Whatsapp icon Whatsapp

Bandeira da Argentina

Com suas tradicionais cores azul e branca e o Sol de Maio em seu centro, a bandeira da Argentina é o principal símbolo do país.
Bandeira da Argentina.
Bandeira da Argentina.

A bandeira da Argentina é o principal símbolo nacional desse país sul-americano. Ela foi oficializada, em 1816, no contexto histórico de independência do país em relação à Espanha. O desenho do Sol de Maio data de 1918, sendo adotado nas esferas militar e civil somente no ano de 1985, e, junto das cores branca e azul da bandeira argentina, simboliza o céu do país. A Argentina é um país sul-americano, emergente e industrializado, reconhecido internacionalmente pela sua seleção nacional de futebol masculino.

Leia também: Bandeira da Espanha — a bandeira do país que colonizou a Argentina

Resumo sobre a bandeira da Argentina

  • A bandeira atual da Argentina passou a ser adotada de forma oficial, no âmbito civil e militar, no ano de 1985.

  • É formada por três faixas longitudinais, nas cores azul e branca, além do desenho de um Sol.

  • O Sol de Maio, como uma coloração amarela e marrom, simboliza o Deus do Sol dentro da cultura inca, e é um símbolo atrelado à independência do país.

  • As listras nas cores azul e branca da bandeira da Argentina, assim como o Sol de Maio, representam o céu do país.

  • A bandeira do Uruguai compartilha muitas características com a bandeira da Argentina, como as cores e o desenho do Sol.

  • A Argentina, país da América do Sul, é um dos principais parceiros econômicos e diplomáticos do Brasil.

Qual a história da bandeira da Argentina?

Historicamente, a bandeira argentina, com as três faixas nas cores branca e azul, foi concebida ao longo do processo de independência do país, sendo declarada como a bandeira oficial da República da Argentina em 1816.

Por sua vez, o desenho atual da bandeira argentina, com a presença do Sol de Maio, é originário de 1818, sendo amplamente utilizado em situações de guerra. Em 1985, a bandeira argentina, com as três listras na coloração azul e branca, além da presença do desenho do Sol de Maio, passou a ser utilizada de forma oficial, tanto no âmbito civil como no militar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual o significado da bandeira da Argentina?

A bandeira da Argentina é formada por três faixas longitudinais, sendo a primeira e a última na cor azul, além da faixa do meio, que possui a cor branca. No meio da bandeira, em sua faixa de cor branca, está presente a figura da estrela solar, chamada de Sol de Maio.

No que se refere às cores, a cor branca presente na bandeira argentina indica as nuvens, enquanto a cor azul simboliza o céu. Já as cores do Sol de Maio, marrom e amarelo, representam justamente o Sol. Portanto, a bandeira argentina faz referência ao céu do país. Há ainda alguns estudiosos que apontam que a cor branca da bandeira representa a paz e a cor azul simboliza o processo de independência argentino.

Significado do Sol de Maio

Representação do Sol de Maio, um importante símbolo presente na bandeira da Argentina.
O Sol de Maio é um importante símbolo da Argentina.

O Sol de Maio é o único símbolo presente na bandeira argentina e é representando nas cores amarela e marrom, sendo formado por 32 raios solares: 16 retos e 16 ondulados.

O Sol de Maio está desenhado na bandeira da Argentina com uma fisionomia humana, logo, representa um ser humano, mais precisamente o Deus do Sol na mitologia inca, chamado de Apu Inti. O Sol de Maio é uma representação histórica fortemente vinculada ao processo de independência da Argentina em relação à Espanha.

Bandeira da Argentina x bandeira do Uruguai

A bandeira da Argentina e a bandeira do Uruguai são frequentemente confundidas, pois ambas apresentam as mesmas cores, azul e branca, bem como a presença da ilustração do Sol de Maio. Porém, diferentemente da bandeira argentina, a bandeira uruguaia possui nove faixas intercaladas nas cores azul e branca, e sua estrela solar tem apenas 16 raios solares. Ainda, a disposição das listras e da estrela solar também difere da bandeira argentina.

Bandeira do Uruguai.
Bandeira do Uruguai.

Os pontos em comum entre as bandeiras da Argentina e do Uruguai são justificáveis em razão da aproximação histórica entre os países, de modo que a bandeira argentina foi uma inspiração para a concepção do desenho da bandeira uruguaia. Ademais, ambos os países foram colonizados pelos espanhóis, compartilhando momentos históricos ao longo dos seus processos de independência, e também tendo o mesmo símbolo nacional, o Sol de Maio.

Veja também: Bandeira do Catar — a bandeira que possui semelhanças com a bandeira do Bahrein

Principais características da Argentina

A Argentina é um país emergente, em vias de desenvolvimento, localizado no sul da América. A Argentina foi colonizada por espanhóis, assim como a maior parte do subcontinente sul-americano, que deixaram expressivas marcas culturais, como a religião e a língua. A Argentina é relativamente populosa e pouca povoada. A maior cidade e capital do país é Buenos Aires.

Vista aérea da cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, onde são hasteadas muitas bandeiras do país.
A capital da Argentina é a cidade de Buenos Aires.

Geograficamente, possui grande diversidade climática e vegetacional, com presença de climas frios e secos. O território local conta com a presença de paisagens como a cordilheira dos Andes e a Terra do Fogo, símbolos naturais do país.

Em termos econômicos, a Argentina possui um vasto setor primário, com destaque para a produção agropecuária. O país também possui um dos maiores parques fabris da América Latina. A população local, apesar das recorrentes crises econômicas, apresenta um bom padrão de vida. A Argentina é um dos principais parceiros econômicos e diplomáticos do Brasil.

Curiosidades sobre a bandeira da Argentina

  • A proporção oficial da bandeira da República da Argentina é 9 metros de altura e 14 metros de largura.

  • A bandeira da Argentina foi desenhada e concebida pelo militar Manuel Belgrano (1770-1820).

  • O Sol de Maio, presente na bandeira da Argentina, foi desenhado por um peruano chamado Juan de Dios Rivera Túpac Amaru (1760-1843).

  • A Argentina e o Uruguai são os dois únicos países que possuem o desenho do Sol de Maio na sua bandeira.

  • A Macedônia e o Nepal são países que possuem na sua bandeira uma ilustração do Sol em outros formatos.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Argentina
Saiba quais são as principais características geográficas da Argentina. Veja dados sobre a demografia, a economia e a cultura dessa importante nação sul-americana.
Bacia Platina
Clique e veja como se forma a Bacia Hidrográfica Platina. Entenda sua importância econômica, quais os rios que a formam e as suas características gerais.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!