Whatsapp icon Whatsapp

Vasculite

Vasculite é a inflamação do vaso sanguíneo. Ela pode acometer diferentes partes do corpo e vasos de diferentes calibres.
Representação em três dimensões dos vasos sanguíneos.
Vasos sanguíneos são estruturas por onde o sangue circula. Inflamações nesses vasos são chamadas de vasculite.

 Vasculite é o nome dado a um grupo de doenças que apresentam em comum a inflamação na parede dos vasos sanguíneos. Diferentes vasos podem ser acometidos, desde vasos de grande calibre, como artérias e veias, até vasos pequenos, como arteríolas, capilares e vênulas. A vasculite pode ser localizada, quando acomete apenas um órgão ou tecido, ou ser sistêmica, acometendo, de maneira simultânea, diferentes partes do corpo.

Veja também: Pancreatite — a doença caracterizada pela inflamação do pâncreas

Resumo sobre vasculite

  • Vasculite é uma inflamação do vaso sanguíneo.

  • As vasculites podem ser localizadas ou sistêmicas.

  • Vasculite primária é aquela que apresenta a inflamação do vaso sanguíneo como manifestação principal.

  • Vasculite secundária é aquela em que a manifestação é decorrente de uma doença já conhecida.

  • A vasculite, na maioria das vezes, apresenta causa idiopática, mas algumas doenças podem provocar a inflamação dos vasos.

  • Devido ao fato de as vasculites acometerem diferentes órgãos e tecidos, os sintomas da inflamação são muito variados e estão relacionados diretamente com o local acometido.

  • O diagnóstico pode envolver exames de sangue e de imagem. Uma biópsia também pode ser feita.

  • A utilização de medicamentos e mudanças nos hábitos podem ser estratégias utilizadas no tratamento da vasculite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é vasculite?

Vasculite é um termo utilizado para se referir a uma inflamação do vaso sanguíneo. Essa inflamação pode ocorrer em diferentes vasos sanguíneos, como veias, artérias, arteríolas, vênulas e capilares, e acometer diferentes partes do corpo.

Essa inflamação pode provocar a redução ou até mesmo o bloqueio da circulação do sangue no interior dos vasos. Além disso, pode-se observar, em alguns casos, o rompimento do vaso e a formação de dilatações (aneurismas).

As vasculites podem ser localizadas ou sistêmicas. As vasculites localizadas são aquelas que atingem apenas um órgão ou tecido. Já as sistêmicas são aquelas em que a inflamação do vaso é percebida em diferentes órgãos e sistemas de maneira simultânea.

Tipos de vasculite

  • Vasculite primária: aquela que aparece de maneira súbita em uma pessoa saudável, sendo a inflamação vascular a manifestação principal.

  • Vasculite secundária: aquela que surge em pessoas que já apresentam uma doença conhecida, sendo a inflamação vascular uma manifestação decorrente dessa doença.

Causas da vasculite

A vasculite, na maioria das vezes, não apresenta uma causa conhecida, sendo, portanto, idiopática. Apesar disso, algumas doenças podem provocar a inflamação dos vasos, de modo que a vasculite pode ocorrer em razão da existência de outra doença. Doenças autoimunes, algumas infecções, câncer e uso de determinadas drogas podem estar associados ao desenvolvimento de vasculites.

Sintomas da vasculite

Vista aproximada das mãos, com manchas vermelhas, de uma mulher que possui vasculite.
Manchas na pele podem ser indicativo de vasculite.

Os sintomas da vasculite variam bastante de acordo com o órgão em que a inflamação ocorre:

  • Manchas e linhas arroxeadas são observadas quando a inflamação acomete a pele.

  • Fraqueza muscular e sensação de formigamento podem ser observadas quando a vasculite afeta os nervos.

  • Sangue na urina ocorre quando há o acometimento dos rins.

  • Tosse e falta de ar são sintomas que surgem quando a vasculite acomete o pulmão.

  • Dificuldade de visão, visão dupla ou olho vermelho são sintomas que surgem no caso de acometimento de vasos dos olhos.

  • Inflamações recorrentes no ouvido surgem quando eles são afetados.

  • Sinusites e úlceras nasais podem ser verificadas quando a inflamação é observada nos vasos do nariz.

Leia também: Conjuntivite — uma inflamação da conjuntiva que pode apresentar causas diversas

Vasculite sistêmica

Denomina-se vasculite sistêmica aquela em que se percebe a inflamação de vasos em diferentes órgãos e sistemas de maneira simultânea. No caso da vasculite sistêmica, podemos observar inicialmente sintomas pouco específicos, tais como febre, cansaço e artralgias. Essa vasculite pode causar ainda perda de peso, falta de apetite e mal-estar. Existem dois tipos de vasculite sistêmica:

  • Vasculites sistêmicas primárias: não apresentam cura, e o tratamento visa apenas ao controle da doença, de modo a garantir maiores tempos de remissão. Em alguns casos, a remissão pode ser duradoura.

  • Vasculites sistêmicas secundárias: o tratamento deverá ser voltado para a doença à qual o seu desenvolvimento é associado.

Diagnóstico da vasculite

Para diagnosticar um caso de vasculite, o médico poderá solicitar diferentes exames, tais como análises sanguíneas e exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância, angiotomografia e angiorressonância. Biópsias poderão também ser solicitadas.

Tratamento da vasculite

O tratamento da vasculite dependerá do tipo de vasculite apresentado e poderá envolver medicamentos como corticoides, imunossupressores e imunoglobulinas. O médico poderá recomendar também repouso, mudanças na dieta, evitar o uso de cigarro e alterações na rotina que reduzam situações de estresse. É importante salientar que apenas um profissional habilitado está apto a indicar o tratamento para vasculite, e esse tratamento poderá variar de uma pessoa para outra. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Artérias
Clique aqui para saber mais sobre as artérias. Veja suas características, algumas das principais artérias do corpo e sua diferença em relação às veias.
Capilares sanguíneos
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os capilares sanguíneos, vasos bastante finos e essenciais para garantir a troca de substâncias entre sangue e tecidos.
Diferenças entre artérias, veias e capilares
Compreenda as diferenças entre artérias, veias e capilares, vasos sanguíneos encontrados em nosso corpo que garantem o transporte do sangue.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
Veias
Amplie seus conhecimentos sobre as veias conhecendo mais sobre sua estrutura e sua função. Entenda também o que são varizes, um problema que afeta essas estruturas.
video icon
Escrito"O que é o vento? sobre imagem de uma paisagem com árvores e vento.
Geografia
Ventos: o que são e tipos
Assista à videoaula e entenda o que são os ventos. Saiba também quais são os fatores que geram os ventos, bem como conheça os principais tipos de ventos e por que esses fenômenos meteorológicos são importantes.