Esôfago

O esôfago é um órgão musculoso que conecta a região da faringe ao estômago. Ele se localiza posteriormente à traqueia, anteriormente à coluna vertebral, e atravessa o diafragma em frente à aorta.

Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas. Alguns autores ainda reconhecem uma região denominada porção diafragmática, em que o esôfago atravessa o diafragma e atinge o abdome.

A função desse órgão é garantir que o alimento siga da faringe em direção ao estômago, no qual o processo de digestão terá sua continuidade. Quando o órgão apresenta inflamação, temos um caso de esofagite.

Leia mais: Sistema digestório – garante que o organismo consiga tirar dos alimentos os nutrientes necessários

Características do esôfago

O esôfago é um órgão do sistema digestório que apresenta cerca de 25 centímetros e conecta a faringe ao estômago. É um tubo musculoso que apresenta sua mucosa revestida por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado. Na lâmina própria da região próximo do estômago, é possível perceber a presença de glândulas secretoras de muco. A submucosa também apresenta glândulas denominadas esofágicas. O muco secretado por essas últimas glândulas é importante para proporcionar a movimentação do alimento pelo órgão e garantir proteção à mucosa.

O esôfago está localizado entre a faringe e o estômago.
O esôfago está localizado entre a faringe e o estômago.

O esôfago, diferentemente do que muitos pensam, não é formado exclusivamente por musculatura lisa. O terço superior do esôfago é constituído por musculatura estriada, a zona mediana é formada por musculatura estriada e lisa, e o terço inferior é composto por musculatura lisa.

No esôfago é possível observar a presença de dois esfíncteres: o esfíncter esofágico superior ou faringoesofágico e o esfíncter esofágico inferior ou gastroesofágico. O esfíncter esofágico superior permite que o alimento siga da faringe para o esôfago, sendo necessário seu relaxamento para que o alimento entre no órgão. Quando não está ocorrendo a deglutição, o esfíncter permanece contraído, impedindo a passagem de ar.

Já o esfíncter esofágico inferior é constituído por um músculo circular, está localizado cerca de 3 centímetros acima da junção com o estômago, e atua garantindo que as secreções gástricas não atinjam o órgão, evitando o refluxo gástrico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funções do esôfago

O esôfago apresenta como função garantir que o bolo alimentar chegue até o estômago. Para isso, ele realiza contrações da sua musculatura, de modo a mover o bolo alimentar por toda sua extensão. Essa movimentação é conhecida como contração peristáltica.

As contrações peristálticas garantem a movimentação do bolo alimentar.
As contrações peristálticas garantem a movimentação do bolo alimentar.

Esofagite

A esofagite é uma inflamação que afeta o esôfago. Pode causar sintomas como dificuldade para engolir, náusea, vômito e dor no peito. Podemos classificar a esofagite em quatro tipos básicos: de refluxo, de eosinófilos, por medicamento e infecciosa.

A esofagite de refluxo ocorre devido a um problema no esfíncter, que acaba permitindo que secreções gástricas voltem para o esôfago. A esofagite de eosinófilos (um tipo de leucócito) ocorre quando esse tipo celular aumenta sua concentração na região esofágica. A esofagite por medicamentos, como o nome sugere, ocorre devido ao uso de algumas medicações. Por fim, a esofagite infecciosa é causada por diferentes agentes, tais como vírus e bactérias.

Leia mais: Refluxo gastroesofágico – ocorre em razão de uma falha no esfíncter esofágico inferior

Acalasia

Denominamos acalasia a patologia que se caracteriza pelo não relaxamento do esfíncter esofágico inferior durante a deglutição. Isso faz com que o alimento fique retido no esôfago e não atinja o estômago. Pode ser ocasionado por alterações nas estruturas nervosas do esôfago.

A acalasia grave pode fazer com que o alimento fique no esôfago por horas, e, com o tempo, o órgão dilata-se exageradamente. Os sintomas mais comuns incluem regurgitação, dor torácica e dificuldade para engolir sólidos e líquidos.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

O esôfago é um tubo muscular que garante o transporte de alimento pelo sistema digestório, mais precisamente da(o) ___________________ à(ao) ___________________.

Marque a alternativa que completa, respectivamente, os dois espaços acima.

a) estômago e fígado.

b) estômago e intestino.

c) intestino e faringe.

d) boca e intestino.

e) faringe e estômago.

Questão 2

O esôfago é um tubo muscular presente no sistema digestório que garante a movimentação do bolo alimentar. Essa movimentação ocorre graças à ação de movimentos conhecidos como:

a) deglutivos.

b) digestórios.

c) peristálticos.

d) esqueléticos.

e) citoplasmáticos.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Queimação que provoca grande incômodo.
Azia
Azia, o que é azia, características da azia, alimentos que contribuem para o aparecimento da azia, alimentos que amenizam a azia, o tratamento para a azia, sintomas da azia, como a azia acontece.
Coração
Clique aqui e saiba mais sobre o coração. Neste texto falaremos sobre as camadas que formam sua parede, suas cavidades, suas válvulas e outras características.
A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias e afeta as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso.
Doenças causadas por bactérias
Descubra mais sobre as doenças causadas por bactérias. Neste texto abordamos quais são as doenças bacterianas, seus sintomas, transmissão e tratamento.
Estrutura externa de um vírus genérico.
Doenças virais
Doenças provocadas por sistemas biológicos que só apresentam metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras adequadas.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
Epiglote
Conheça as principais características da epiglote, estrutura do corpo que garante uma respiração adequada!
Câncer do intestino pode causar hemorragia digestiva.
Hemorragia digestiva
A hemorragia digestiva é um sinal de que algo não vai bem. Veja aqui algumas de suas causas.
Imunidade
Aprenda o que é imunidade e seus tipos com este texto. Descubra também como a baixa imunidade pode afetar a nossa vida e os meios de aumentar esse sistema protetor.
A caxumba é uma infecção viral que apresenta inflamação das glândulas salivares
Infecção, infestação e inflamação
Saiba no que consiste e as diferenças entre infecção, infestação e inflamação.
A pancreatite é uma inflamação no pâncreas.
Pancreatite
Clique aqui e saiba quais as causas, tipos, sintomas e formas de tratamento da pancreatite.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.