Whatsapp icon Whatsapp

América do Norte

A América do Norte é uma das três divisões geográficas da América. Ela é formada por três países: Canadá, Estados Unidos e México.
Mapa da América do Norte com a indicação da bandeira dos três países que dela fazem parte: Canadá, Estados Unidos e México.
A América do Norte é composta por três países: Canadá, Estados Unidos e México.

A América do Norte é uma das três subdivisões do continente americano. Historicamente, esse território foi colonizado por povos europeus, como ingleses, franceses e espanhóis, com destaque para as colônias de povoamento. A América do Norte possui vasta diversidade em termos de clima e vegetação e ainda conta com diferentes formas de relevo. Os três países desse continente, Canadá, Estados Unidos e México, são populosos e relativamente povoados. Eles apresentam diferenças substanciais em termos econômicos e sociais. Mesmo assim, são considerados polos de poder importantes em diversas áreas da geopolítica mundial.

Leia também: América do Sul — o subcontinente americano do qual o Brasil faz parte

Resumo sobre a América do Norte

  • A América do Norte é uma das três subdivisões da América.

  • Ela foi colonizada por diversos exploradores europeus, com destaque para os povos ingleses, franceses e espanhóis, que dominaram a região.

  • Ao longo da história, as colônias iniciaram o seu processo de independência e redefiniram as suas fronteiras, originando importantes centros globais.

  • A América do Norte é bastante diversificada em termos geográficos devido à grande extensão do seu território e à sua distribuição em diferentes faixas latitudinais.

  • Os dados demográficos norte-americanos indicam que há, nessa região, uma taxa de natalidade considerada consistente e uma elevada expectativa de vida.

  • A América do Norte possui uma forte disparidade econômica, visto que é composta por dois países desenvolvidos e industrializados e um país em desenvolvimento.

  • As nações norte-americanas destacam-se pela prevalência de governos democráticos, eleitos de forma direta pela população, por meio da ampla participação da sociedade civil.

  • O Halloween e o Dia dos Mortos são duas tradições locais importantes e muito praticadas por parte da população norte-americana.

Videoaula sobre a América do Norte

Dados gerais da América do Norte

  • Gentílico: norte-americano.

  • Extensão territorial: 24.710.000 quilômetros quadrados.

  • População: 579 milhões de habitantes.

  • Densidade demográfica: 24 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Maior país: Canadá.

  • Menor país: México.

  • Idiomas: espanhol, inglês e francês.

  • Número de países: três.

Países da América do Norte

País

Capital

Canadá

Ottawa

Estados Unidos

Washington

México

Cidade do México

Importante: A Groenlândia é um território autônomo dinamarquês que também se localiza geograficamente na América do Norte.

Mapa da América do Norte

Mapa da América do Norte.

História da América do Norte

Historicamente, a América do Norte era habitada por populações tradicionais, como os indígenas locais, que sobreviviam por meio de atividades como a caça e a pesca. A chegada dos exploradores espanhóis, inicialmente na América Central, e posteriormente a realização de novas incursões pelo continente americano, com destaque para as francesas, inglesas e holandesas, fomentaram a colonização da porção mais setentrional do continente.

Especialmente nos territórios canadense e estadunidense, prevaleceu um tipo de colonização mais voltada para o povoamento, cenário que fomentou o desenvolvimento socioeconômico local. Ao longo da história, tais colônias iniciaram o seu processo de independência e redefiniram as suas fronteiras, fundando países que são importantes centros globais. Atualmente, a América do Norte possui um papel geopolítico e econômico muito importante ao redor do mundo.

Etimologia da América do Norte

O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que foi um dos principais percursores do processo de colonização do atual território americano, por meio das incursões das potências europeias.

Por sua vez, o termo norte é uma referência à localização geográfica dessa porção territorial americana, situada justamente na parte mais setentrional do continente América.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia da América do Norte

A América do Norte está localizada na porção mais setentrional da América. Ela é cortada pelo Trópico de Câncer e pelo Círculo Polar Ártico.

