Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Desnutrição

Desnutrição

A desnutrição é um grave problema de saúde pública que afeta várias pessoas em diferentes partes do planeta, em especial países em desenvolvimento. A desnutrição pode afetar pessoas de qualquer idade, porém é mais preocupante quando atinge crianças, as quais podem apresentar retardo no crescimento, queda de imunidade e até mesmo comprometimento intelectual.

No Brasil observa-se maior número de casos de desnutrição nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com a  organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras, nove crianças morrem a cada minuto devido à falta de nutrientes essenciais em suas dietas.

Leia mais: Alimentação saudável – garante que seu organismo esteja recebendo os nutrientes de que precisa

O que é desnutrição?

A desnutrição pode ser definida como uma deficiência nutricional decorrente da carência de nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. Sua origem é complexa e pode ser desencadeada por diferentes fatores. De maneira geral, podemos dizer que a desnutrição ocorre devido a uma alimentação inadequada ou a uma incapacidade de absorção dos nutrientes ingeridos.

A desnutrição pode afetar pessoas de qualquer idade, porém alguns grupos são considerados mais vulneráveis a desenvolvê-la. No grupo de risco estão crianças com idade inferior a cinco anos, mulheres grávidas ou amamentando, idosos, e pacientes com doenças crônicas.

Quais os tipos de desnutrição?

A pobreza está muito relacionada à desnutrição, sendo essa deficiência nutricional mais comum em países em desenvolvimento.
A pobreza está muito relacionada à desnutrição, sendo essa deficiência nutricional mais comum em países em desenvolvimento.

A desnutrição pode apresentar-se de forma mais leve, que não coloca o paciente em risco, e também de forma mais grave, sendo esse último caso muito preocupante. Entre as formas graves, temos o kwashiorkor, o marasmo nutricional, e ainda uma forma mista denominada kwashiorkor-marasmática. O tipo mais grave de desnutrição é o kwashiorkor, em que temos uma deficiência de proteínas maior que a redução total de calorias e o paciente apresenta edema generalizado, lesões na pele, despigmentação do cabelo, entre outros sintomas.

No marasmo nutricional, caracterizado por maior deficiência energética, observamos um enfraquecimento do paciente, perda de massa muscular e retardo no crescimento. Vale destacar que a perda muscular e de gordura subcutânea é mais intensa no marasmo que no kwashiorkor, sendo este mais caracterizado pelo edema. Por fim, na forma kwashiorkor-marasmática, temos uma combinação de manifestações clínicas observadas nos outros tipos citados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os sintomas da desnutrição?

A desnutrição pode apresentar-se de forma leve até grave, sendo esta última a mais perigosa, podendo até mesmo levar à morte. O principal sintoma da desnutrição é uma  acentuada perda de peso. Acompanhado a isso, temos uma diminuição da disposição e também da capacidade de realizarmos atividades do dia a dia.

Podem ocorrer ainda alterações no cabelo e na pele, alterações psicológicas, como tristeza e apatia,  alterações ósseas, anemia, entre outras manifestações. Vale salientar, ainda, que a pessoa com desnutrição fica mais sujeita a infecções devido ao comprometimento de suas defesas.

Quais as causas da desnutrição?

Muitas pessoas em todo o planeta não têm acesso a alimentos de qualidade, capazes de suprir suas necessidades nutricionais.
Muitas pessoas em todo o planeta não têm acesso a alimentos de qualidade, capazes de suprir suas necessidades nutricionais.

A desnutrição pode ter diferentes causas, sendo uma das mais importantes a pobreza, que pode dificultar o acesso da população ao alimento. Vale salientar que muitas pessoas têm acesso à alimentação, porém nela não há os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo.

Costuma-se dividir as causas da desnutrição em dois grupos: primárias e secundárias.

  • Causas primárias: a pessoa apresenta uma alimentação que não fornece os nutrientes e calorias necessários para seu desenvolvimento: ou a pessoa está alimentando-se pouco ou não está se alimentando de maneira adequada.
  • Causas secundárias: a pessoa pode até mesmo alimentar-se bem, entretanto a quantidade não é suficiente devido a uma maior demanda energética ou a outros fatores não diretamente relacionados ao alimento. Nessas causas encaixam-se situações como verminoses, anorexia, intolerâncias alimentares, problemas de absorção, e câncer.

