o ambiente na manutenção de tal entrave. “Para a ganância, toda natureza é insuficiente” — a frase, do filósofo Sêneca, critica uma concepção recorrente na atual conjuntura brasileira, segundo a qual o meio ambiente é visto como um objeto para o lucro humano. Logicamente, tal visão mercadológica se choca com o modo de vida experienciado pelos povos tradicionais, que vivenciam um relacionamento respeitoso e recíproco com o ecossistema, fazendo uso de seus recursos sem fins exploratórios. Por conseguinte, as comunidades que vivem dessa intimidade com a natureza são altamente reprimidas pelas classes que se beneficiam do uso capitalizado e desigual do meio natural, como grandes empresas pecuaristas, que lucram da concentração de terras e do monopólio comercial, o que exclui — ainda mais — a população originária e resulta no declínio de sua cultura.
Portanto, cabe ao Estado — em sua função de promotor do bem-estar social — estabelecer uma ampla fiscalização do uso comercial do meio ambiente em áreas com maior volume de povos tradicionais, mediante a criação de mais delegacias especializadas no setor ambiental, a fim de garantir a preservação do estilo de vida desses indivíduos. Outrossim, é dever do Governo Federal organizar uma campanha de valorização de tais grupos, por meio da divulgação de informativos em redes sociais e da realização de palestras em escolas, de modo a enfatizar a contribuição socioambiental desses cidadãos, para, assim, conscientizar a população e possibilitar a exaltação das culturas tradicionais brasileiras. |1|
Observe que, na introdução, a autora da redação mencionou o tema e indicou os dois argumentos que foram desenvolvidos nos dois parágrafos seguintes, ou seja: “a negligência estatal” e “a existência de uma visão capitalizada da natureza”. Por fim, na conclusão, apontou uma possível solução para os problemas identificados, já que a proposta de intervenção é exigida na redação do ENEM.
Redação do Enem
A redação do Enem é um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Assim, o(a) participante precisa defender um ou mais argumentos relacionados ao tema proposto e tem que apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Cinco competências são avaliadas nessa redação, como vemos no quadro a seguir:
Competência |
Especificação |
I |
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
II |
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
III |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
IV |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
V |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Cada uma dessas competências é avaliada em, no máximo, 200 pontos. Portanto, elas devem nortear a escrita do(a) participante, que deve se empenhar para cumprir as especificações relacionadas a cada competência. Saiba mais sobre a redação do Enem clicando aqui.
Principais dicas para uma boa redação
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Conheça as características dos tipos textuais e dos gêneros textuais: sua redação não vai provocar o efeito desejado caso não apresente o tipo ou o gênero adequado.
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Faça um planejamento antes de começar a escrever: de acordo com o tipo textual escolhido, selecione ideias, fatos ou características.
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Faça um rascunho: é necessário fazer uma primeira versão ou um rascunho da redação e só passar a limpo quando o texto estiver adequado.
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Revise seu texto mais de uma vez: com mais de uma leitura, é possível perceber eventuais erros ou incoerências.
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Seja objetivo(a): em uma redação escolar, você deve ir direto ao ponto, com clareza.
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Demonstre seu repertório: use o conhecimento adquirido na vida escolar e em suas leituras para dar credibilidade à sua redação.
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Tenha o hábito de escrever sempre: escrever bem é resultado mais de prática do que de teoria.
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Pense no destinatário do seu texto: se sua redação estiver desalinhada, suja ou com letra ilegível, por exemplo, isso vai dificultar a leitura.
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Leia sempre: um bom escritor é, antes de tudo, um bom leitor, pois a leitura aprimora nossa capacidade de organizar ideias e nossa imaginação, além de, naturalmente, desenvolver nossa percepção acerca das características do texto escrito.
Notas
|1| BRASIL. A redação no ENEM 2023: cartilha do participante. Brasília: Inep/ MEC, 2023.
Fontes
BITTENCOURT, Solange Torres. Tipologias de texto e redação. Educar em Revista, Curitiba, v. 8, dez. 1989.
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 20. ed. São Paulo: Ática, 2001.
BRASIL. A redação no ENEM 2023: cartilha do participante. Brasília: Inep/ MEC, 2023.
GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2005.