Essa subdivisão do continente americano é banhada por três oceanos. A porção leste da América do Norte é banhada pelo oceano Atlântico, enquanto a parte mais a oeste desse subcontinente é banhada pelo oceano Pacífico. O oceano Glacial Ártico, localizado no extremo norte planetário, também banha essa região do mundo.

Esse subcontinente americano é bastante diversificado em termos geográficos, devido à grande extensão do seu território e à sua distribuição em diferentes faixas latitudinais.

Lago Moraine, no Canadá, na América do Norte, com as Montanhas Rochosas como plano de fundo.
As Montanhas Rochosas são uma importante formação de relevo da América do Norte.

Em relação ao relevo, destaca-se a presença de grandes dobramentos modernos, especialmente na porção oeste, como nas Montanhas Rochosas, e na porção sudeste desse território, em razão da presença da formação dos Montes Apalaches.

A porção central da América do Norte é caracterizada pela existência de grandes planícies, banhadas por rios caudalosos como o Mississípi e o Colorado, que são muito utilizadas inclusive para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Há também grandes planícies litorâneas, especialmente na porção norte canadense. A porção oeste-sul norte-americana é muito suscetível a tremores de terra.

 Aurora boreal em Fairbanks, no Alasca, fenômeno que pode ser visto do extremo norte da América do Norte.
A aurora boreal é um fenômeno que pode ser visto do extremo norte da América do Norte.

Além disso, o clima e a vegetação da América do Norte estão intimamente ligados, devido às condições geográficas locais, e variam em razão da extensão territorial da região. No sul desse subcontinente, predominam o clima tropical e a vegetação de savana. Por sua vez, as florestas temperadas ocupam principalmente as faixas de clima mais ameno, na porção central desse subcontinente.

No norte desse território, há a prevalência do clima subpolar e polar, assim como de vegetações como a tundra e a estepe, que são resistentes ao clima inóspito dessa zona geográfica. Na América do Norte também há a ocorrência de grandes desertos, na sua porção mais ao sul, e vastas zonas de vegetação e solo congelado, especialmente no extremo norte.

Acesse também: América Andina — a região formada pelos países que são atravessados pela Cordilheira dos Andes

Demografia da América do Norte

A América do Norte possui três países que são considerados bastante populosos e relativamente povoados. Em ordem crescente, os países com maior população dessa região são: Estados Unidos, México e Canadá. A América do Norte tem cidades consideradas muito populosas em nível mundial, como Nova York, Cidade do México e Los Angeles.

Os dados demográficos norte-americanos indicam que há, nessa região, uma taxa de natalidade considerada consistente e elevada expectativa de vida. A qualidade de vida e o desenvolvimento humano é considerado elevado nessa região, mesmo com as desigualdades sociais locais, especialmente entre os países desse subcontinente.

Um fenômeno demográfico importante na lógica populacional da América do Norte é o fenômeno da imigração. O México é um dos principais centros expulsores de população, inclusive nativos de outros países sul-americanos, que têm como destino especialmente os Estados Unidos. Por sua vez, o Canadá tem um longo histórico de abrigo aos refugiados.

Economia da América do Norte

A América do Norte possui uma forte disparidade econômica, visto que é composta por dois países desenvolvidos e industrializados (Canadá e Estados Unidos) e uma nação em desenvolvimento e emergente (México). Assim, a desigualdade social entre esses países é uma característica marcante dessa região.

Apesar disso, no geral, os três países possuem um forte setor primário, um parque industrial bem estabelecido e um dinâmico setor terciário. São atividades importantes da economia norte-americana a exploração de minerais diversos, a produção de combustíveis fósseis e a cultivação e criação de bens agropecuários. O parque industrial é composto por unidades fabris de base e modernas empresas das áreas de tecnologia, saúde e comunicação. Já o setor terciário é formado por diversas empresas financeiras, bancárias e de mídia social. O turismo também é uma atividade econômica muito importante nos três países norte-americanos.

