Whatsapp icon Whatsapp

Ciclone extratropical

O ciclone extratropical é um evento meteorológico caracterizado pelas intensas precipitações e pelos fortes ventos. Ele está associado à ocorrência das frentes frias.
Formação de um ciclone extratropical nos Estados Unidos, em 26 de outubro de 2010.
Formação de um ciclone extratropical. [1]

O ciclone extratropical é um evento meteorológico causado pela atuação de uma massa de ar de núcleo frio que gera fortes chuvas e ventos intensos. Esse fenômeno ocorre fora da zona tropical do globo em zonas de médias e altas latitudes. O ciclone extratropical está diretamente associado à ocorrência de frentes frias. Esse evento meteorológico é muito comum no Hemisfério Norte, mas também acontece no Hemisfério Sul, inclusive no Brasil. O ciclone extratropical tem o potencial de gerar inundações, deslizamentos e prejuízos à infraestrutura local.

Leia também: Afinal, por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil?

Resumo sobre ciclone extratropical

  • Os ciclones extratropicais são um evento meteorológico que ocorre em zonas fora da faixa tropical do globo, gerando fortes chuvas e ventos.

  • Eles são causados pela diferença de temperaturas entre massas de ar quentes e frias e estão associados à ocorrência de frentes frias.

  • Sua formação e funcionamento ocorre em zonas geográficas específicas de média e alta latitudes, como nas proximidades dos polos.

  • Seus principais efeitos estão ligados aos aspectos climáticos locais, como as volumosas precipitações.

  • Eles são oriundos especialmente de regiões próximas aos polos e atuam de forma muito intensa no Hemisfério Norte.

  • Geram consequências como os alagamentos de áreas urbanas, os deslizamentos de encostas e os prejuízos à infraestrutura.

  • Sua ocorrência é bastante comum no Brasil, especialmente na porção mais meridional do território do país.

O que é um ciclone extratropical?

O ciclone extratropical é um evento meteorológico que ocorre em regiões de média e alta latitudes e é caracterizado pela formação de precipitações intensas com fortes ventos. Esse sistema de baixa pressão está associado à ocorrência de frentes frias, logo, contribui também para a diminuição das temperaturas localmente. O nome ciclone extratropical remete à localização desse fenômeno em zonas geográficas que não estão situadas na faixa tropical do globo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as causas do ciclone extratropical?

A causa de um ciclone extratropical está ligada à ocorrência de eventos meteorológicos específicos, notadamente ligados a frentes frias, que alteram as características climáticas locais. No caso específico dos ciclones extratropicais, eles são causados pela diferença de temperaturas entre massas de ar quentes e frias, que geram perturbações atmosféricas ligadas à formação de chuvas intensas e ventos fortes. Esse cenário climático específico ocasionado por um ciclone extratropical ocorre em zonas de média e alta latitudes, logo, fora da faixa tropical do globo.

Funcionamento do ciclone extratropical

A formação e o funcionamento de um ciclone extratropical dão-se por meio da formação de uma zona de baixa pressão atmosférica comumente associada à ocorrência de frentes frias. Esse fenômeno meteorológico é formado em razão da diferença de temperaturas, em especial, entre massas de ar quentes e frias.

No caso específico dos ciclones extratropicais, a sua formação ocorre em zonas geográficas específicas de média e alta latitudes. O funcionamento de um ciclone extratropical gera ventos fortes e chuvas intensas, com tempo de duração variável, mas que possuem grande potencial de causar desastres naturais diversos em razão de danos às estruturas urbanas e rurais.

Quais são os efeitos e as consequências causadas pelo ciclone extratropical?

Danos causados por um ciclone extratropical nos Países Baixos.
Os ciclones extratropicais causam vários impactos nas estruturas urbanas. [2]

Os principais efeitos de um ciclone extratropical estão ligados aos aspectos climáticos locais, como ocorrência de elevados volumes de precipitações; registro de velocidades acentuadas dos ventos; e verificação de uma diminuição considerável das temperaturas.

No entanto, destaca-se que esses efeitos são variáveis conforme a intensidade do fenômeno, que pode ocorrer de forma menos intensa, gerando apenas chuvas fracas e baixa de temperaturas. Esse cenário variável é fruto de diferentes condicionantes atmosféricos e climáticos e, ainda, de fatores como a duração e a área de ocorrência dos ciclones extratropicais.

As consequências mais comuns dos eventos gerados por um ciclone extratropical estão ligadas ao registro de desastres naturais. Nesse tipo de fenômeno, conforme a variação de intensidade da perturbação atmosférica, ocorre comumente o registro de inundações e deslizamentos. As chuvas e os ventos fortes provocam o aumento do nível dos rios e o encharcamento dos solos.

Portanto, os ciclones extratropicais geram consequências como o alagamento de áreas urbanas, o destelhamento de casas, a destruição de estruturas urbanas, o aumento dos processos erosivos, a destruição de plantações, e, ainda, podem resultar em perdas de vidas humanas.

