Dinâmica

A Dinâmica é a parte da Mecânica que se dedica à compreensão das origens dos movimentos. Em Dinâmica, destaca-se o estudo das leis de Newton.

A Mecânica é o ramo da Física que se dedica à compreensão dos movimentos. Essa subdivisão da Física analisa os movimentos descrevendo-os matematicamente (Cinemática) e compreendendo suas origens (Dinâmica). Portanto, a Dinâmica é a parte da mecânica que se dedica ao estudo das forças que são responsáveis pela origem dos movimentos.

Força e movimento

O estudo da Dinâmica nasceu com as observações de Aristóteles em relação ao movimento dos corpos. Para esse filósofo, a velocidade estava diretamente relacionada com uma força que agia de modo contínuo sobre um corpo. Se a força cessasse, a velocidade seria reduzida a zero.

A ideia de inércia proposta por Galileu Galilei e desenvolvida por Isaac Newton prova que a velocidade pode ser mantida mesmo sem a aplicação de uma força. Objetos que se movem com velocidade constante não estão submetidos à ação de uma força resultante. As forças aplicadas sobre objetos geram mudanças de velocidade, portanto, conclui-se que não há aceleração sem aplicação de força.

Os estudos desenvolvidos por Newton são os pilares da Dinâmica. Por intermédio das leis de Newton, podemos compreender como ocorrem as interações entre os corpos e a real origem dos movimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais temas da Dinâmica

⇒ Leis de Newton

As Leis de Newton para o movimento, bem como suas aplicações, são determinantes para a compreensão de inúmeros fenômenos cotidianos. As forças de atrito, força elástica, equilíbrio dos corpos, entre outras, são desdobramentos dessas leis e estão presentes em diversas situações cotidianas.

Gravitação

A Gravitação analisa e compreende como ocorrem os movimentos de planetas e satélites naturais ou artificiais. Em Gravitação, destacam-se a lei da gravitação universal proposta por Newton e as leis de Kepler para o movimento planetário.

Energia

O estudo da Dinâmica envolve a compreensão das formas diversas de energia envolvidas no movimento. Nos estudos referentes à energia, destacam-se a compreensão da energia cinética e potencial e definição de trabalho mecânico, potência e conservação da energia.

A Dinâmica estuda a origem dos movimentos
A Dinâmica estuda a origem dos movimentos
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
A placa de sinalização de velocidade da figura indica que os carros podem deslocar-se, no máximo, a 80 km a cada hora naquele trecho
Conceitos fundamentais da Cinemática Escalar
Que tal saber mais sobre a Cinemática Escalar? Com essa grande área da Mecânica, você será capaz de descrever o movimento das coisas ao seu redor.
Principais Conceitos da Física
Física, mecânica, área de estudo da física, ondas, calor e termodinâmica, movimentos ondulatórios, óptica geométrica, eletricidade, magnetismo, conceitos e princípios de física.
Conservação da energia mecânica
Descubra o que é conservação da energia mecânica. Aprenda as fórmulas usadas para calcular a energia mecânica, confira também exemplos e exercícios resolvidos.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
Movimento Harmônico Simples (M. H. S)
Energia mecânica do MHS
Em um sistema massa-mola que realiza um MHS, a energia mecânica do sistema é a soma das energias cinética e potencial.
A chave de rodas é utilizada para desapertar os parafusos da roda do carro
Vantagem mecânica
Veja aqui qual é a definição, em Física, de vantagem mecânica para uma ferramenta ou máquina.
Ao longo da história, grandes estudiosos voltaram-se para a compressão da relação entre força e movimento
Força e movimento
Clique aqui e conheça a história por trás das ideias de força e movimento.