Castelo da Bela Adormecida, no Walt Disney World Resort, um parque temático muito visitado na América do Norte.
Os parques temáticos são muito procurados para as atividades turísticas na América do Norte. [1]

Infraestrutura da América do Norte

A infraestrutura da América do Norte segue uma lógica próxima do cenário econômico local, visto que as nações ditas anglo-saxônicas possuem estruturas mais modernas. Por sua vez, em oposição ao cenário estrutural moderno local, o território mexicano registra maiores fragilidades em termos estruturais, especialmente no que toca os serviços para sua população, como as áreas de saúde e educação.

Ademais, destaca-se nesse agrupamento de países a infraestrutura voltada para a exportação de bens primários, como ferrovias e portos, a vasta disponibilidade de recursos energéticos e minerais, a ampla rede de transportes aeroviários e ainda a moderna estrutura de comunicação entre os países.

Veja também: América Anglo-Saxônica — a região do continente americano formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá

Governo da América do Norte

As nações norte-americanas destacam-se pela prevalência de governos democráticos, eleitos de forma direta pela população, por meio da ampla participação da sociedade civil organizada. O respeito à democracia, mesmo com os problemas políticos locais, é um importante pilar das sociedades norte-americanas.

Nos países dessa região, os sistemas de governo são formados por meio da prática do pluripartidarismo e forte liberdade de imprensa. No mesmo sentido, ressalta-se o avanço da asseguração da liberdade dos direitos individuais e a adoção de diferentes políticas progressistas.

Cultura da América do Norte

A cultura da América do Norte tem fortes marcas dos povos colonizadores dessa região, como ingleses, espanhóis e franceses, e ainda dos diversos grupos de imigrantes que vivem atualmente nesse subcontinente.

Há também forte influência de populações indígenas e africanas, assim como no restante do continente americano. A América do Norte é bastante diversificada em termos culturais e apresenta grandes tradições de festas regionais. O Halloween e o Dia dos Mortos são duas tradições locais.

Os norte-americanos possuem costumes voltados para a prática de esportes e o consumo de produtos de entretenimento. Nessa região, são vastos os centros de mídia, como parques temáticos e cinemas, e também grandes institutos culturais, como museus e locais de exposição de arte. Na culinária, destaca-se o consumo de alimentos como batata, abacate, café e carnes diversas, além de produtos chamados de ultraprocessados. O esporte, de grande força mundialmente, tem como práticas principais o futebol, o hóquei e o beisebol.

Curiosidades da América do Norte

  • A Universidade Nacional Autônoma do México, fundada em meados de 1551, é considerada o primeiro centro universitário norte-americano.

  • O vulcão Cuexcomate, localizado no interior mexicano, possui apenas 13 metros de altitude, sendo o menor em altitude do mundo.

  • O Canadá é conhecido como “País dos Lagos” em razão do grande volume de reservas de águas interiores localizadas no seu território.

  • Uma porcentagem importante da população canadense, cerca de 20%, é formada por estrangeiros que moram no país.

  • A idade mínima para dirigir nos Estados Unidos é 16 anos, enquanto para o consumo de bebidas alcoólicas é de 21 anos.

  • Os Estados Unidos são uma federação composta por 50 estados que possuem legislações específicas no âmbito local.

Crédito de imagem

[1] Konstantin Yolshin / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

América
Clique aqui e saiba quais são os países que fazem parte da América. Conheça as características geográficas, socioculturais e econômicas desse continente.
América Anglo-Saxônica
Clique aqui e conheça as principais características históricas, geográficas, econômicas e culturais da América Anglo-Saxônica.
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
América Latina
Veja quais são as principais características geográficas da América Latina. Leia detalhes sobre a história e a cultura dessa porção do continente americano.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Canadá
Saiba mais sobre as características da geografia do Canadá. Veja as principais informações da demografia, da economia e da infraestrutura desse país americano.
Continentes
Clique aqui, saiba quantos e quais são os continentes da Terra e veja a divisão de países de acordo com cada continente.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
México
Saiba quais são as principais características geográficas do México. Veja detalhes sobre a demografia, a economia e a cultura dessa importante nação americana.
Organizações Humanitárias na África
A atuação dos grupos que visam minimizar os problemas no continente africano.
Produção agropecuária na África Islâmica
As atividades agrícolas praticadas nessa porção africana.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.