Vasculite
artérias e veias, até vasos pequenos, como arteríolas, capilares e vênulas. A vasculite pode ser localizada, quando acomete apenas um órgão ou tecido, ou ser sistêmica, acometendo, de maneira simultânea, diferentes partes do corpo.
Vasculite é o nome dado a um grupo de doenças que apresentam em comum a inflamação na parede dos vasos sanguíneos. Diferentes vasos podem ser acometidos, desde vasos de grande calibre, comoVeja também: Pancreatite — a doença caracterizada pela inflamação do pâncreas
Resumo sobre vasculite
-
Vasculite é uma inflamação do vaso sanguíneo.
-
As vasculites podem ser localizadas ou sistêmicas.
-
Vasculite primária é aquela que apresenta a inflamação do vaso sanguíneo como manifestação principal.
-
Vasculite secundária é aquela em que a manifestação é decorrente de uma doença já conhecida.
-
A vasculite, na maioria das vezes, apresenta causa idiopática, mas algumas doenças podem provocar a inflamação dos vasos.
-
Devido ao fato de as vasculites acometerem diferentes órgãos e tecidos, os sintomas da inflamação são muito variados e estão relacionados diretamente com o local acometido.
-
O diagnóstico pode envolver exames de sangue e de imagem. Uma biópsia também pode ser feita.
-
A utilização de medicamentos e mudanças nos hábitos podem ser estratégias utilizadas no tratamento da vasculite.
O que é vasculite?
Vasculite é um termo utilizado para se referir a uma inflamação do vaso sanguíneo. Essa inflamação pode ocorrer em diferentes vasos sanguíneos, como veias, artérias, arteríolas, vênulas e capilares, e acometer diferentes partes do corpo.
Essa inflamação pode provocar a redução ou até mesmo o bloqueio da circulação do sangue no interior dos vasos. Além disso, pode-se observar, em alguns casos, o rompimento do vaso e a formação de dilatações (aneurismas).
As vasculites podem ser localizadas ou sistêmicas. As vasculites localizadas são aquelas que atingem apenas um órgão ou tecido. Já as sistêmicas são aquelas em que a inflamação do vaso é percebida em diferentes órgãos e sistemas de maneira simultânea.
Tipos de vasculite
-
Vasculite primária: aquela que aparece de maneira súbita em uma pessoa saudável, sendo a inflamação vascular a manifestação principal.
-
Vasculite secundária: aquela que surge em pessoas que já apresentam uma doença conhecida, sendo a inflamação vascular uma manifestação decorrente dessa doença.
Causas da vasculite
A vasculite, na maioria das vezes, não apresenta uma causa conhecida, sendo, portanto, idiopática. Apesar disso, algumas doenças podem provocar a inflamação dos vasos, de modo que a vasculite pode ocorrer em razão da existência de outra doença. Doenças autoimunes, algumas infecções, câncer e uso de determinadas drogas podem estar associados ao desenvolvimento de vasculites.
Sintomas da vasculite
Os sintomas da vasculite variam bastante de acordo com o órgão em que a inflamação ocorre:
-
Manchas e linhas arroxeadas são observadas quando a inflamação acomete a pele.
-
Fraqueza muscular e sensação de formigamento podem ser observadas quando a vasculite afeta os nervos.
-
Sangue na urina ocorre quando há o acometimento dos rins.
-
Tosse e falta de ar são sintomas que surgem quando a vasculite acomete o pulmão.
-
Dificuldade de visão, visão dupla ou olho vermelho são sintomas que surgem no caso de acometimento de vasos dos olhos.
-
Inflamações recorrentes no ouvido surgem quando eles são afetados.
-
Sinusites e úlceras nasais podem ser verificadas quando a inflamação é observada nos vasos do nariz.
Leia também: Conjuntivite — uma inflamação da conjuntiva que pode apresentar causas diversas
Vasculite sistêmica
Denomina-se vasculite sistêmica aquela em que se percebe a inflamação de vasos em diferentes órgãos e sistemas de maneira simultânea. No caso da vasculite sistêmica, podemos observar inicialmente sintomas pouco específicos, tais como febre, cansaço e artralgias. Essa vasculite pode causar ainda perda de peso, falta de apetite e mal-estar. Existem dois tipos de vasculite sistêmica:
-
Vasculites sistêmicas primárias: não apresentam cura, e o tratamento visa apenas ao controle da doença, de modo a garantir maiores tempos de remissão. Em alguns casos, a remissão pode ser duradoura.
-
Vasculites sistêmicas secundárias: o tratamento deverá ser voltado para a doença à qual o seu desenvolvimento é associado.
Diagnóstico da vasculite
Para diagnosticar um caso de vasculite, o médico poderá solicitar diferentes exames, tais como análises sanguíneas e exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância, angiotomografia e angiorressonância. Biópsias poderão também ser solicitadas.
Tratamento da vasculite
O tratamento da vasculite dependerá do tipo de vasculite apresentado e poderá envolver medicamentos como corticoides, imunossupressores e imunoglobulinas. O médico poderá recomendar também repouso, mudanças na dieta, evitar o uso de cigarro e alterações na rotina que reduzam situações de estresse. É importante salientar que apenas um profissional habilitado está apto a indicar o tratamento para vasculite, e esse tratamento poderá variar de uma pessoa para outra.