América do Norte
A América do Norte é uma das três subdivisões do continente americano. Historicamente, esse território foi colonizado por povos europeus, como ingleses, franceses e espanhóis, com destaque para as colônias de povoamento. A América do Norte possui vasta diversidade em termos de clima e vegetação e ainda conta com diferentes formas de relevo. Os três países desse continente, Canadá, Estados Unidos e México, são populosos e relativamente povoados. Eles apresentam diferenças substanciais em termos econômicos e sociais. Mesmo assim, são considerados polos de poder importantes em diversas áreas da geopolítica mundial.
Leia também: América do Sul — o subcontinente americano do qual o Brasil faz parte
Resumo sobre a América do Norte
-
A América do Norte é uma das três subdivisões da América.
-
Ela foi colonizada por diversos exploradores europeus, com destaque para os povos ingleses, franceses e espanhóis, que dominaram a região.
-
Ao longo da história, as colônias iniciaram o seu processo de independência e redefiniram as suas fronteiras, originando importantes centros globais.
-
A América do Norte é bastante diversificada em termos geográficos devido à grande extensão do seu território e à sua distribuição em diferentes faixas latitudinais.
-
Os dados demográficos norte-americanos indicam que há, nessa região, uma taxa de natalidade considerada consistente e uma elevada expectativa de vida.
-
A América do Norte possui uma forte disparidade econômica, visto que é composta por dois países desenvolvidos e industrializados e um país em desenvolvimento.
-
As nações norte-americanas destacam-se pela prevalência de governos democráticos, eleitos de forma direta pela população, por meio da ampla participação da sociedade civil.
-
O Halloween e o Dia dos Mortos são duas tradições locais importantes e muito praticadas por parte da população norte-americana.
Videoaula sobre a América do Norte
Dados gerais da América do Norte
-
Gentílico: norte-americano.
-
Extensão territorial: 24.710.000 quilômetros quadrados.
-
População: 579 milhões de habitantes.
-
Densidade demográfica: 24 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Maior país: Canadá.
-
Menor país: México.
-
Idiomas: espanhol, inglês e francês.
-
Número de países: três.
Países da América do Norte
País |
Capital |
Canadá |
Ottawa |
Estados Unidos |
Washington |
México |
Cidade do México |
Importante: A Groenlândia é um território autônomo dinamarquês que também se localiza geograficamente na América do Norte.
Mapa da América do Norte
História da América do Norte
Historicamente, a América do Norte era habitada por populações tradicionais, como os indígenas locais, que sobreviviam por meio de atividades como a caça e a pesca. A chegada dos exploradores espanhóis, inicialmente na América Central, e posteriormente a realização de novas incursões pelo continente americano, com destaque para as francesas, inglesas e holandesas, fomentaram a colonização da porção mais setentrional do continente.
Especialmente nos territórios canadense e estadunidense, prevaleceu um tipo de colonização mais voltada para o povoamento, cenário que fomentou o desenvolvimento socioeconômico local. Ao longo da história, tais colônias iniciaram o seu processo de independência e redefiniram as suas fronteiras, fundando países que são importantes centros globais. Atualmente, a América do Norte possui um papel geopolítico e econômico muito importante ao redor do mundo.
Etimologia da América do Norte
O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que foi um dos principais percursores do processo de colonização do atual território americano, por meio das incursões das potências europeias.
Por sua vez, o termo norte é uma referência à localização geográfica dessa porção territorial americana, situada justamente na parte mais setentrional do continente América.
Geografia da América do Norte
A América do Norte está localizada na porção mais setentrional da América. Ela é cortada pelo Trópico de Câncer e pelo Círculo Polar Ártico.
Essa subdivisão do continente americano é banhada por três oceanos. A porção leste da América do Norte é banhada pelo oceano Atlântico, enquanto a parte mais a oeste desse subcontinente é banhada pelo oceano Pacífico. O oceano Glacial Ártico, localizado no extremo norte planetário, também banha essa região do mundo.
Esse subcontinente americano é bastante diversificado em termos geográficos, devido à grande extensão do seu território e à sua distribuição em diferentes faixas latitudinais.
Em relação ao relevo, destaca-se a presença de grandes dobramentos modernos, especialmente na porção oeste, como nas Montanhas Rochosas, e na porção sudeste desse território, em razão da presença da formação dos Montes Apalaches.
A porção central da América do Norte é caracterizada pela existência de grandes planícies, banhadas por rios caudalosos como o Mississípi e o Colorado, que são muito utilizadas inclusive para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Há também grandes planícies litorâneas, especialmente na porção norte canadense. A porção oeste-sul norte-americana é muito suscetível a tremores de terra.
Além disso, o clima e a vegetação da América do Norte estão intimamente ligados, devido às condições geográficas locais, e variam em razão da extensão territorial da região. No sul desse subcontinente, predominam o clima tropical e a vegetação de savana. Por sua vez, as florestas temperadas ocupam principalmente as faixas de clima mais ameno, na porção central desse subcontinente.