Leia também: A pobreza no Brasil – causas e consequências

Como é feito o diagnóstico da desnutrição?

A desnutrição é diagnosticada analisando-se o quadro clínico do paciente e observando-se características como peso, altura e idade. O IMC é uma das formas de diagnosticar-se a desnutrição. Exames laboratoriais podem ajudar no diagnóstico, uma vez que ajudam a determinar alguns nutrientes que estejam faltando no organismo.

Como é feito o tratamento da desnutrição?

O tratamento da desnutrição apresenta como objetivos: fornecer os nutrientes necessários para o organismo funcionar adequadamente, garantir o aumento de peso e tentar reverter os problemas desencadeados pela desnutrição. O paciente então será orientado sobre os alimentos que deve ingerir e deverá seguir uma dieta que garanta a reposição e manutenção das reservas de nutrientes. Médicos e nutricionistas são essenciais nesse contexto.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
10 países mais pobres do mundo
Clique e veja o conceito de pobreza na atualidade e quais são os critérios utilizados pelos órgãos internacionais para medir-se o índice de pobreza dos países.
16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação
Você sabe por que o Dia Mundial da Alimentação é tão importante? Conheça a história por trás da criação da data e os temas já abordados nela.
Ácaro: grande responsável por certos tipos de alergia.
Alergias
Problemas de saúde que afetam, aproximadamente, 30% da população brasileira.
Devemos ter atenção redobrada à alimentação durante a gravidez
Alimentação da Gestante
Entenda a importância dos cuidados com a alimentação da gestante e conheça algumas dicas para melhorar a saúde da grávida e do bebê.
Alzheimer
Você já ouviu falar sobre o Alzheimer? Clique aqui e entenda o que é essa doença, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.
A anosmia pode causar sentimentos de frustração e tristeza.
Anosmia
Anosmia: mal causado pelo comprometimento permanente dos receptores de odor.
A figura mostra angioedema nos lábios, língua e olhos, e urticária pelo corpo – alguns dos sintomas apresentados pelo choque anafilático
Choque anafilático
Clique aqui e saiba o que é e quais são as causas e o tratamento do choque anafilático.
É comum se referir à quantidade de calorias dos alimentos, quando na verdade são quilocalorias
Como se determina o valor calórico de um alimento?
Descubra como se determina o valor calórico de um alimento, o que é caloria e veja as calorias dos nutrientes encontradas nos alimentos.
Ao realizar a compra de qualquer alimento, é fundamental avaliar os rótulos dos produtos.
Diferença entre os alimentos light e diet
Clique para compreender a diferença entre os alimentos light e diet!
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça, o que é dor de cabeça, cefaléia tensorial, cefaléia secundária, cefaléia em salvas.
Uma das principais características da fibromialgia é a dor musculoesquelética.
Fibromialgia
Aprenda um pouco mais sobre a fibromialgia, um problema de saúde que se caracteriza por causar dor, fadiga e alterações no sono e que afeta principalmente mulheres.
A alimentação balanceada impede o desenvolvimento da fome oculta.
Fome Oculta
Fome oculta, o que é a síndrome da fome oculta, a carência de nutrientes, os principais nutrientes que se ausentam do organismo e provocam a fome oculta.
Doença genética ocasionada pela deficiência de uma enzima que processa a galactose.
Galactosemia
Galactosemia, Doença, Mutação, Gene, Cromossomo, Recessividade, Homozigose, Galactose, Dissacarídeo, Lactose, Leite, Respiração celular, Atividades metabólicas, Enzima, Galactose-1-fosfato uridiltransferase.
O leite é um alimento rico em fósforo que deve fazer parte da nossa dieta
Hipofosfatemia
Entenda o que é a hipofosfatemia, seus sintomas e como o nível de fósforo pode ser corrigido.
A hipoglicemia provoca tonturas e desmaios.
Hipoglicemia
Hipoglicemia, o que é hipoglicemia, como ocorre a hipoglicemia, os sintomas da hipoglicemia, o que provoca a hipoglicemia, como prevenir a hipoglicemia, o tratamento para a hipoglicemia.
A Somália é um dos países mais pobres do mundo e apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade infantil.*
Países subdesenvolvidos
Conheça mais a respeito dos países subdesenvolvidos, nações pouco desenvolvidas socialmente e economicamente. Descubra quais são os critérios utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para classificar os países como subdesenvolvidos, bem como as principais características desses Estados.