América do Norte

O continente americano é regionalizado em três partes, isso facilita o estudo das relações humanas existentes, é dividido em América do Sul, América Central e América do Norte.

A América do Norte corresponde à parte norte do continente americano, é formada por três países, Estados Unidos, Canadá e México, que ocupam juntos uma área de 23,6 milhões de quilômetros quadrados. Essa porção do continente americano está situada no ocidente e no hemisfério norte, esse limita-se ao norte com o Oceano Ártico, leste com Oceano Atlântico, sudeste com o mar das Caraíbas e no sul e oeste com o Oceano Pacífico.

Em toda América do Norte estão distribuídas aproximadamente 457 milhões de pessoas, que tem como idiomas praticados inglês, espanhol e francês.

Além dos países já citados que integram a América do Norte existem também outros territórios como a Groenlândia (território dinamarquês), Ilhas Saint Pierre e Miquelon (francês), Bermuda (domínio britânico) e Bahamas.

Os principais países da América do Norte são respectivamente Estados Unidos e Canadá, pois se destacam no cenário mundial como potências mundiais e pertencem ao grupo dos países mais ricos, o G-8, especialmente os Estados Unidos que são considerados a maior força mundial do momento.

Essas duas nações proporcionam à sua população uma alta qualidade de vida proveniente do elevado nível industrial, tecnológico e econômico. O extremo norte é a região mais despovoada da América do Norte isso por que o clima no local é rigoroso, desse modo dificulta o desenvolvimento de várias atividades humanas.

Foram muitas as etnias que contribuíram para a formação do povo dessa parte da América, dentre os principais estão dos descendentes de ingleses, franceses, espanhóis, africanos e imigrantes italianos.

Os pontos mais elevados do relevo da América do Norte são a Cordilheira do Alasca e as Montanhas Rochosas, em recurso hídrico a maior bacia hidrográfica que se destaca é a do Mississipi-Missouri.

Quanto ao clima, ao norte apresenta baixas temperaturas ocorrendo florestas de coníferas, já no centro e sudeste o clima que predomina é o continental temperado onde estão localizadas as florestas temperadas e no sudoeste estabelecem os desertos.

Como os Estados Unidos integra essa parte da América, a região fica caracterizada pelo elevado nível de produção industrial que se destaca em âmbito global, independentemente do setor produtivo da economia, salvo o México que não possui essas mesmas características, pois recentemente ingressou no grupo de países em desenvolvimento ou emergentes.

No setor agrícola ocupa um importante lugar entre os principais produtores de alimentos do mundo, especialmente de grãos, tais como milho, soja, além da laranja.

E por fim, em toda extensão da área que compreende a América do Norte é possível encontrar grandes reservas minerais como o petróleo e outros minérios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mapa da América do Norte.
Mapa da América do Norte.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
O Subdesenvolvimento na América Latina
O Subdesenvolvimento na América Latina, O que é o Subdesenvolvimento na América Latina, Como ocorreu o Subdesenvolvimento na América Latina, Quais fatores históricos levaram ao Subdesenvolvimento na América Latina.
Mapa temático do continente asiático
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
Manifestação por questões relacionadas à falta de emprego na França.
O desemprego na Europa
O desemprego na Europa, Como ocorre o desemprego na Europa, Quais as causas do desemprego na Europa, O desemprego estrutural na Europa, O que causa o desemprego na Europa.
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Aspectos naturais do Oriente Médio
Aspectos naturais do Oriente Médio, Aspectos do relevo do Oriente Médio, Aspectos climáticos do Oriente Médio, Aspectos da vegetação do Oriente Médio.
Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
Imagem de satélite da área do Triângulo das Bermudas
Triângulo das Bermudas
Conheça o Triângulo das Bermudas e veja a explicação para os “mistérios” que envolvem essa região.
Mapa de localização do Estreito de Bering, entre o Alasca (EUA) e o território russo
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.
A América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)
América Anglo-saxônica
Você sabe quais são os países que formam a América Anglo-saxônica? Saiba mais sobre o desenvolvimento e as principais características dessa região.
O Alasca é cheio de peculiaridades
Alasca
Conheça as principais características do Alasca, estado dos Estados Unidos que é cheio de particularidades interessantes.
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
A África Islâmica corresponde às partes destacadas.
Produção agropecuária na África Islâmica
As atividades agrícolas praticadas nessa porção africana.
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
Organizações Humanitárias na África
A atuação dos grupos que visam minimizar os problemas no continente africano.