Whatsapp icon Whatsapp

Histerese magnética

Histerese magnética é o nome dado à desmagnetização de um material que foi imantado após ser submetido a um campo magnético variável.
Na histerese magnética, um material imantado mantém sua imantação mesmo sem a presença de campos magnéticos externos
Na histerese magnética, um material imantado mantém sua imantação mesmo sem a presença de campos magnéticos externos

Histerese é a propriedade de um material ou sistema físico de manter suas propriedades mesmo sem haver continuidade dos estímulos que as provocaram. A palavra histerese deriva de um termo grego que significa retardo.

Histerese magnética

Os materiais ferromagnéticos apresentam facilidade para serem imantados, processo pelo qual são expostos a um campo magnético e tornam-se ímãs. Imagine um material ferromagnético colocado dentro de um solenoide, por onde será conduzida corrente elétrica. O fluxo de cargas pelo solenoide gera um campo magnético, que imanta o núcleo ferromagnético. A histerese magnética é percebida no comportamento dos campos magnéticos gerados pelo solenoide e pelo núcleo ferromagnético quando há diminuição na intensidade da corrente elétrica que flui pelo enrolamento de fios.

O gráfico a seguir, conhecido como laço de histerese, possui a intensidade do campo magnético gerado pelo solenoide (BS) e do campo criado pela magnetização do núcleo ferromagnético (BM).

Laço de histerese

Trecho O-a: a curva estabelecida nesse trecho indica um crescimento quase linear da magnetização do núcleo ferromagnético em comparação com o campo criado pelo solenoide. O aumento da corrente elétrica que flui pelo enrolamento de fios do solenoide cria campos magnéticos cada vez maiores, que, por sua vez, magnetizam o núcleo ferromagnético, que passa a gerar campos magnéticos também cada vez maiores.

Trecho a-b: ao diminuir a intensidade da corrente elétrica que flui pelo solenoide, o campo magnético desse elemento torna-se cada vez menor. Ao gerar tal diminuição, a intensidade do campo magnético gerada pelo núcleo ferromagnético diminui, mas o retardamento desse campo não ocorre pelo caminho inicial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trecho b-c: a fim de zerar o campo magnético gerado pelo núcleo ferromagnético, uma corrente de sentido oposto ao da inicial é aplicada sobre o solenoide com o objetivo de criar um campo magnético oposto ao do material ferromagnético, eliminando sua imantação.

Trecho c-d: após a anulação do campo gerado pelo núcleo ferromagnético, a corrente de sentido oposto ao da inicial continua a percorrer o solenoide. Isso magnetiza o material ferromagnético, levando ao ponto d, onde o valor do campo magnético BM é oposto ao valor antes existente no ponto a.

Trecho d-e-f-a: caso ocorra uma nova inversão no sentido da corrente do solenoide e ela seja gradativamente aumentada, o campo magnético gerado pelo enrolamento de fios fará com que o material ferromagnético retorne ao ponto inicial de magnetização.

Aplicações

A alta ou baixa histerese dos materiais determina seu uso em diferentes tecnologias. O aço temperado é utilizado na fabricação de ímãs artificiais permanentes por apresentar histerese muito alta, ou seja, o material não pode ser desmagnetizado facilmente após ser imantado. O chamado ferro doce apresenta histerese baixa, portanto, sua desmagnetização é fácil. Esse material é utilizado na composição de eletroímãs, que devem apresentar-se totalmente desmagnetizados quando são desligados.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Campo magnético
Acesse e aprenda a definição de campo magnético. Descubra quais são as diferentes fontes de campo magnético, e confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Características dos ímãs
Os ímãs possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs. Confira!
Fontes de campo magnético
Veja aqui mais sobre as principais fontes de um campo magnético: bobina chata, solenoide, condutor retilíneo e espira.
Por que o ímã atrai o ferro?
Por que o ímã atrai o ferro? Clique aqui e descubra a resposta!
Propriedade dos ímãs
Clique aqui e conheça quais são as principais propriedades dos ímãs!
Propriedades magnéticas dos materiais
Conheça as propriedades magnéticas dos materiais.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.