Richard Feynman

Richard Feynman foi um importante físico norte-americano do século XX que deu importantes contribuições para a Eletrodinâmica Quântica.

Richard Feynman foi um físico norte-americano que deu contribuições importantes para a Física quântica no século XX, tanto que em 1965 ganhou o prêmio Nobel de Física graças ao seu trabalho sobre Eletrodinâmica Quântica.

Biografia

Feynman nasceu em Nova Iorque, no dia 11 de maio de 1918. Desde cedo demostrava interesse e facilidade para tratar de assuntos científicos. Formou-se em Física no MIT (sigla em inglês para Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde, durante a graduação, escreveu e publicou dois artigos: um sobre raios cósmicos e outro sobre forças moleculares. A sua pós-graduação foi feita no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, nos EUA. Albert Einstein participava de estudos nesse instituto.

Tonou-se professor da Universidade de Cornell e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde atuou por décadas. Em 1959, durante uma palestra no encontro anual da Sociedade Americana de Física, Feynman apresentou a ideia da possibilidade de organização e manipulação de materiais a nível atômico, o que hoje chamamos de Nanotecnologia. Na ocasião, o físico disse:

Os princípios da Física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei; é algo que, teoricamente, pode ser feito, mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes demais.”

Feynman participou do Projeto Manhattan para o desenvolvimento de ogivas nucleares e explicou a causa do acidente com a nave Challenger, ônibus espacial da NASA que explodiu durante a decolagem em 1986. Ele afirmou que o motivo para a sua queda foi um defeito na vedação de parte dos propulsores, o que provocou a explosão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acidente com o ônibus espacial Challenger, em 1986
Acidente com o ônibus espacial Challenger, em 1986

Contribuições para Física

A principal contribuição de Feynman para a Física foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica, teoria que propõe a quantização dos campos. O método das integrais de caminho e o desenvolvimento das teorias de interações fracas e fortes também são méritos do cientista.

Principais obras

Ao decorrer de sua vida, Feynman escreveu diversos livros para tratar de suas teorias, desenvolver suas ideias e falar de sua própria vida. Veja três importantes obras do renomado cientista:

  • Nem sempre a brincar, Sr. Feynman;

  • Deve estar a brincar, Sr. Feynman;

  • As palestras de Feynman.

Passagem pelo Brasil

Na década de 50, Feynman ministrou aulas no CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Em uma de suas obras, ele fala sobre suas incríveis experiências com a língua e a cultura brasileira e faz um crítica a respeito da forma como os estudantes encaravam a Física, apenas decorando as equações sem aplicá-las com o devido raciocínio e sem condição de relacioná-las com a realidade.

Morte

Em 15 de fevereiro de 1988, aos 69 anos, Richard Feynman morreu acometido de câncer.

* Crédito da imagemcatwalker / Shutterstock.com

A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
Nikola Tesla deu importantes contribuições para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a eletricidade<sup>1</sup>
Nikola Tesla
Conheça a história de Nikola Tesla, inventor do controle remoto, lâmpada fluorecente, corrente alternada (AC) e inúmeras outras tecnologias.
O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo
Hans Christian Oersted
Conheça a história de Hans Christian Oersted, importante estudioso dinamarquês que abriu caminho para os estudos do eletromagnetismo.
Em 1878, Thomas Edison inicia as tentativas de criação da lâmpada incandescente
Thomas Edison
Clique aqui para conhecer a história da vida de Thomas Alva Edison, famoso inventor estadunidense responsável pela criação da lâmpada incandescente.
Números quânticos
Energia dos elétrons associada à química quântica.
James Clerk Maxwell
As Equações de Maxwell
As equações de Maxwell apresentadas teoricamente.
Princípio da incerteza de Heisenberg
Você sabe o que é o princípio da incerteza? Acesse e descubra o que esse princípio significa e qual a sua relação com o experimento do gato de Schroedinger.
Modelo atômico da mecânica quântica
Conheça o modelo de átomo mais moderno e complexo.
Cromodinâmica e Eletrodinâmica Quântica
Clique aqui e conheça a definição de cromodinâmica e eletrodinâmica quântica!
Física Moderna
Uma história de nascimento, crescimento e desenvolvimento.
O conteúdo energético de cada um dos elétrons de um átomo é caracterizado por quatro números quânticos
Os Quatro Números Quânticos
Entenda como é feita a determinação dos quatro números quânticos dos elétrons de um átomo.