Whatsapp icon Whatsapp

Buraco negro

Os buracos negros são complexos sistemas presentes no espaço sideral caracterizados pelo acentuado campo gravitacional presente em torno das suas estruturas.
Ilustração de um buraco negro
Os buracos negros são estruturas espaciais ainda pouco conhecidas pela ciência.

Os buracos negros são grandes estruturas presentes no espaço sideral caracterizadas pela sua acentuada força gravitacional. Essas estruturas não permitem, por exemplo, a passagem da luz.

Uma das possibilidades de formação de um buraco negro é por meio da explosão de estrelas. Esses corpos celestes possuem estruturas muito complexas e diversificadas, tendo como elemento unificador a ação da gravidade ao seu redor. Os buracos negros são classificados em estelares e supermassivos. A primeira foto oficial de um buraco negro foi divulgada em 2019.

Leia também: Fatos curiosos sobre o Universo

Resumo sobre buracos negros

  • Os buracos negros são estruturas espaciais caracterizadas pela acentuada atração gravitacional no seu interior e ao seu redor.

  • A formação de um buraco negro ocorre, por exemplo, por meio da explosão e da morte de determinadas estrelas.

  • Conforme a sua formação, os buracos negros são classificados em dois grandes grupos: estelares ou supermassivos.

  • A teoria geral da relatividade, criada por Albert Einstein, foi uma das que procuraram explicar a ocorrência dos buracos negros.

  • Os buracos negros são estruturas espaciais bastante complexas que ainda foram pouco estudadas pela ciência.

  • A primeira foto de um buraco negro, feita pelo telescópio Event Horizon (EHT), foi divulgada em 2019.

O que é um buraco negro?

Os buracos negros são porções do espaço sideral caracterizadas pela acentuada ação gravitacional. Nessas estruturas, a ação da gravidade é tão forte que há uma massa condensada de objetos celestes comprimidos, nos quais não há sequer a passagem de luz.

Como se forma um buraco negro?

A explicação da formação dos buracos negros mais aceita pela comunidade internacional refere-se aos buracos negros estelares, que são formados por meio da explosão de determinadas estrelas, resultando em um campo gravitacional com elevada capacidade de atração. Porém, não há um maior detalhamento dessa formação, assim como dos chamados buracos negros supermassivos, que são bastante ativos no espaço sideral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira imagem do buraco negro

A primeira imagem de um buraco negro foi efetuada por um grupo de pesquisadores ligados a agências espaciais estadunidenses e europeias. A foto foi divulgada em 2019 e representa anos de pesquisa científica sobre a formação dos buracos negros. A imagem foi feita pelo telescópio Event Horizon (EHT).

Estrutura e propriedades do buraco negro

Os buracos negros são estruturas bastante complexas e que ainda carecem de estudos mais avançados no campo da Astronomia. Eles possuem estruturações variadas, de diversos tamanhos e formas, assim como inúmeras regiões de alcance. A sua principal característica é a presença de um campo gravitacional muito forte, fato que impede inclusive a passagem de luz por suas estruturas.

O campo gravitacional acentuado dos buracos negros é a sua principal propriedade, característica a qual interfere nos diferentes fenômenos físicos que ocorrem na sua superfície. O mais conhecido deles, especialmente atrelado ao buracos negros supermassivos, é a sua capacidade de atrair matéria celeste para dentro de si.

Representação de buraco negro
Os buracos negros possuem forte atração gravitacional. Legenda

Quais são os tipos de buracos negros?

Os buracos negros são classificados conforme a origem da sua formação em dois grandes grupos distintos:

  • Buraco negro estelar: Esses buracos negros são formados por meio de estrelas que, após um processo de explosão e sua conseguinte morte, formam grandes estruturas no espaço que são caracterizadas pelo acentuado campo gravitacional.

  • Buraco negro supermassivo: Esses buracos negros não são formados por meio de estrelas, mas ainda não há uma explicação definitiva para a sua origem. Eles são caracterizados pela presença de raios X e pela capacidade de atrair objetos.

Leia também: Diferença entre cometa, asteroide e meteoro

As teorias que explicam os buracos negros

A principal teoria que explica o funcionamento dos buracos negros foi escrita e publicada por Albert Einstein em 1926. A chamada teoria geral da relatividade procura explicar, entre outros fenômenos físicos, a ação gravitacional de determinados corpos. O pesquisador defendia que corpos massivos, nos quais se encaixam os buracos negros, produzem deformações no espaço-tempo. Assim, a elevada gravidade presente nesses corpos seria explicada, dentre outros fatores, por essa deformação. Essa teoria é a mais aplicada para explicar a ação gravitacional dos buracos negros. Porém, ainda são necessários muitos estudos científicos para conclusões mais precisas.

Curiosidades sobre os buracos negros

  • As estimativas apontam que há cerca de 100 milhões de buracos negros estelares, ou seja, originários de estrelas.

  • A descoberta do primeiro buraco negro, chamado de Cygnus X-1, ocorreu em 1960, com o emprego de equipamentos de raios X na Astronomia.

  • O buraco negro mais famoso é o chamado Sagitário A*, que está localizado justamente no centro da Via Láctea.

  • Os buracos negros são representados de diversas formas pela sociedade. O filme Interestelar (2019), por exemplo, aborda a presença de buracos negros no espaço.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Uma das primeiras formas de vida, os Trilobitas
A formação da Terra e os seres vivos
A formação da Terra e os seres vivos, Como se formou o planeta Terra, Quais foram as evoluções ocorridas no planeta Terra, Quando surgiu a atmosfera, Onde surgiu a vida na Terra, Quando surgiu as cadeias de montanhas, As alterações climáticas ocorridas no planeta Terra.
Agentes Transformadores do Relevo
Os agentes modificadores do relevo, seus tipos e os impactos por eles causados.
América Central
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.
Imagem dos Alpes, na Suíça. Um exemplo de dobramento moderno
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
Exoplanetas
Você sabe o que são exoplanetas? Descubra como eles são descobertos, a qual distância ficam da Terra e saiba onde encontram-se os exoplanetas mais próximos da Terra.
A falha de San Andreas é uma imensa ruptura geológica localizada na Califórnia (EUA).
Falha de San Andreas
Saiba mais sobre o processo de formação da falha de San Andreas e as atividades sísmicas registradas na costa oeste dos Estados Unidos.
A Via Láctea é uma galáxia de formato espiral, seu diâmetro é da ordem de 100 mil anos-luz.
Fatos curiosos sobre o Universo
Curioso sobre o Universo? Clique aqui e descubra cinco fatos curiosos sobre a Via Láctea, o Sistema Solar e os planetas que se encontram nele, como a Terra!
Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
Nebulosas
Você sabe o que são nebulosas? Acesse o texto e aprenda como elas são formadas e conheça os diferentes tipos de nebulosas e suas características.
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
Exemplo de rocha sedimentar
Rochas Sedimentares
As características das rochas sedimentares e as etapas do seu processo de formação.
A poluição no espaço das cidades é o principal fator de causa do smog
Smog
Entenda o que é o smog, qual é a relação desse fenômeno com a poluição e conheça os seus principais tipos e características.
Concepção artística da formação do universo a partir de sua expansão inicial
Teoria do Big Bang
A teoria do Big Bang surgiu da hipótese de que toda a matéria do universo encontrava-se inicialmente em um único ponto do espaço, uma singularidade, denominada de átomo primordial. Evidências experimentais, como o afastamento das galáxias e a detecção da radiação cósmica de fundo, ajudaram a popularizar essa teoria.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.