Whatsapp icon Whatsapp

Fisiologia nas provas do Enem

A Fisiologia nas provas do Enem é abordada normalmente envolvendo questões cotidianas e que levam o aluno a pensar no problema, indo além do simples fato de decorar processos.
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas

A Fisiologia é a parte da Biologia que estuda o funcionamento do corpo como um todo. Ao estudar Fisiologia, compreendemos melhor como cada órgão e sistema funcionam para garantir o equilíbrio do organismo. Diante da importância dessa disciplina, ela é frequentemente cobrada nas provas do Enem.

Como a fisiologia é abordada no Enem?

As provas do Enem são bastante contextualizadas, adequando o conteúdo ao cotidiano do aluno. A Fisiologia é abordada, portanto, com questões que exigem uma boa interpretação.

Veja a seguir uma questão de 2015 que aborda o sistema digestório, tema que também foi abordado na prova de 2014 e que é, portanto, bastante recorrente:

Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica com os seguintes conteúdos:

‡ Tubo 1: carne

‡ Tubo 2: macarrão

‡ Tubo 3: banha

Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.

De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?

a) Fígado.

b) Pâncreas.

c) Estômago.

d) Vesícula biliar.

e) Intestino delgado.

Resolução: Letra c. Para responder a essa questão, é necessário compreender que uma enzima foi retirada do sistema digestório e submetida à ação de ácido clorídrico em uma temperatura em torno de 37°C. Passado algum tempo, a enzima causou a digestão da carne. Com esses dados, é possível concluir que a enzima é capaz de decompor proteínas e sua ação não é afetada pelo ácido. Assim sendo, trata-se de uma enzima do estômago, pois é nesse órgão que é secretado o suco gástrico, o qual contém HCl e pepsinogênio, que é ativado e convertido em pepsina e que apresenta capacidade de quebrar proteínas.

Em 2013, uma das questões que abordavam Fisiologia tratava do sistema cardiovascular. Veja:

A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a ilustração retirada do livro De Motu Cordis
Observe a ilustração retirada do livro De Motu Cordis

Disponível em: www.answers.com. Acesso em: 18 dez. 2012 (adaptado).

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e:

a) pressão arterial.

b) válvulas venosas.

c) circulação linfática.

d) contração cardíaca.

e) transporte de gases.

Resolução: Letra b. Com a demonstração de Harvey, é possível perceber que não há retorno do sangue para a área vazia. Isso demonstra a existência de válvulas nas veias, as quais têm a função de impedir o refluxo do sangue.

Observe outra questão do Enem de 2011. Ela abordou o tema vacina, o qual está relacionado com o nosso sistema imunológico.

Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque

a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.

b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.

c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.

e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

Resolução: Letra e). As vacinas são produzidas a partir do agente causador da doença, o qual é inserido no paciente para que este produza anticorpos e células de memória. Assim, quando o organismo entrar em contato novamente com o agente causador da enfermidade, uma resposta rápida será gerada.

A Fisiologia, como pode ser visto nas questões resolvidas no texto, é abordada de forma contextualizada e com uma abordagem que faz com que o aluno pense a respeito do problema. Não pense, no entanto, que não é necessário conhecer os órgãos dos sistemas e seus processos. Uma questão só será bem interpretada se o candidato for capaz de associar a teoria ao problema indicado em cada questão.

Boa prova!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Hormônios e o sistema genital masculino
Saiba quais são os hormônios produzidos pelo sistema genital masculino.
Sistema Locomotor
Aprenda um pouco mais sobre as características gerais do sistema locomotor com este texto.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Sistema endócrino
Quer aprender mais sobre o sistema endócrino? Clique aqui e entenda o que é esse sistema, as principais glândulas que o compõem e sua função.
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Sistema linfático
Neste texto conheceremos melhor o sistema linfático, suas características, seus órgãos relacionados e as funções que desempenha no organismo humano.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.