No norte desse território, há a prevalência do clima subpolar e polar, assim como de vegetações como a tundra e a estepe, que são resistentes ao clima inóspito dessa zona geográfica. Na América do Norte também há a ocorrência de grandes desertos, na sua porção mais ao sul, e vastas zonas de vegetação e solo congelado, especialmente no extremo norte.
Acesse também: América Andina — a região formada pelos países que são atravessados pela Cordilheira dos Andes
Demografia da América do Norte
A América do Norte possui três países que são considerados bastante populosos e relativamente povoados. Em ordem crescente, os países com maior população dessa região são: Estados Unidos, México e Canadá. A América do Norte tem cidades consideradas muito populosas em nível mundial, como Nova York, Cidade do México e Los Angeles.
Os dados demográficos norte-americanos indicam que há, nessa região, uma taxa de natalidade considerada consistente e elevada expectativa de vida. A qualidade de vida e o desenvolvimento humano é considerado elevado nessa região, mesmo com as desigualdades sociais locais, especialmente entre os países desse subcontinente.
Um fenômeno demográfico importante na lógica populacional da América do Norte é o fenômeno da imigração. O México é um dos principais centros expulsores de população, inclusive nativos de outros países sul-americanos, que têm como destino especialmente os Estados Unidos. Por sua vez, o Canadá tem um longo histórico de abrigo aos refugiados.
Economia da América do Norte
A América do Norte possui uma forte disparidade econômica, visto que é composta por dois países desenvolvidos e industrializados (Canadá e Estados Unidos) e uma nação em desenvolvimento e emergente (México). Assim, a desigualdade social entre esses países é uma característica marcante dessa região.
Apesar disso, no geral, os três países possuem um forte setor primário, um parque industrial bem estabelecido e um dinâmico setor terciário. São atividades importantes da economia norte-americana a exploração de minerais diversos, a produção de combustíveis fósseis e a cultivação e criação de bens agropecuários. O parque industrial é composto por unidades fabris de base e modernas empresas das áreas de tecnologia, saúde e comunicação. Já o setor terciário é formado por diversas empresas financeiras, bancárias e de mídia social. O turismo também é uma atividade econômica muito importante nos três países norte-americanos.
Infraestrutura da América do Norte
A infraestrutura da América do Norte segue uma lógica próxima do cenário econômico local, visto que as nações ditas anglo-saxônicas possuem estruturas mais modernas. Por sua vez, em oposição ao cenário estrutural moderno local, o território mexicano registra maiores fragilidades em termos estruturais, especialmente no que toca os serviços para sua população, como as áreas de saúde e educação.
Ademais, destaca-se nesse agrupamento de países a infraestrutura voltada para a exportação de bens primários, como ferrovias e portos, a vasta disponibilidade de recursos energéticos e minerais, a ampla rede de transportes aeroviários e ainda a moderna estrutura de comunicação entre os países.
Veja também: América Anglo-Saxônica — a região do continente americano formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá
Governo da América do Norte
As nações norte-americanas destacam-se pela prevalência de governos democráticos, eleitos de forma direta pela população, por meio da ampla participação da sociedade civil organizada. O respeito à democracia, mesmo com os problemas políticos locais, é um importante pilar das sociedades norte-americanas.
Nos países dessa região, os sistemas de governo são formados por meio da prática do pluripartidarismo e forte liberdade de imprensa. No mesmo sentido, ressalta-se o avanço da asseguração da liberdade dos direitos individuais e a adoção de diferentes políticas progressistas.
Cultura da América do Norte
A cultura da América do Norte tem fortes marcas dos povos colonizadores dessa região, como ingleses, espanhóis e franceses, e ainda dos diversos grupos de imigrantes que vivem atualmente nesse subcontinente.
Há também forte influência de populações indígenas e africanas, assim como no restante do continente americano. A América do Norte é bastante diversificada em termos culturais e apresenta grandes tradições de festas regionais. O Halloween e o Dia dos Mortos são duas tradições locais.
Os norte-americanos possuem costumes voltados para a prática de esportes e o consumo de produtos de entretenimento. Nessa região, são vastos os centros de mídia, como parques temáticos e cinemas, e também grandes institutos culturais, como museus e locais de exposição de arte. Na culinária, destaca-se o consumo de alimentos como batata, abacate, café e carnes diversas, além de produtos chamados de ultraprocessados. O esporte, de grande força mundialmente, tem como práticas principais o futebol, o hóquei e o beisebol.
Curiosidades da América do Norte
-
A Universidade Nacional Autônoma do México, fundada em meados de 1551, é considerada o primeiro centro universitário norte-americano.
-
O vulcão Cuexcomate, localizado no interior mexicano, possui apenas 13 metros de altitude, sendo o menor em altitude do mundo.
-
O Canadá é conhecido como “País dos Lagos” em razão do grande volume de reservas de águas interiores localizadas no seu território.
-
Uma porcentagem importante da população canadense, cerca de 20%, é formada por estrangeiros que moram no país.
-
A idade mínima para dirigir nos Estados Unidos é 16 anos, enquanto para o consumo de bebidas alcoólicas é de 21 anos.
-
Os Estados Unidos são uma federação composta por 50 estados que possuem legislações específicas no âmbito local.
Crédito de imagem