Diferenças entre o ciclone extratropical e o ciclone tropical

As diferenças entre o ciclone extratropical e o ciclone tropical ocorrem em razão da sua zona geográfica de atuação e das suas características climáticas. Dessa forma:

  • Ciclone extratropical: um tipo de ciclone que ocorre em zonas de média e alta latitudes, ou seja, fora da faixa tropical do globo. Esse tipo está associado à ocorrência de frentes frias, portanto, é comum o registro de baixas temperaturas na sua zona de atuação.

  • Ciclone tropical: um tipo de ciclone que ocorre especificamente na faixa tropical do globo, ou seja, em zonas de baixa e média latitudes nas proximidades dos trópicos. Esse tipo apresenta temperaturas e umidades elevadas, que geram precipitações e ventos fortes.

Ciclone extratropical no mundo

O registro de ciclones extratropicais é muito recorrente em zonas geográficas localizadas nas faixas climáticas intermediárias do globo, logo, entre as zonas tropical e polar. Esse tipo de ciclone está associado à formação de frentes frias, portanto, é oriundo especialmente de regiões próximas aos polos, atuando de forma muito intensa no Hemisfério Norte, na porção setentrional de continentes como América, Europa e Ásia. Contudo, os ciclones extratropicais também ocorrem no Hemisfério Sul, com destaque para a porção meridional da América do Sul.

Esses eventos atmosféricos em nível mundial têm o potencial de causar danos significativos em áreas habitadas, especialmente em razão do registro de desastres naturais, como inundações e deslizamentos.

Veja também: Qual é a diferença entre ciclone, tornado, furacão e tufão?

Ciclone extratropical no Brasil

Ciclone extratropical na costa do Brasil em abril de 2023.
Ciclone extratropical na costa do Brasil em abril de 2023.

A ocorrência de ciclones extratropicais é bastante comum no Brasil. Esse fenômeno meteorológico forma-se ao longo da porção sul do oceano Atlântico, especialmente na costa meridional da América do Sul, em países como Argentina e Uruguai, e, ainda, nos estados da região Sul do Brasil. Em razão da origem da sua localização, ciclones extratropicais têm o potencial de provocar mudanças significativas no tempo, especialmente nos estados brasileiros de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e em parte do território de São Paulo.

São aspectos característicos dos ciclones extratropicais o registro de volumes elevados de precipitações e a ocorrência de ventos com acentuada velocidade. No Brasil, esses eventos causam recorrentemente desastres naturais diversos na porção mais meridional do território do país, como inundações, deslizamentos e danos à infraestrutura local. O grau de impacto ambiental e econômico de um ciclone extratropical varia conforme as suas características físicas, com destaque para a ação das chuvas e dos ventos.

No Brasil, os ciclones extratropicais são motivo de preocupação para a sociedade civil, especialmente em razão dos inúmeros danos causados às estruturas urbanas e rurais. A ausência de um planejamento urbano adequado e a alteração da paisagem natural contribuem para a intensificação dos danos causados pelos ciclones extratropicais. O último grande ciclone extratropical registrado no Brasil ocorreu em 2023. Ele deixou diversos prejuízos, além de mortos e feridos, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Créditos de imagem

[1] NASA Earth Observatory / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Dutch_Photos / Shutterstock

Fontes

CNN BRASIL. Ciclone extratropical: conheça o fenômeno que provocou destruições no sul do Brasil. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ciclone-extratropical-conheca-o-fenomeno-que-provocou-destruicoes-no-sul-do-brasil/.

GRANCHI, G. Ciclone extratropical: o que é o fenômeno que causa chuvas e ventania em parte do Brasil. BBC News Brasil, 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c80d52x27p1o.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. O que é um ciclone extratropical? Fenômeno está provocando fortes tempestades no Sul do Brasil. National Geographic Brasil, 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2023/06/o-que-e-um-ciclone-extratropical-fenomeno-esta-provocando-fortes-tempestades-no-sul-do-brasil.

REBOITA, M. S.; MARRAFON, V. H. Ciclones Extratropicais: o que são, climatologia e impactos no Brasil. Terræ Didatica, v. 17, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8666028.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Ciclone
Aprenda mais sobre o ciclone. Descubra quais as diferenças entre ciclone e anticiclone, os principais tipos de ciclone e a relação entre ciclone, tornado e furacão.
Climas do Brasil
Acesse o artigo e conheça os climas do Brasil. Saiba as principais características de cada um dos climas presentes no país. Veja como eles se distribuem no mapa.
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Diferença entre ciclone, tornado, furacão e tufão
Você sabe diferenciar ciclone, tornado, furacão e tufão? Confira as especificidades de cada um desses fenômenos atmosféricos.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil?
Descubra por que é tão difícil o Brasil ser atingido por um furacão. Saiba quais são os principais fatores que levam à ocorrência desse fenômeno meteorológico.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.