Whatsapp icon Whatsapp

Lhama

Lhama é a maior espécie animal domesticada da América do Sul. Trata-se de um herbívoro ruminante da família Camelidae.
Lhama em superfície montanhosa
A lhama é da mesma família dos camelos, entretanto, não possui corcova.

Lhama é um animal mamífero, herbívoro e ruminante descendente de uma espécie selvagem denominada guanaco. As lhamas são camelídeos sul-americanos com grande importância econômica, sendo utilizadas para produção de lã e transporte de cargas, além de serem expostas em parques e zoológicos. Apresentam pelos longos e desalinhados, olhos grandes, orelhas eretas e pernas e pescoço compridos. Assemelham-se muito fisicamente com as alpacas, entretanto, estas são menores.

Leia mais: Tamanduá — nome dado a diferentes espécies que têm em comum o formato do fucinho e uma língua fina e longa

Resumo sobre lhama

  • Lhamas são descendentes do guanaco, um camelídeo selvagem.

  • Pertencem à ordem Artiodactyla, família Camelidae e gênero Lama.

  • Possuem pelos longos e desalinhados, olhos grandes, orelhas eretas e pernas e pescoço compridos.

  • São mamíferos ruminantes.

  • Apesar das semelhanças, lhama e alpaca são espécies distintas de camelídeo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as características da lhama?

A lhama é resultado da domesticação de uma espécie selvagem conhecida como guanaco. Esse processo de domesticação ocorreu em torno de 4500 a.C. A lhama (Lama glama) está classificada taxonomicamente na ordem Artiodactyla, na família Camelidae e no gênero Lama, mesmo gênero da alpaca (Lama pacos) e do guanaco (Lama guanicoe).

Lhamas têm pescoço e membros compridos e focinho arredondado. Seus olhos são grandes e as orelhas eretas. Possuem pelos longos e desalinhados, os quais variam muito em cor. Diferentemente de alguns camelídeos, como camelos, as lhamas não apresentam corcovas. São animais grandes, com cerca de 1,2 m de altura no ombro e cerca de 1,2 metro de comprimento. Um adulto pode pesar entre 130 e 155 kg. A espécie é considerada a maior espécia animal domesticada da América do Sul.

Uma característica marcante está na sua alta concentração de hemoglobina, uma característica que favorece seu desenvolvimento em locais de grandes altitudes e pobres em oxigênio. Isso se deve ao fato de que a hemoglobina, proteína presente nas hemácias, tem como função o transporte de oxigênio pelo organismo.

Lhamas são animais que vivem em grupos, constituídos por fêmeas reprodutoras, seus descendentes daquele ano e um macho dominante, o qual defende sua posição por meio de lutas. As lhamas apresentam capacidade de vocalização, emitindo diferentes sons. A vocalização pode ser observada, por exemplo, como alerta de perigo para outros membros do grupo. Para demarcar seu território, elas se utilizam de fezes, depositadas em locais compartilhados comunitariamente.

Lhamas são criadas em cativeiro em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. A espécie é utilizada em exposições em parques e zoológicos, produção de lã e até mesmo transporte de cargas.

Leia mais: Leão — mamífero considerado o segundo maior felino do mundo

Lhama cospe?

Muitas pessoas conhecem as lhamas pelo seu curioso hábito de cuspir. Esses animais cospem um muco fétido quando se sentem estressados ou ameaçados. Além disso, quando em contato com predadores ou outras ameaças, podem chutar e morder.

Qual o habitat da lhama?

As lhamas são animais domesticados, sendo encontradas, portanto, em diferentes regiões do mundo. Desde sua domesticação, a espécie adaptou-se a diferentes condições ambientais. De acordo com o site Animal Diversity Web, da Universidade de Michigan, o altiplano andino, especialmente o altiplano do sudeste do Peru e oeste da Bolívia, é o habitat dela.

Lhama de perfil no seu habitat
A lhama é uma espécie domesticada e seu habitat é o altiplano andino.

O que a lhama come?

A lhama é um animal herbívoro, portanto, alimenta-se de vegetais. É uma espécie ruminante, ou seja, capaz de regurgitar seu alimento para uma nova mastigação. Nas lhamas, o estômago apresenta três câmaras.

Como a lhama se reproduz?

As lhamas machos formam haréns, em geral, com seis fêmeas reprodutivas. Os machos em idade reprodutiva são expulsos do grupo pelo macho dominante. Em geral, a espécie tende a acasalar no final do verão e início do outono.

As fêmeas de lhamas apresentam a chamada ovulação induzida. Isso significa que elas liberam o óvulo apenas após a cópula, algo entre 24 e 36 horas depois. A gestação é de cerca de 360 dias, e a fêmea dá à luz, geralmente, apenas um filhote.

Os filhotes de lhama nascem com cerca de 10 kg e são capazes de correr após algumas horas do nascimento. A fêmea os amamenta por cerca de quatro meses e os protege por cerca de um ano. Machos são responsáveis por alguns cuidados indiretos para com os filhotes, garantindo, por exemplo, que as crias tenham acesso a território com alimento necessário para sua sobrevivência. As lhamas podem viver mais de 20 anos, entretanto, na maioria das vezes, a expectativa de vida é de 15 anos.

Leia mais: Cavalo — mamífero quadrúpede que pode apresentar mais de 1,50 m de altura e pesar mais de 500 kg

Qual a diferença entre lhama e alpaca?

A lhama e a alpaca (Lama pacos) são duas espécies de camelídeos domesticadas de espécies selvagens. A lhama é descendente do guanaco selvagem, enquanto a alpaca é descendente da vicunha selvagem. Apesar das semelhanças entre as espécies, a alpaca é menor que a lhama e pesa no máximo 90 quilos. Além disso, a alpaca possui uma pelagem mais macia. Vale destacar que as duas espécies podem cruzar entre si e produzir híbridos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Animais herbívoros
Vamos conhecer mais sobre os animais herbívoros? Clique aqui, conheça exemplos e descubra adaptações desses animais em relação à sua dieta.
Camelos são utilizados como meio de transporte e muito explorados pelo turismo.
Camelo
Que saber mais sobre o camelo? Clique aqui e conheça as principais características desse animal, sua alimentação e forma de reprodução.
O estômago dos ruminantes é dividido em quatro compartimentos
Digestão dos ruminantes
Saiba mais sobre como é o trato digestivo e como ocorre a digestão dos ruminantes.
Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas