Unidades astronômicas
As medidas de distância são feitas em nosso cotidiano de acordo com a nossa necessidade. Elas são expressas principalmente em centímetros, metros e quilômetros. A distância entre duas cidades, por exemplo, é medida convenientemente em quilômetros. Imagine que, em vez de dizermos que de uma cidade A até outra cidade B há 150 km de distância, falássemos que há 15 000.000 cm. O número ficaria muito grande, não é mesmo?
Da mesma forma que utilizamos as unidades de medida da maneira mais conveniente para nós, a Astronomia também usa unidades de medida de acordo com a sua necessidade. Como o universo é imenso, as medidas feitas em quilômetros geram, na maioria das vezes, números muito grandes e difíceis de serem utilizados. Para resolver a questão, foram estabelecidas unidades próprias para a Astronomia, as chamadas unidades astronômicas.
A seguir estão as três unidades de distância utilizadas na Astronomia:
I. O ANO-LUZ (al)
O ano-luz (al) é geralmente visto como uma unidade de tempo, mas a definição mostra que essa é uma unidade de distância. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz, no vácuo, no tempo de um ano. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo corresponde a 300.000 km/s e que um ano possui exatos 31.536.000 s, podemos definir o tamanho de 1 ano-luz a partir da equação de velocidade média:
VM = Δs
Δt
Δs = VM . Δt
Δs = 300.000 km/s . 31.536.000 s
Δs ≈ 9,5 x 10 12 km ≈ 1 ano-luz
Essa unidade é geralmente utilizada para distâncias de corpos que estão fora do sistema solar. A tabela abaixo traz a distância de alguns corpos do universo em relação à Terra.
II. UNIDADE ASTRONÔMICA (UA)
A chamada unidade astronômica (ua) é utilizada para distâncias dentro do sistema solar e corresponde à distância média da Terra ao Sol. A definição dessa unidade teve por parâmetros conceitos da gravitação newtoniana e foi determinada a partir de experimentos e sistemas de referência. Todavia, em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu um valor mais exato para essa medida, assim, 1 ua = 149.597.870.700 m.
III. PARSEC (pc)
A paralaxe é o deslocamento aparente de um objeto visto por dois observadores diferentes. Esse deslocamento é proporcional ao ângulo que existe entre as linhas que ligam o objeto observado aos observadores. Um parsec corresponde à distância referente à paralaxe de 1 segundo.
1 parsec ≈ 3,0 x 10 13 km