Carl Sagan

Carl Sagan foi um importante astrônomo estadunidense do século XX. Participou de importantes missões da NASA e publicou diversos artigos científicos.

Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo estadunidense. Nascido na cidade de Nova Iorque, em 1934, graduou-se em Ciências, em 1955, pela Universidade de Chicago, onde, em 1956, tornou-se mestre em Física e doutor em Astronomia e Astrofísica, em 1960.

Sagan tornou-se famoso por causa da publicação de livros sobre Astronomia e pela série de TV de 1980 intitulada “Cosmo: Uma viagem pessoal”, em que seu principal objetivo era a divulgação da Astronomia. Sagan fez mais de 600 publicações científicas e escreveu mais de 20 livros sobre Ciência e Ficção Científica. Algumas de suas frases sobre o cosmo são muito famosas por causa das opiniões interessantes a respeito do universo.

Se não existe vida fora da Terra, então, o universo é um grande desperdício de espaço.”

O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?”

Carl Sagan

Contribuições para a Ciência

Carl Sagan teve papel importante no início do desenvolvimento de programas espaciais da então criada NASA, agência espacial estadunidense. Foi conselheiro da NASA e colaborou para o projeto de desenvolvimento da Apollo 11, que levou o homem à lua em 1969. Também teve participação expressiva nas missões de lançamento da sonda Galileu e das sondas Voyoger, onde foram colocadas mensagens sobre a Terra gravadas em discos para o caso das sondas encontrarem vida inteligente.

Outra contribuição importante do astrônomo foi mostrar que Titã, uma das luas de Saturno, possuía oceanos de compostos líquidos, bem como que Europa, uma das luas de Júpiter, poderia possuir oceanos subterrâneos de água, o que possibilitaria a existência de vida.

Carl Sagan morreu em 1996, aos 62 anos de idade, por complicações geradas por uma pneumonia.

*Créditos da imagem: Joseph Sohm / Shutterstock.com

Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no século XX *
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Nikola Tesla deu importantes contribuições para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a eletricidade<sup>1</sup>
Nikola Tesla
Conheça a história de Nikola Tesla, inventor do controle remoto, lâmpada fluorecente, corrente alternada (AC) e inúmeras outras tecnologias.
Olhar para as estrelas é ver o passado do universo
Olhar para o céu é ver o passado
Clique aqui e descubra por que olhar para o céu é enxergar o passado. Veja a relação entre a velocidade da luz e a distância de alguns corpos celestes.
Em 1878, Thomas Edison inicia as tentativas de criação da lâmpada incandescente
Thomas Edison
Clique aqui para conhecer a história da vida de Thomas Alva Edison, famoso inventor estadunidense responsável pela criação da lâmpada incandescente.
A importância da equação de Torricelli vem do fato de que ela não depende do intervalo de tempo
Equação de Torricelli
Conheça a equação de Torricelli, importante análise feita sobre o movimento uniformemente variado por não apresentar dependência do intervalo de tempo.
Galileu Galilei, o pai da experimentação
Um físico chamado Galileu Galilei
Conheça um pouco da história do físico que revolucionou a Física.
Planeta Netuno
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
A Astronomia proporcionou grandes avanços científicos
História da Astronomia
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa ciência? Confira ainda os principais nomes dessa importante área do conhecimento e saiba quais foram as suas contribuições para o entendimento que temos hoje sobre os corpos celestes, como a Lua e o Sol.
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Johannes Kepler
Clique aqui para conhecer a história de vida de Johannes Kepler, um dos maiores nomes da Física e responsável por mudanças profundas na Astronomia.