2. Física
  3. Astrofísica
  4. Unidades astronômicas

Unidades astronômicas

A Astronomia utiliza as unidades de medida de acordo com a sua necessidade. Essas unidades são denominadas de unidades astronômicas.

As medidas de distância são feitas em nosso cotidiano de acordo com a nossa necessidade. Elas são expressas principalmente em centímetros, metros e quilômetros. A distância entre duas cidades, por exemplo, é medida convenientemente em quilômetros. Imagine que, em vez de dizermos que de uma cidade A até outra cidade B há 150 km de distância, falássemos que há 15 000.000 cm. O número ficaria muito grande, não é mesmo?

Da mesma forma que utilizamos as unidades de medida da maneira mais conveniente para nós, a Astronomia também usa unidades de medida de acordo com a sua necessidade. Como o universo é imenso, as medidas feitas em quilômetros geram, na maioria das vezes, números muito grandes e difíceis de serem utilizados. Para resolver a questão, foram estabelecidas unidades próprias para a Astronomia, as chamadas unidades astronômicas.

A seguir estão as três unidades de distância utilizadas na Astronomia:

I. O ANO-LUZ (al)

O ano-luz (al) é geralmente visto como uma unidade de tempo, mas a definição mostra que essa é uma unidade de distância. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz, no vácuo, no tempo de um ano. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo corresponde a 300.000 km/s e que um ano possui exatos 31.536.000 s, podemos definir o tamanho de 1 ano-luz a partir da equação de velocidade média:

VM = Δs
         Δt

Δs = VM . Δt

Δs = 300.000 km/s . 31.536.000 s

Δs ≈ 9,5 x 10 12 km ≈ 1 ano-luz

Essa unidade é geralmente utilizada para distâncias de corpos que estão fora do sistema solar. A tabela abaixo traz a distância de alguns corpos do universo em relação à Terra.

II. UNIDADE ASTRONÔMICA (UA)

A chamada unidade astronômica (ua) é utilizada para distâncias dentro do sistema solar e corresponde à distância média da Terra ao Sol. A definição dessa unidade teve por parâmetros conceitos da gravitação newtoniana e foi determinada a partir de experimentos e sistemas de referência. Todavia, em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu um valor mais exato para essa medida, assim, 1 ua = 149.597.870.700 m.

III. PARSEC (pc)

A paralaxe é o deslocamento aparente de um objeto visto por dois observadores diferentes. Esse deslocamento é proporcional ao ângulo que existe entre as linhas que ligam o objeto observado aos observadores. Um parsec corresponde à distância referente à paralaxe de 1 segundo.

1 parsec ≈ 3,0 x 10 13 km

As unidades astronômicas são utilizadas para as medidas de distâncias feitas no Universo
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Kepler enunciou três leis que determinaram o movimento dos planetas ao redor do Sol
Terceira lei de Kepler
Clique aqui e conheça a terceira lei de Kepler, denominada de lei dos períodos e que relaciona o tempo de translação com o raio médio da órbita dos planetas.
Os planetas considerados anões não possuem massa suficiente para serem considerados planetas
Planetas anões
Clique aqui e veja as características dos cinco planetas anões conhecidos em nosso Sistema Solar.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.
Olhar para as estrelas é ver o passado do universo
Olhar para o céu é ver o passado
Clique aqui e descubra por que olhar para o céu é enxergar o passado. Veja a relação entre a velocidade da luz e a distância de alguns corpos celestes.
O telescópio espacial James Webb substituirá o telescópio Hubble a partir de 2021
Telescópio espacial James Webb
Clique aqui para saber mais sobre o supertelescópio espacial James Webb, cerca de 100 vezes mais potente que o Hubble.
As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear.
Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
Imagem de um cometa em movimento.
Corpos celestes
Corpos celestes são todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral. Confira!
Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.
A Astronomia proporcionou grandes avanços científicos
História da Astronomia
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa ciência? Confira ainda os principais nomes dessa importante área do conhecimento e saiba quais foram as suas contribuições para o entendimento que temos hoje sobre os corpos celestes, como a Lua e o Sol.