Buraco negro

O buraco negro é criado a partir da atração estrelar da matéria de uma estrela morta para o seu núcleo, promovendo o aquecimento do mesmo. Quando o núcleo aquece, comprimido pela matéria que recebeu, gera explosões que liberam radiação e matéria no espaço. Após as explosões o núcleo permanece comprimido e maciço, o que gera uma imensa força gravitacional que consome até a luz.

O núcleo forte e maciço então passa a ser o centro do buraco negro e recebe o nome de singularidade gravitacional. A entrada do buraco negro, nomeado de horizonte de eventos, é por onde as matérias atraídas passam e desaparecem. O tamanho de um buraco negro é variável, porém, é necessário possuir três características distintas: massa, taxa de rotação (momentum angular) e carga elétrica. Tais características resultarão em uma densidade que chegará a ser infinita.

A forma de detectar o buraco negro é bastante complexa, pois não há como ver o mesmo. Dessa forma, analisa-se a movimentação dos objetos, que quando estão indo em direção ao núcleo se movimentam de forma espiral; e a radiação liberada. A radiação liberada ocorre por causa do acelerado aquecimento da matéria, quando a mesma cai dentro do buraco negro. Tal radiação da matéria, liberada dentro do buraco negro, emite raio-x e jatos da mesma. Por meio desses objetos é possível medir aproximadamente a massa do buraco. Apesar de consumir matéria, os buracos negros não consomem tudo o que se aproxima.
O buraco negro pode liberar matéria por meio de jatos.
O buraco negro pode liberar matéria por meio de jatos.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
A poluição no espaço das cidades é o principal fator de causa do smog
Smog
Entenda o que é o smog, qual é a relação desse fenômeno com a poluição e conheça os seus principais tipos e características.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.
Imagem dos Alpes, na Suíça. Um exemplo de dobramento moderno
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
Agentes Transformadores do Relevo
Os agentes modificadores do relevo, seus tipos e os impactos por eles causados.
Uma das primeiras formas de vida, os Trilobitas
A formação da Terra e os seres vivos
A formação da Terra e os seres vivos, Como se formou o planeta Terra, Quais foram as evoluções ocorridas no planeta Terra, Quando surgiu a atmosfera, Onde surgiu a vida na Terra, Quando surgiu as cadeias de montanhas, As alterações climáticas ocorridas no planeta Terra.
América Central
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
Fotografia da Falha de San Andreas
Falha de San Andreas
Conheça as características e os riscos geológicos da falha de San Andreas.
Exemplo de rocha sedimentar
Rochas Sedimentares
As características das rochas sedimentares e as etapas do seu processo de formação.