2. Física
  3. Mecânica
  4. A Gravitação Universal

A Gravitação Universal

A gravitação universal é uma lei descrita por Newton que aborda a relação de atração entre o sol e os planetas do sistema solar.

No sistema solar, como é que os corpos conseguem se manter sempre em órbita? A resposta a esta pergunta foi dada pelo célebre físico e matemático Sir Isaac Newton. Newton, apoiando-se nas leis de Johannes Kepler, concluiu que para os planetas descreverem órbitas ao redor do Sol, eles devem estar sujeitos a força centrípeta, caso contrário, os mesmos não delineavam trajetórias circulares. Percebendo tal fato, esse cientista admitiu que as suas leis do movimento, as três leis de Newton, podiam ser aplicadas aos corpos celestes, fato esse que contrariava o ponto de vista do filósofo Aristóteles, o qual defendia a idéia de que o movimento dos corpos celestes era regido por leis diferentes das que foram propostas para o movimento de corpos na superfície da Terra.

Newton, tomando como base as suas leis do movimento e as leis de Kepler, chegou as seguintes conclusões, que culminaram na equação matemática que determina a força de atração entre o Sol e um planeta: a Terra, por exemplo. Foram essas as conclusões:

• A força é proporcional à massa do planeta e a massa do Sol;
• A força é inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses dois corpos celestes.

Sabendo dessa proporcionalidade e incluindo a elas uma constante de proporcionalidade, a qual é representada pela letra G, Isaac Newton chegou a seguinte expressão matemática:

Onde M é a massa do Sol, m a massa do planeta e r a distância entre eles.

Apesar de ter descoberto essa relação para a atração entre o Sol e os planetas do sistema solar, Newton percebeu que ela podia ser entendida para todos os corpos. Dessa forma, essa expressão ficou conhecida como a lei da Gravitação Universal, a qual diz que dois corpos quaisquer se atraem com uma força que é proporcional ao produto da massa dos dois planetas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles e pode ser escrita da seguinte forma:

Onde m1 e m2 são as massas dos planetas em questão.

A atração entre dois corpos comuns é muito pequena de forma que pode ser desprezada, mas Newton não conseguiu provar isso. Foi somente um século mais tarde que o físico Henry Cavendish conseguiu, por meio de uma experiência, determinar o valor da constante gravitacional (G = 6,67 x 10-11 N.m2/kg2) e através dela provar que a atração entre corpos comuns pode ser desprezada, pois a constante gravitacional G possui valor muito pequeno.

Sistema Solar
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos

Calcule a força de atração gravitacional entre duas massas de 500 kg distantes 5 m uma da outra.

(PUC-SP) A intensidade da força gravitacional com que a Terra atrai a Lua é F. Se fossem duplicadas a massa da Terra e da Lua e se a distância que as separa fosse reduzida à metade, a nova força seria:

a) 16F

b) 8F

c) 4F

d) 2F

e) F

Unidades de Pressão
Entenda as relações entre as unidades de medidas de pressão.
Homem deitado em uma cama de faquir
Pressão
Você sabe o que é pressão? Aprenda o que ela é na física, sua fórmula e seus tipos. Reforce seus conhecimentos com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
Projeção de um movimento harmônico simples circular uniforme
Função horária da elongação no MHS
Estudo do movimento oscilatório: veja como determinar a função horária da elongação no MHS.
A existência das marés alta e baixa ocorre graças à atração gravitacional do Sol e da Lua
Marés
Saiba como ocorre o impressionante fenômeno das marés!
A lua é o satélite natural da Terra
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.
A pequena mancha negra na parte superior do Sol é Vênus passando na frente do disco solar
Trânsito de Vênus e Mercúrio
Saiba mais sobre o trânsito de Vênus e Mercúrio, fenômeno raro que ocorre quando esses planetas passam na frente do Sol!
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.
Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
Isaac Newton foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É considerado por alguns como o pai da Ciência Moderna
Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna
Conheça um pouco da história de Isaac Newton, uma das grandes mentes da Revolução Científica e um dos maiores cientistas de todos os tempos.
As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear.
Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
Para a teoria das cordas, é possível que existam dimensões extras e até mesmo universos paralelos ao nosso.
Teoria das cordas
Você conhece a teoria das cordas? Confira uma explicação da teoria feita para leigos no assunto e entenda qual é a relação dessa teoria com as diferentes dimensões do Universo!
Força centrípeta
Entenda o que é força centrípeta, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira alguns exemplos em que ela atua bem como exercícios resolvidos.
Partícula de massa <i>m</i> deslocando de um ponto A para um ponto B
Teorema da Energia Cinética
O que diz o teorema da energia cinética?
Placa de trânsito representando duplo sentido na via, através do uso de dois vetores
Soma de vetores
Veja aqui o conceito de vetor e aprenda também diferentes formas de realizar a soma de dois vetores.
Sistema de referência para o movimento de queda livre, com orientação do eixo para baixo
Funções horárias do movimento de queda livre
Veja aqui quais são as funções horárias que descrevem o movimento de queda livre de um corpo.